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Avaliação – Volkswagen Taos 1.4 250 TSI Comfortline (Aut) 2022

Plataforma MQB é a mais moderna do Grupo Volkswagen no mundo e permite maior espaço interno e maior porta-malas do segmento (498 l)

Por Marcus Lauria (texto e fotos)

Enfim consegui avaliar aqui no Rio de Janeiro o tão esperado Volkswagen Taos, o novo SUV médio da marca alemã foi feito sob a moderna plataforma MQB. Fabricado no complexo industrial de Pacheco, na Argentina, o Taos desembarcou nas concessionárias de todo o Brasil em junho deste ano em duas versões: Comfortline e Highline. A marca nos cedeu por alguns dias a versão de entrada Comfortline equipada com o motor 250 TSI e câmbio automático de seis marchas.

CONFIRA NOSSO VÍDEO: https://youtu.be/eiZSsAEBtO8

Totalmente novo, mas seguindo as características da marca, o Taos possui dimensões proporcionais, com distância entre os eixos longa e balanços dianteiro e traseiro, curtos. Destaque para a ‘coluna A’ com um desenho extremamente ‘rápido’ e a linha de cintura elevada. As rodas de liga leve de 18 polegadas, de série em todas as versões, completam o visual do modelo.

Quando visto de frente o Taos revela faróis full-LED com um desenho refinado e com sistema IQ. Light. Deles nasce o DRL (Daytime Running Light), filetes em LED que cortam a grade frontal com elegância e se fundem com o novo logo da marca. Trata-se da nova identidade visual da Volkswagen em todo o mundo, que estreou na família de carros elétricos ID. na Europa. Complementam o visual o capô vincado e bem horizontal, a frente extremamente vertical e o para-choque com linhas marcantes, especialmente o acabamento em preto brilhante em formato de “X”.

Já na traseira, o para-choque segue as linhas do SUV em conjunto com as lanternas que tem traços que acompanham perfeitamente o grafismo dos faróis. O nome Taos vem fixado na base da tampa do porta-malas e, mais à direita, o emblema 250 TSI -referência ao torque de 250 Nm. Visto de longa ele lembra muito seu “irmão” mais velho, o Tiguan.

Por dentro o espaço é generoso para todos os ocupantes, que segundo a marca é o maior da categoria. O SUV tem 4.461 mm de comprimento, sendo 2.680 mm de entre-eixos, 1.626 mm de altura e 1.841 mm de largura. Desta forma pessoas altas viajam com conforto no banco traseiro, sem enfrentar problemas com joelhos raspando no banco dianteiro ou cabeça encostando no teto. Existe muito plástico, mas de boa qualidade e em alguns lugares um pouco duro, os bancos são macios e agradáveis para dirigir, para quem vai atrás o conforto é destaque e cabem três adultos com folga.

Já o porta-malas do Taos também é o maior quando comparado com os seus concorrentes diretos, são 498 litros, o suficiente para uma família de quatro pessoas. Os bancos traseiros ainda podem ser rebatidos, ampliando significativamente a capacidade de carga e permitindo o transporte de objetos grandes, como bicicletas ou pranchas de surfe.

Continuando no interior, o Taos Comfortline oferece um acabamento mediano se comparado com outros modelos do segmento. É possível encontra material soft touch e couro revestindo portas e painel frontal, mas também existe plástico duro em algumas partes das portas e painel. O banco de tecido da versão avaliado é macio e de boa qualidade. O volante multifuncional com novo design, que estreou aqui no Brasil com o Nivus, tem boa empunhadura e é do tamanho ideal para dirigir. Além da “Ilha digital”, que envolve o motorista, formada pelo painel de instrumentos Active Info Display com uma tela de 10,25 polegadas e pela central de infotainment VW Play, que utiliza uma tela gigante de 10,1″ polegadas, de altíssima definição.

O interior ainda é cheio de novidades, como o Ambient Light, sistema de luzes em LED que permite aos ocupantes escolher a cor da iluminação interna. São 10 cores à disposição. Além de decorar o painel frontal e invadir as portas dianteiras, a tonalidade escolhida também se estende ao painel de instrumentos.

Seguindo o foco da segurança, o Taos tem como uma das principais novidades a Frenagem Autônoma de Emergência, conhecida pela sigla AEB (Autonomous Emergency Brake), e que traz ainda a função de detecção de pedestres. Por meio de radares frontais, o sistema, ao identificar o iminente risco de atropelamento, dispara um alerta sonoro e visual no painel de instrumentos, e inicia imediatamente a frenagem do veículo, com o objetivo de evitar a colisão, a uma velocidade de até 50 km/h.

Outro recurso encontrado é o ACC (Adaptive Cruise Control), ou Controle Adaptativo de Cruzeiro, com função Stop&Go, que faz o Volkswagen parar completamente de maneira automática, caso o veículo à frente pare, e o coloca em movimento no momento em que o carro adiante volte a se mover, em um intervalo de até três segundos.

Frenagem automática pós-colisão (Post Collision Brake), alerta de fadiga, detecção de veículo no ponto cego, alerta de tráfego traseiro cruzado com frenagem de emergência para manobras, seis airbags (dois frontais, dois laterais e dois do tipo cortina), controles de tração (ASR) e estabilidade (ESC), auxílio de partida em rampa e XDS+ (sistema de bloqueio eletrônico do diferencial) completam a recheada lista de recursos eletrônicos do Taos.

Ainda por dentro está lá o já tradicional na linha VW o cluster 100% digital. A versão avaliada Comfortline vem com uma tela de 8 polegadas de alta resolução (na Highline o Active Info Display e a tela de 10,25 polegadas são o destaque). O modelo é equipado com a central de infotainment VW Play. Junto com a chegada do Taos às concessionárias, o VW Play traz novos aplicativos para download na loja virtual VW Play Apps. São eles: PlayKids, Skeelo, Get In, MobiMax E Spotify. Todos os aplicativos podem ser armazenados nos 10 GB de memória da própria central de infotainment.

Sob o capô está o já conhecido motor 250 TSI Total Flex, que também equipa o T‑Cross, Jetta e a linha GTS. Com quatro cilindros, sistema de injeção direta de combustível e turbocompressor, este propulsor entrega 150 cv de potência a 5.000 rpm e torque de 25,5 kgfm já a partir de 1.500 rpm, com etanol e/ou gasolina, proporcionando acelerações instigantes e retomadas seguras. Para se ter uma ideia, a aceleração de 0 a 100 km/h ocorre em somente 9,3 segundos. A velocidade máxima é de 194 km/h. O motor deixa o Taos bem divertido de guiar, são acelerações intensas e progressivas com muita agilidade. Ultrapassagens são feitas com tranquilidade assim como subidas de serras. Qualquer toque mais forte no acelerador do Taos o motorista tem a sensação de estar em um carro mais potente do que aparenta.

Em conjunto está a ótima transmissão automática de seis marchas com engates rápidos, suaves e precisos, configuração já tradicional e muito elogiada nos modelos da marca alemã. O Taos pesa apenas 1.420 kg, garantindo ao SUV a melhor relação peso/torque do segmento.

 

Para ajudar ainda mais o motorista, o SUV da VW tem os shift paddles (de série em todas as versões), possibilitando uma condução mais esportiva, e o seletor de perfil de condução, que permite ao motorista, por meio da tela do VW Play, escolher entre quatro ‘personalidades’ do carro: ECO, Normal, Sport e Individual.

Para o conforto de todos a bordo o Taos oferece uma suspensão independente nas quatro rodas, sendo tipo McPherson na dianteira e multilink, na traseira. Conferindo uma ótima excelente dirigibilidade, com comportamento neutro e conforto e segurança, transmitindo segurança nas ruas e estradas brasileiras

O Taos é um carro que chega bem equipado desde a configuração de entrada, Comfortline. Entre os itens de série, destaque para o ar-condicionado Climatronic dual-zone com saídas de ar para os passageiros do banco traseiro, câmera de ré, carregador de smartphone por indução, direção elétrica, controlador automático de velocidade (Piloto Automático), sensores de chuva e crepuscular, sistema KESSY, volante multifuncional com shift paddle, painel de instrumentos digital com tela de 8 polegadas, central de infotainment VW Play, entre muitos outros.

Dois pacotes de opcionais são ofertados para esta versão: Pacote Conforto – bancos revestidos de couro; bancos dianteiros com sistema de aquecimento; e banco do motorista com ajustes elétricos e ajuste lombar; Pacote Segurança – AEB (Frenagem Autônoma de Emergência) com Detecção de Pedestres e ACC (Controle Adaptativo de Cruzeiro).

Para a Comfortline estão à disposição as cores Preto Mystic, Branco Puro, Prata Pyrit e Cinza Indium. Já a Highline ganha mais duas tonalidades incríveis e exclusivas: Azul Atlantic e Mohave Bege. O modelo avaliado custa a partir de R$ 159.190,00.

*FICHA TÉCNICA:

Mecânica

Motorização 1.4

Combustível             Álcool            Gasolina

Potência (cv)            150     150

Torque (kgf.m)         25,5    25,5

Velocidade Máxima (km/h)           194     198

Tempo 0-100 (s)      9,3

Câmbio          automática com modo manual de 6 marchas

Tração           dianteira

Direção          elétrica

Suspensão dianteira          Suspensão tipo McPherson e dianteira com barra estabilizadora, roda tipo independente e molas helicoidal.

Suspensão traseira            Suspensão tipo multibraço, roda tipo independente e molas helicoidal.

Dimensões

Altura (mm)   1.635

Largura (mm)           1.841

Comprimento (mm)             4.465

Peso (Kg)      1.420

Tanque (L)    52

Entre-eixos (mm)     2.690

Porta-Malas (L)        498

Ocupantes    5

*Dados do fabricante

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