MotosNotícias

Sobre capacetes: tem que escolher certo

Sobre capacetes tem que escolher certo

Tem gente que parece que esquece o quanto o capacete faz diferença na proteção do motociclista. Escolher um capacete pode ser uma tarefa bem complicada, principalmente para quem não entende muito do assunto, os motociclistas iniciantes.

Você sabia que a maioria das lesões graves causadas em acidentes de moto ocorrem na cabeça? Pois bem, é justamente por isso que escolher certo seu capacete, é tão importante.

Para se escolher um bom capacete, a primeira coisa a se levar em conta é o uso que você dará pra ele. Se será nas cidades, na estrada, para esportes no asfalto ou esportes na terra.

Capacetes para uso na cidade e na estrada

            Basicamente, são três tipos de capacete: integral, aberto ou escamoteável. O integral é que oferece mais segurança, por ser totalmente fechado, enquanto o aberto e o escamoteável dão mais liberdade, mas não tanta segurança como no fechado. Não é proibido utilizar capacetes abertos ao pilotar na estrada. Mas pense bem, lembre-se que com eles, sua cabeça não fica completamente protegida, o resultado pode não ser nada legal em caso de acidentes. E, vale lembrar também que o rosto acaba ficando exposto à insetos e objetos estranhos que podem atrapalhar a direção.

Sobre capacetes tem que escolher certo2

Sobre capacetes tem que escolher certo4

Capacetes para esportes on-road (no asfalto)

Para competições no asfalto, utiliza-se os capacetes fechados. O importante nesse caso, é buscar modelos mais leves e mais resistentes. Os capacetes feitos de fibra são mais fortes e podem aguentar mais de uma queda, mas os feitos de plástico não, devem ser imediatamente descartados após uma queda (mesmo se for na cidade). Outra diferença que faz os capacetes de fibra serem mais resistentes é que eles absorvem melhor o impacto. Quando um capacete de plástico bate no chão, ele acaba quicando no asfalto, os de fibra “amortecem melhor esse impacto.

Sobre capacetes tem que escolher certo5

Capacetes para esportes off-road (na terra)

Para quem pilota na terra, também vale prezar muito pela segurança, como no caso dos esportes de asfalto, pois as chances de cair são muito maiores que ao pilotar na cidade ou na estrada. Para esportes como motocross, trilha e enduro, o indicado é usar capacetes específicos para essas práticas.

Sobre capacetes tem que escolher certo6

Sobre capacetes tem que escolher certo7

Ele possui uma espécie de aba frontal que protege contra pedras e adversidades, a queixeira também é elevada para frente para ajudar a absorver o impacto no caso de o piloto cair com o rosto no chão, o que é muito comum nesses esportes. Essa queixeira também ajuda a dar mais ventilação. Outra característica dos capacetes off-road, é que eles não possuem viseira, sendo necessário usar um óculos específico que é encaixado no próprio capacete.

Algumas dicas gerais

É bom lembrar que algumas dicas valem pra toda escolha. Fique atento!

  • Capacete tem tamanho, e escolher um capacete muito largo ou muito apertado pode gerar desconforto ou até mesmo agravar lesões. Para medir, você pode utilizar a escala seguinte: Entre 53cm-54cm: XS, Entre 55cm-56cm: S, Entre 57cm-58cm: M, Entre 59cm-60cm: L, Entre 61cm-62cm: XL, Entre 63cm-64cm: XXL. Para medir, basta passar uma fita métrica passando pela ponta da orelha e pela sobrancelha. Vale lembrar também que os capacetes costumam alargar um pouco com o uso.
  • Na hora de comprar o capacete lembre também de buscar marcas de confiança e com as devidas certificações, pois o barato pode acabar saindo caro.
Etiquetas
Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo