Notícias

5 cuidados que você precisa ter com o motor do seu carro

Motor

Uma das maiores preocupações de quem compra um carro novo é quanto à saúde do carro, afinal, todo e qualquer cuidado é capaz de garantir e prolongar a durabilidade do veículo. Para evitar o desgaste, um dos itens que merece mais atenção é o motor, que funciona como uma espécie de coração do carro.

Abaixo, selecionamos 5 cuidados que você precisa ter para que o seu motor não pare antes da hora. Confira!

Cuidado com as trocas de óleo

Responsável pela limpeza, refrigeração e lubrificação do motor, o óleo é fundamental para o funcionamento do mesmo. O ideal é que as trocas sejam feitas entre 10.000 e 15.000 km.

As montadoras investem cada vez mais em motores econômicos, como o novo Citroën C3 que será lançado em junho promete o motor mais econômico, mas ainda sim existem muitos modelos que consomem mais, a recomendação para ambos os casos é que o proprietário consulte o manual ou converse com o mecânico de sua concessionária. É importante que o nível de óleo seja verificado, no mínimo, com uma frequência quinzenal, quando o motor estiver frio. Durante a conferência do nível, vale observar também as condições do filtro.

Atenção na hora de abastecer

Sempre encha o tanque do seu carro em postos confiáveis e com combustível de qualidade. O que muda entre a gasolina comum e as chamadas Premium, indicadas para motores mais potentes, é a octanagem, ou seja, a capacidade energética que é capaz de melhorar a potência do motor. A diferença das gasolinas aditivadas está na espécie de detergente presente no combustível que ajuda na limpeza dos bicos injetores e dificulta a perda de potência ao longo do tempo.

Manutenção periódica das peças que compõem o motor

Para a durabilidade do carro, é fundamental estar atento aos prazos indicados pelo fabricante para a troca de componentes como velas, filtro de combustível, filtro de ar e bicos injetores. Essa manutenção não apenas ajuda no bom funcionamento do veículo, mas também contribui para um consumo menor de combustível.

Além de manter o sistema de arrefecimento sempre com o nível de água adequado, não se esqueça de usar aditivos próprios para compor o líquido de arrefecimento, o que, consequentemente, acaba ajudando na conservação dos componentes.

Motor superaquecido: não dirija

Esse é um erro muito comum e pode causar danos irreparáveis ao veículo. Se o motor estiver superaquecido, pare o carro em um local seguro, abra o capô e espere o propulsor esfriar para verificar o nível de água no reservatório., sempre tomando muito cuidado para não se queimar. Caso o nível de água esteja baixo, complete.

Troca de marchas correta

Caso o seu carro seja manual, é imprescindível fazer a troca de marchas da maneira correta, evitando aquele barulhão da esticada na hora de cambiar. Procure realizar a conversão suavemente. Caso você tenha dúvida quanto à isso, os manuais dos carros fornecem a velocidade correta para a troca.

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo