CarrosNotícias

46 Km com um litro de combustível ?

Foto: Divulgação

Com a marca de 46,24 km/l de Diesel, alcançada na Maratona anual americana – ALD Automotive/Shell FuelSave MPG Marathon, o Ford Fiesta, conduzido pelos ex-pilotos de rally Andrew Marriott e Andy Dawson, venceu a competição. Equipado com motor Econetic 1.6 TDCi, o veículo percorreu a distância de 595 quilômetros com um resultado quase inimaginável.

Enquanto, por aqui, qualquer carro precisa suar a camisa para míseros 10 km/litro de gasolina, o resultado da prova nos Estados Unidos chega mesmo a surpreender. A Ford informou que a tecnologia Start/Stop, as relações de transmissão adaptadas, as melhorias de calibração e o carregamento regenerativo inteligente foram alguns dos recursos que contribuíram para o feito, além, é claro, da competência do motor Econetic.

Mas, as publicações americanas não informam se a maratona foi em estrada ou em trânsito urbano (onde o Start/Stop é significativo), ou foi utilizado um circuito fechado, em que condições de tempo, se os quase 600 quilômetros eram só em declive ou se o Diesel da Shell fez milagres, qual foi a velocidade média dos veículos participantes e se foram uma ou duas pessoas por veículo, para um resultado tão expressivo.

Para o mercado da América do Norte, o consumo oficial do Ford Fiesta Econetic é de 36,39 km/l. Para o mercado brasileiro, agora sob o novo regime automotivo, que exige níveis de consumo de combustível mais econômicos, será que um dia, teremos veículos que rodem 20 km/l de gasolina, em condições normais de uso ?

Antes, porém, precisamos dar os parabéns à Shell,  melhorar o piso rodante do país, desenvolver um fantástico Econetic, cheio de tecnologia e, ainda, baixar o preço do veículo. Será que vai dar certo?

Fonte: Ford para Todos

Etiquetas
Mostrar mais

Artigos relacionados

Um Comentário

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo