CarrosNotícias

Toyota realiza revitalização da fábrica de São Bernardo do Campo (SP)

Fotos: Divulgação

A Toyota realizou nesta segunda-feira (23) a cerimônia que celebra a conclusão da fase inicial do projeto de revitalização da planta de São Bernardo do Campo (SP), a primeira fábrica da montadora fora do Japão, com início das operações em 1962.

Batizado “São Bernardo Reborn”, o projeto contempla diversas ações. Entre elas está a implantação do terceiro turno no setor de forjaria, que passará a produzir peças para abastecer a futura planta da Toyota em Porto Feliz (SP), com previsão de inauguração no primeiro semestre de 2016, e onde serão fabricados os motores 1.3L e 1.5L do Etios.

A fase inicial do “São Bernardo Reborn” marca ainda a oficialização da transferência da sede administrativa da Toyota de São Paulo para o ABC paulista. Estiveram presentes na celebração o governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, o prefeito de São Bernardo do Campo, Luiz Marinho, e o presidente do sindicato dos metalúrgicos do ABC, Rafael Marques.  O investimento nesta etapa do projeto foi de aproximadamente R$ 19 milhões.

A Toyota vai expandir a produção de bielas e virabrequins em sua forjaria de São Bernardo do Campo, para atender a fábrica de Porto Feliz, que será responsável pela fabricação dos motores 1.3L e 1.5L do Etios, a partir do primeiro semestre de 2016.

Atualmente a forjaria de São Bernardo do Campo exporta bielas e virabrequins para as fábricas da Toyota nos Estados Unidos, que montam os modelos Corolla e Camry. São produzidos atualmente cerca de 3,9 milhões de unidades de bielas e mais 700 mil virabrequins por ano. Com a implantação do terceiro turno e o consequente abastecimento a Porto Feliz, os acréscimos de produção para cada componente será na ordem de 10% e 14%, respectivamente.

Durante a cerimônia desta segunda-feira, a Toyota também celebra um compromisso assinado com o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC e com os trabalhadores da planta de São Bernardo, onde todas as partes se empenharão em aprimorar os processos produtivos da empresa, aumentando, dessa maneira, a competitividade da Toyota perante a indústria automotiva nacional e global.

“Dessa forma, a Toyota quer fazer valer um de seus principais valores que é a contribuição contínua para o desenvolvimento da economia e da sociedade dos países onde a empresa atua”, afirma Steve St. Angelo, CEO para a América Latina e Caribe e Chairman da Toyota do Brasil.

Em fevereiro deste ano, a Toyota finalizou a transferência de sua equipe comercial e do corpo executivo para as novas instalações dentro da unidade o ABC paulista. Ao todo, mais de 170 colaboradores se uniram aos 1.375 integrantes da planta.

“Começamos uma nova história em São Bernardo do Campo, com todas as funções concentradas nesta que é a nova sede da Toyota do Brasil. Desta forma, vamos melhorar a comunicação entre as áreas, tomando decisões mais rápidas e ampliando a sinergia entre as equipes, como uma única família”, disse Koji Kondo, presidente da Toyota do Brasil.

Fonte: Toyota do Brasil Ltda – Relações Públicas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo