CarrosNotícias

150 anos de Henry Ford são comemorados em grande estilo

Fotos: Divulgação

No próximo dia 30 de julho, completar-se-ão 150 anos do nascimento de Henry Ford, o fundador da montadora que leva seu nome. Para comemorar a data, estão sendo realizados vários eventos na cidade de Dearbon, no Michigan (EUA), cidade natal de Ford.  Entre os eventos previstos podem-se listar uma exposição de veículos históricos, shows de música e dança e uma feira de produtos agrícolas e artesanato, sendo estes uma paixão de Ford.

Henry Ford possui uma história intimamente ligada aos motores, desde a inância quando seu pai o levava para a conhecer novas tecnologias na cidade, até tornar-se engenheiro-chefe de uma companhia de iluminação. Seu primeiro protótipo de carro foi o Quadriciclo, que alavancou a criação da Detroit Automobile Company, em 1899.

Com o infortúnio de sua primeira montadora automobilística, Ford não desistiu e criou, logo em seguida, a Henry Ford Company, aonde foram desenvolvidos os modelos de competição Arrow e 999. Com o sucesso dos carros nas pistas, a sociedade com Y. Malcomson permitiu o desenvolvimento da Ford Motor Company.

Criado em outubro de 1908, o Ford Modelo T foi um sucesso no tocante às vendas, graças à sua produção aprimorada que permitiu um preço mais baixo ao consumidor, totalizando 15 milhões de unidades vendidas. Em 1913 era inaugurada uma linha de montagem para automóveis, baixando ainda mais o custo de produção e aumentando a produtividade.

Henry Ford aposentou-se em 1919, dando lugar ao filho Edsel. Este veio a falecer aos 49 anos, fazendo com que Henry voltasse à presidência da Ford até 1945, quando deixou o cargo aos 82 anos, deixando o cargo para seu neto mais velho. Henry ford veio a falecer em 7 de abril de 1947.

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo