Avaliação – Jeep Compass 2.0 Hurricane Blackhawk 4WD (Aut) 2025
Versão inédita Blackhawk marca a estreia da linha esportiva Jeep no país
Por Marcus Lauria (texto e fotos)
Aproveitei o pequeno período de férias que tirei esse ano para testar o potente e divertido Jeep Compass 2.0 Hurricane Blackhawk por uma semana. O carro foi retirado na Concessionária Tramonto, em Porto Alegre pelo amigo do setor Eduardo Seger (ED Motors) e nos foi entregue no aeroporto Salgado Filho, que voltou a funcionar naquela semana após as trágicas enchentes. Dali parti para a cidade de Gramado (RS) com mais cinco pessoas, sendo três adultos e duas crianças de seis anos, fora as malas.
A distância do Aeroporto Salgado Filho para Gramado é 112 km e demora aproximadamente 1h 44m de viagem dependendo do fluxo de carros e caminhões na estrada. Foi mais ou menos o que percorri, com uma breve parada em Novo Hamburgo para tomar um café e alguns pedágios pelo caminho. Nesse percurso até o apartamento que ficamos o consumo foi de 8,1 Km/l. Nada mal para um motor que desenvolve 272 cv de potência. Foram 400 km rodados durante seis dias com uma média de 8,7 Km/l chegando em 9,2 Km/l em alguns períodos e um tanque de gasolina gasto.
Agora vou dar uma atenção maior para a mais recente versão do SUV da Jeep que testei durante esse período de férias. Trata-se da versão topo de linha Blackhawk que tem sob o capô nada menos que o desejado motor Hurricane 2.0 turbo de 272 cv e 400 Nm (40,1 kgfm) de torque gerados pelo propulsor 2 litros de quatro cilindros em linha a gasolina, que permite ao modelo acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 6,3 segundos e a velocidade máxima é 228 km/h.
O motor Hurricane é todo feito de alumínio e conta com injeção direta e duplo comando variável de válvulas, além de turbocompressor twin-scroll de baixa inércia, válvula de alívio eletrônica e recirculação refrigerada dos gases de escapamento. O propulsor despeja potência e torque para deixar o motorista bem à vontade para “brincar” nas ruas e estradas. São retomadas e ultrapassagens feitas com tranquilidade ao primeiro toque no acelerador, gerando confiança ao condutor e segurança para todos á bordo. Realmente algo que impressiona para quem nunca dirigiu um SUV esportivo.
O novo powertrain chega acompanhado de um câmbio automático de nove velocidades e da Tração 4×4 Jeep Active Drive Low, sistema que dispõe de seletor de terrenos, de eixo traseiro totalmente desconectável e do Power Transfer Unit (PTU) – para máxima eficiência de combustível e engates instantâneos quando a performance 4×4 é necessária. Além disso, foram realizados ajustes de suspensão especialmente para essa motorização, para garantir um desempenho incomparável e a máxima capacidade em qualquer tipo de situação fora de estrada.
Outra novidade importante é que a linha 2025 do SUV médio da Jeep passa a oferecer ADAS nível 2 com a adição do ADA (Assistente ativo de direção). É a combinação do uso do Lane Centering e do ACC. Essa combinação permite que o carro faça curvas de forma autônoma em vias sinalizadas enquanto mantém a velocidade pré-definida. Além dessa novidade, desenvolvida localmente pelas equipes de engenharia, todos os demais recursos ADAS que já eram oferecidos aos clientes foram recalibrados, considerando sempre as condições de rodagem nas ruas e estradas brasileiras.
Por falar em disponibilidade de recursos, cabe mencionar que a linha 2025 está muito bem recheada: há, por exemplo, sistema de áudio Premium Beats, plataforma de serviços conectados Adventure Intelligence Plus com Alexa in-vehicle, porta-malas automático com sensor de presença e bancos elétricos para motorista e passageiro, entre muitos outros.
Estes recursos, entretanto, representam apenas uma parte dos sistemas de segurança do Jeep Compass. A lista é ainda mais vasta, incluindo até 7 airbags, sistema de detecção da pressão dos pneus, TC (Controle de Tração), PBA (Panic Brake Assist), HSA (Assistente de partida em aclives), DST (Dynamic Steering Torque), ERM (Sistema Eletrônico Anticapotamento, TSC (Trailer Sway Control), ABS (Anti- lock Braking System) e ESC (Controle eletrônico de estabilidade), entre outros.
O sistema de tração conta, ainda, com um seletor de terrenos pelo qual o condutor tem à disposição os modos: Auto/Standard – detecta automaticamente a necessidade de acionamento da tração 4×4; Snow – para utilização em terrenos de baixa aderência, como por exemplo grama molhada. Quando selecionado, esse modo permite arranque em 2ª marcha; Modo 4×4 Full Time para minimizar a tendência em sair de traseira e maximizar a tração, dividindo-a igualmente entre os eixos dianteiro e traseiro; Controle do torque eletronicamente. Sand/Mud – apresenta calibração do acelerador otimizada para a performance em areia e lama. Permite: Trocas de marchas em rotações mais altas e Modo 4×4 Full Time para maximizar a tração reduzida e possibilitar maior deslizamento das rodas.
Seu sistema de suspensão é independente nas quatro rodas. Essa suspensão faz com que as rodas operem de forma independente, proporcionando maior estabilidade. Sua principal vantagem é o fato de permitir grande controle das forças que atuam nas rodas no sentido longitudinal (acelerações e freadas), vertical (desnivelamentos do piso) e na rolagem da carroceria (curvas). O resultado não pode ser visto, e sim sentido – especialmente pelos passageiros acomodados no banco de trás, que experimentam um rodar extremamente confortável. E tudo isso foi desenvolvido pelas equipes de engenharia com base nas características de rodagem do nosso país.
A linha 2025 ganhou retoques no exterior, como nova grade dianteira, novas rodas com desenhos exclusivos com opções de 18” e 19” com tecnologia Seal Inside e, ainda, maior disponibilidade do “painted lowers”, a pintura das partes plásticas da carroceria que já tinha sido oferecido no Série S. Posicionada no topo da gama, a versão Blackhawk recebe o novo motor e traz elementos exclusivos de design. Para começar, ela se diferencia por apresentar tratamento escurecido em diversos pontos, como grade frontal, logotipos e rodas – que, aliás, são de 19 polegadas em liga leve, e as únicas a contar com pinças de freio na cor vermelha, entregando uma dose extra de esportividade ao visual.
Aqui, para-lamas e saias laterais são na cor da carroceria, também reforçando o caráter esportivo da versão. O conceito escurecido é replicado no interior do veículo, que traz revestimento do teto na cor preta. Com exclusivo acabamento em couro e suede, os bancos ainda são elétricos, tanto para motorista como passageiro, o que reflete em mais praticidade ao dirigir, e mais conforto para quem vai de carona.
E há exclusividade também entre as funcionalidades: o porta-malas tem abertura e fechamento eletrônicos e possui sensor de presença, um recurso extremamente útil nas mais variadas situações do dia a dia em que o usuário está com as mãos carregadas. Com ele, basta movimentar o pé por baixo do para-choque traseiro para que o sensor detecte a presença e acione o sistema de abertura ou fechamento de forma automática. O recurso batizado de “performance pages” é mais um particular desta versão. Por meio dele o condutor tem acesso a uma série de dados da pista direto na tela do painel digital, como Força G, pressão na turbina, percentual de utilização da potência e torque, velocímetro (digital ou analógico) e conta-giros do motor.
Atualmente são sete versões oferecidas ao consumidor: Jeep Compass Sport (R$ 179.990) e Longitude (R$ 196.990) (equipados com motor T270 Turbo Flex), Jeep Compass Limited (R$ 216.990 / R$ 249.990) (motor T270 ou TD350 Turbo Diesel), Jeep Compass Série S (R$ 236.990) (motor T270), Jeep Compass Overland (R$ 266.990) (motor Hurricane), Jeep Compass Blackhawk (R$ 279.990) (motor Hurricane).
É possível, ainda, conferir o céu a partir de uma vista pra lá de privilegiada por meio do teto solar Command View, elétrico e panorâmico, que é item de série nas versões S e Blackhawk, e opcional para todas as demais. O acabamento interno premium e sofisticado, que também está entre os destaques de toda a linha Compass, traz a esportividade como adjetivo adicional nas versões Série S, Overland e Blackhawk, graças à adoção de um revestimento escurecido.
Por falar em interior, por que não tornar a experiência a bordo ainda mais gostosa e relaxante com um sistema de áudio de alta qualidade? Com 8 alto-falantes e subwoofer, o sistema Premium Beats entrega aos ocupantes a possibilidade de se desligar do barulho externo e se transportar para um ambiente único, muito potente e personalizado. E ele estará disponível em praticamente todas as versões na linha 2025.
Os detalhes em termos de conteúdo fazem muita diferença, e neste quesito, mais uma vez, o Compass não precisa de grandes esforços para agradar, já que seu pacote é naturalmente bem recheado, tecnológico e moderno. Confira alguns bons exemplos: Quadro de instrumentos 10,25” Full Digital e HD: de série a partir da versão Longitude, é totalmente digital e permite diversas possibilidades de personalização, inclusive do estilo do menu. Central multimídia de 10,1” com Adventure Intelligence Plus: tela Full HD com navegação embarcada de série e presença da Adventure Intelligence, a plataforma de serviços conectados da Jeep. Espelhamento sem fio para Android Auto e Apple Carplay: não é necessário o uso de fios para espelhar seu celular na central multimídia, independentemente do tipo de smartphone. Também de série em toda as versões.
Além de Carregador de celular sem fio: é possível carregar o smartphone, basta apoiá-lo na área indicada do console central e o procedimento é feito por indução (é necessário apenas que o aparelho seja compatível com essa tecnologia) e Adventure Intelligence Plus: plataforma de serviços conectados oferecido pela Jeep, que transforma os SUVs da marca em um produto totalmente conectado. A linha 2025 do Compass traz outra novidade: garantia de 5 anos de fábrica e assistência 24h em todo território nacional. E isso não é tudo, todas as unidades de Compass a partir de MY22 que ainda estejam em período de garantia e com as revisões em dia, passam a contar com a “Garantia Ampliada Jeep” por mais dois anos, de acordo com os critérios do programa, totalizando também os 5 anos. Por exemplo, um cliente com um Compass MY22, que estaria com a sua garantia de 3 anos terminando esse ano, poderá ter mais 2 anos de garantia adicional, de acordo com os critérios do programa. Mais detalhes sobre a “Garantia Ampliada Jeep” estarão disponíveis no site da Jeep (www.jeep.com.br) a partir do dia 18 de abril. E o pacote de revisões do Jeep Compass segue o modelo atual, com revisões a cada 12 mil KM ou 12 meses para os modelos com motores T270 e Hurricane e 20 mil KM ou 12 meses para o motor TD350.
A blindagem certificada by Jeep é mais uma novidade. Um serviço disponível para o Brasil inteiro, que mantém a garantia de 5 anos do modelo. Esse processo de blindagem nível lll-A foi certificado de maneira que a blindagem não interfira nas características funcionais do produto. Mesmo os Jeep Compass seminovos que ainda estiverem com a garantia ativa, podem realizar a blindagem com a empresa homologada, mantendo assim 100% sua garantia. No caso dos seminovos, eles devem passar por uma avaliação prévia em uma concessionária Jeep, antes de ser encaminhado para o processo de blindagem na empresa homologada. O Jeep Compass Blackhawk trás todos os itens da versão Overland mais: Banco elétrico para o passageiro; Design escurecido; Detecção de tráfego cruzado traseiro; Monitoramento de Pontos Cegos; Park Assist + sensor dianteiro; Performance Pages; Porta-malas automático com sensor de presença; Rodas de 19” esportivas e com pinças de freio vermelhas e Teto solar panorâmico.
*FICHA TÉCNICA:
Mecânica
Motorização 2.0
Combustível Gasolina
Potência (cv) 272
Torque (kgf.m) 40,8
Velocidade Máxima (km/h) 228
Tempo 0-100 (s) 6,3
Consumo cidade (km/l) 8,3
Consumo estrada (km/l) 11
Câmbio automática com modo manual de 9 marchas
Tração 4×4
Direção elétrica
Suspensão dianteira Suspensão tipo McPherson e dianteira com barra estabilizadora, roda tipo independente e molas helicoidal.
Suspensão traseira Suspensão tipo McPherson e traseira com barra estabilizadora, roda tipo independente e molas helicoidal.
Dimensões
Altura (mm) 1.640
Largura (mm) 1.819
Comprimento (mm) 4.404
Peso (Kg) 1.706
Tanque (L) 55
Entre-eixos (mm) 2.636
Porta-Malas (L) 476
Ocupantes 5
*Dados do fabricante