Avaliação – Chevrolet TrailBlazer 2.8 CTDI LT 4WD 2025
Versão High Country é novidade, assim como o motor com gerenciamento por inteligência artificial e a transmissão de 8 marchas
Por Marcus Lauria (texto e fotos)
O Chevrolet Trailblazer, assim como a S10 vem evoluindo para melhor desde que mudou de geração, em 2012. As mudanças vão desde a estética passando pela parte mecânica em geral e na parte acústica do SUV. A atualização mais recente é a deste ano, que deixou o TrailBlazer muito mais bonita por fora, um acabamento melhorado e um conjunto mecânico bem acertado.
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A primeira exibição pública do modelo aconteceu na Agrishow. Assim como a picape, a versão topo de linha, a única do catálogo, trocou o nome de Premier para High Country e o preço se manteve em R$ 368.550. A renovação do Trailblazer, que compartilha a estrutura com a S10, levou para o SUV todas as inovações que o fabricante apresentou recentemente para a picape, incluindo a nova geração do motor Duramax 2.8 Turbo Diesel e o conceito de cockpit virtual composto pelo painel digital e a nova central multimídia Chevrolet MyLink.
Fiquei uma semana com um dos SUV mais raiz do mercado e que utiliza a tradicional receita de carroceria sobre chassi, que é a configuração ideal para quem necessita de um veículo realmente todo-terreno. O Novo Trailblazer também conta com uma suspensão do tipo multilink, perfeita para transportar pessoas com a máxima comodidade para quem anda nele.
O time de engenharia da General Motors promoveu uma recalibração nos amortecedores hidráulicos e revisou toda a geometria do conjunto do SUV. As bitolas foram alargadas e o Trailblazer passa a contar com pneus de alto desempenho (GoodYear Wrangler265/60 R18) – um composto de borracha projetado para melhorar o consumo, a estabilidade em curvas e a capacidade de frenagem. Mudanças essas que são percebidas logo no primeiro contato com o SUV, as dirigibilidade melhorou muito, tanto em linha reta como em curvas mais acentuadas.
A direção elétrica progressiva passou também por atualizações e tem novos pontos de fixação, o que reduziu o nível de vibração que chega até o volante e deixou as respostas mais diretas. Isso melhora sensivelmente as percepções do motorista, otimizando a precisão em manobras, independentemente da velocidade, com isso as manobras ficaram mais fáceis e estacionar o grandalhão se tornou uma tarefa simples. Outra vantagem é a coluna telescópica, que permite o ajuste do volante em profundidade, além da regulagem de altura, o que ajuda muito na hora de achar uma boa posição para dirigir.
O conforto também sofreu mudanças para melhor e fica completo com a maior aplicação de materiais tipo soft touch e os novos bancos dianteiros, que utilizam espumas de múltiplas densidades, o que da para perceber logo ao sentar no banco. Quem viaja nos bancos traseiros dispõe de um sistema de ar-condicionado com controle de intensidade e difusores no teto, como em aviões, a criançada adora. E quem anda na frente sente logo a diferença, bancos mais macios e materiais de qualidade por toda a cabine dão um toque de qualidade ao SUV.
A parte central do assento e o encosto também são mais macios, enquanto os apoios laterais adotam compostos mais firmes. Essa combinação garante melhor acomodação tanto em viagens rodoviárias com a família quanto por trilhas radicais. A redução do nível de ruído e de vibração também é marcante. Mérito das placas acústicas adicionais nas portas, nas colunas, no teto e até na parede corta-fogo. Durante o teste de uma semana pude perceber que a acústica foi um dos pontos positivos nas mudanças da TrailBlazer, o silêncio à bordo se destaca e virou até conversa dos que andaram de carona no modelo da Chevrolet.
Outra novidade do Novo Trailblazer é a versão única High Country, que substitui a Premier. Faróis de LED, alerta de ponto cego, alerta de tráfego cruzado traseiro, partida por botão e chave inteligente se somam ao amplo pacote de equipamentos, que inclui: frenagem automática com detecção de pedestres; alerta de colisão frontal; alerta de saída de faixa; alerta de pressão dos pneus; assistente inteligente de frenagem; acendimento automático dos faróis; farol alto com ajuste automático; sensor de estacionamento dianteiro e traseiro; sensor de chuva com ajuste automático de intensidade; câmera de ré de alta resolução; controle eletrônico de oscilação de reboque e banco do motorista com regulagem elétrica.
O visual completamente renovado da dianteira se destaca pela imponência e traços que fazem alusão a utilitários clássicos da Chevrolet. A versão High Country é caracterizada por elementos cromados na nova grade, para-choques, frisos e retrovisores, bem ao estilo norte-americano. Capô, para-lamas, rodas, emblemas e acabamento das lanternas e portas também foram atualizados.
A motorização utilizada na linha 2025 é o premiado Duramax 2.8 Turbo Diesel, de nova geração, que entrega agora 207 cavalos e 52 kgfm. A força máxima passa a estar disponível numa faixa mais ampla, entre 1.600 rpm e 2.400 rpm. Isso garante melhores respostas nas condições de maior utilização do veículo. O propulsor deixa o motorista bem confiante para fazer ultrapassagens mais ousadas ou mesmo dar uma acelerada mais forte. Parece que a receita do motor diesel da Chevrolet tem dado bons resultados e transformando a cada geração uma nova sensação ao volante.
Esse motor trabalha com a nova transmissão automática de oito marchas, que também equipa a Colorado americana, mas com calibração específica para o mercado brasileiro. Na prática, isso se traduz em acelerações lineares, fortes retomadas e trocas de marcha mais suaves. E foi exatemente isso que pude notar com as mudanças feitas na parte mecânica da TrailBlazer durante o teste.
Aceleração de 0 a 100 km/h agora é feita em 9,5s (1s a menos que o modelo anterior), enquanto o consumo de diesel é de 9,2 km/l na cidade e de 11,2 km/l na estrada – até 12% mais eficiente, de acordo com dados do Inmetro. Além disso, o novo SUV da Chevrolet passa a contar com painel digital configurável de 8 polegadas e a última geração do Chevrolet MyLink de 11 polegadas. Ganha ainda carregador por indução, tomada 12V e portas USB dos tipos A e C.
Já o Wi-Fi nativo proporciona sinal até 12 vezes mais estável, em comparação com smartphones, e se conecta com o aplicativo myChevrolet para comandar funções do carro à distância, além de viabilizar atualizações remotas de sistemas eletrônicos do veículo pela internet – tudo isso compõe o mais avançado pacote de conectividade da categoria.
O serviço do OnStar conta com 13 meses de gratuidade do plano Protect & Connect com 20 Gb de franquia mensal para a versão High Country. Vale destacar que a garantia do veículo é de cinco anos. Produzido no Brasil, o Novo Trailblazer é o terceiro lançamento da Chevrolet previsto para o ano, em um total de seis. O modelo está à venda nas concessionárias da marca desde meados de maio.
*FICHA TÉCNICA:
Mecânica
Motorização 2.8
Combustível Diesel
Potência (cv) 207
Torque (kgf.m) 51
Velocidade Máxima (km/h) 180
Tempo 0-100 (s) 10,6
Consumo cidade (km/l) 12,2
Consumo estrada (km/l) 15,1
Câmbio automática com modo manual de 8 marchas
Tração 4×4
Direção hidráulica
Suspensão dianteira Suspensão tipo McPherson e dianteira com barra estabilizadora, roda tipo independente e molas helicoidal.
Suspensão traseira Suspensão tipo multibraço e traseira com barra estabilizadora, roda tipo independente e molas helicoidal.
Freios Quatro freios à disco com dois discos ventilados.
Dimensões
Altura (mm) 1.845
Largura (mm) 1.902
Comprimento (mm) 4.878
Peso (Kg) 2.164
Tanque (L) 76
Entre-eixos (mm) 2.845
Porta-Malas (L) 205
*Dados do fabricante