CarrosNotícias

Salão de Genebra: Volkswagen apresenta o conceito I.D. VIZZION

A partir de 2020, a Volkswagen lançará, em rápida sucessão, novos veículos elétricos com grande autonomia de rodagem e design visionário: a Família I.D. Três modelos I.D. já foram apresentados como carros conceituais: o compacto I.D.; um modelo SUV, o I.D. CROZZ; e uma van/MPV, o I.D. BUZZ. Agora, no Salão Internacional de Genebra (de 8 a 18 de março), a Volkswagen está apresentando o novo destaque automotivo da Família I.D.: o I.D. VIZZION – um sedã classe premium de vanguarda da próxima geração. Ele roda autonomamente e é operado por voz e comando por gestos. Graças à inteligência artificial, ele é capaz de aprender. É um fascinante Volkswagen do amanhã, que vai abrir o portal para o futuro em Genebra.

O I.D. VIZZION transfere o carismático DNA de design dos modelos I.D. – o design da mobilidade elétrica da Volkswagen – para o mundo dos grandes sedãs.  Os modelos alcançam seu status por meio de uma nova e inteligente interpretação de viagem e espaço. O interior móvel – “espaço aberto” – foi totalmente repensado para que o tempo gasto em deslocamentos curtos e longos na vida diária possa ser utilizado com mais produtividade e flexibilidade. Escolher um carro como o I.D. VIZZION expressa uma decisão deliberada de seus usuários – independentemente se ele for usado num esquema de compartilhamento ou como propriedade individual.

A interação com o I.D. VIZZION é feita por meio de realidade aumentada (RA). Uma visão do ano 2030 é proporcionada no sentido de uma conectividade verdadeiramente abrangente. Vem aí um mundo de mobilidade onde quase tudo é concebível e possível. A tecnologia de comunicação do carro avançou para tornar-se um anfitrião, um assistente virtual capaz de aprender e responder enfaticamente. O I.D. VIZZION proporciona uma coisa acima de tudo: maior liberdade pessoal. Isso porque ele é um dispositivo inteligente sobre rodas, que não precisa de condutor e assim torna-se um motorista particular. Ele é conectado de forma tão abrangente que faz parte do mundo digital. Porque ele proporciona aos seus convidados a bordo (não há motorista) a liberdade de relaxar, comunicar-se, trabalhar e determinar na estrada o próximo destino para o I.D. VIZZION. Graças à interação intuitiva entre homem e máquina através da realidade aumentada e óculos de realidade mista recém-desenvolvidos – a HoloLens da Microsoft – assim como controle por linguagem natural, o I.D. VIZZION é projetado para ser totalmente intuitivo e, dessa forma, fácil de ser operado. O maior de todos os modelos Volkswagen I.D. apresentado até agora será um espaço de estar móvel que pode ser amplamente personalizado através do lounge interativo ou “espaço aberto”.

Ao apresentar o I.D. VIZZION, a Volkswagen está mostrando o grande potencial incorporado pela Arquitetura Elétrica totalmente nova da Família I.D. Com base nessa matriz tecnológica, a Volkswagen poderá cobrir todo o espectro da mobilidade elétrica. O carro conceito apresentado em Genebra é também mais uma prova de que a Volkswagen não está deixando sem exame nenhum cenário do caminho para o futuro. Como todos os outros modelos I.D. mostrados anteriormente, o I.D. VIZZION é muito mais que apenas uma tela de projeção do futuro. Com seu design fluido, monolítico e avançado a Arquitetura Elétrica Totalmente Nova reflete como a Volkswagen enxerga um sedã de classe premium movido a eletricidade. Enquanto a operação pelo usuário através de realidade aumentada permite uma antevisão do ano 2030, a condução totalmente automatizada de Nível 5 já é viável para iniciar em 2025. O design do I.D. VIZZION, seu sistema de tração integral com dois motores elétricos entregando uma potência de 225 kW (equivalente a 306 cv), uma bateria de alta voltagem com 111 kWh de capacidade energética e uma autonomia de até 665 quilômetros são todos parte de um futuro bem próximo. O I.D. VIZZION mostra claramente como a mobilidade do futuro será fascinante. Os melhores tempos do automóvel ainda estão por vir – ele ficará mais limpo, mais eficiente e mais seguro do que nunca. Com a condução autônoma, o carro também será acessível para usuários completamente novos. E isso vai acontecer mais cedo do que muita gente acredita hoje – no mais tardar, até a metade da próxima década.

O carro conceito I.D. VIZZION é um dos primeiros carros a ter o futuro potencial da “inteligência artificial” incorporado ao seu conceito. Inteligência artificial (IA) é uma referência a programas capazes de auto-aprendizado que executam algoritmos para reconhecer, avaliar e interpretar padrões. Ao longo do tempo, esses sistemas continuam aprendendo mais, o que lhes permite reagir a novas situações. Assim, o conceito de “inteligência artificial” na realidade significa nada menos que uma revolução na programação. Enquanto os engenheiros de software de hoje escrevem programas implementando características nos automóveis que são altamente inovadoras, mas ainda incapazes de aprender, em breve serão usados programas que utilizam “aprendizagem automática”.  Essa “aprendizagem automática” do futuro é um passo importante no caminho para a “inteligência artificial” do futuro depois de amanhã. “Aprendizagem automática” e “inteligência artificial” tornarão possível a criação de veículos como o I.D. VIZZION. Ele é um carro que combina mobilidade no mais alto nível com serviços inteligentes – uma espécie de chofer inteligente. Isso é precisamente o que o I.D. VIZZION faz. A Volkswagen está promovendo amplamente o desenvolvimento da IA para automóveis. O caminho para chegar a esse objetivo pode ser dividido em três fases: “programação convencional” (hoje), “aprendizagem automática” (futuro imediato) e “inteligência artificial (futuro).

Fonte: Volkswagen do Brasil – Assuntos Corporativos e Relações com a Imprensa

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo