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Uma volta rápida com os extrapesados VW Meteor e Constelletion

Evento aconteceu na pista de provas da VWCO em Resende (RJ)

Fotos: Marcus Lauria/Divulgação

Em meio aos tempos difíceis de pandemia e Covid-19, eis que surge a oportunidade de ir à um evento presencial, mas claro, com todos os cuidados que o “novo normal” sugere e um grupo bastante reduzido de jornalistas da área. O evento “Test drive nos maiores VW do mundo” deu a oportunidade de guiar os novos produtos da linha VW Caminhões no campo de provas em Resende (RJ) e conhecer onde nascem os novos extrapesados na fábrica.

A nova família de extrapesados da Volkswagen Caminhões e Ônibus estreou para expandir o portfólio da empresa com “os maiores caminhões Volkswagen de todos os tempos”. Os novos gigantes são os Meteor 29.520 6×4, Meteor 28.460 6×2 e ainda o Constellation 33.460 6×4, todos equipados com motor de 13 litros que proporciona elevada durabilidade e economia de combustível.

Os extrapesados chegam no mercado com o objetivo de fazer a marca Volkswagen crescer no segmento que mais se expande no Brasil e são resultado de quatro anos de minucioso desenvolvimento e mais de R$ 1 bilhão investidos.

Um time de mais de 150 especialistas da montadora se dedicou exclusivamente ao longo dos últimos quatro anos, ouvindo os clientes e trabalhando para as melhores soluções em conjunto com o corpo técnico do grupo. Foram mais de 1.000 peças desenvolvidas pela engenharia da VW Caminhões e Ônibus. Os novos modelos foram desenvolvidos com foco na otimização do custo total de operação (TCO), numa estratégia que envolve toda a jornada do cliente, contemplando essas demandas desde o desenvolvimento do projeto e suas características técnicas até o atendimento pós-vendas, de acordo com a filosofia da montadora: “menos você não quer, mais você não precisa”.

Os caminhões tiveram a maior campanha de aquisição de dados da VW Caminhões e Ônibus. Mais de 20 protótipos foram utilizados para suportar o desenvolvimento dos novos extrapesados da marca no Brasil. Eles estreiam na era 4.0 de atendimento da fabricante, contando com uma ampla oferta de tecnologias para maximizar a eficiência operacional por meio da inteligência embarcada, conectividade e de soluções digitais, com três anos de serviços grátis.

Os novos extrapesados Volkswagen são equipados com a nova geração do motor MAN D26 de 13 litros, que passa a ser produzido no Brasil, na primeira linha fora da Europa, com a maior potência de sua história. O propulsor utiliza tecnologia europeia, adaptada às necessidades do mercado brasileiro, e equipa os caminhões mais potentes do portfólio da VW, adentrando na faixa de 460 e 520 cavalos, com 2.300 e 2.500 Nm de torque, respectivamente.

O novo sistema de injeção, em conjunto com novos pistões e o novo turbocompressor com controle eletrônico, melhoram de forma considerável a eficiência de combustão, permitindo o aumento da densidade de potência, com elevada performance, durabilidade e consumo reduzido de combustível.

Concebida dentro do conceito dos serviços 4.0 da Volkswagen Caminhões e Ônibus, a nova família de extrapesados da marca tem na conectividade e na telemetria fortes aliadas em nome da produtividade. Para isso, os novos extrapesados contam com o sistema RIO – a marca de soluções digitais de logística do Grupo TRATON –, de série nesta fase de lançamento, levando ao cliente todos os serviços Volks|Care, como a consultoria especializada da Gestão de Serviços Sob Medida (GSSM), da Volkswagen Caminhões e Ônibus, e com inúmeras facilidades digitais, que permitem desde a configuração do caminhão até o agendamento de serviços por meio do telefone celular.

Conheça um pouco de cada modelo e como foi minha experiência a bordo deles:

VW Meteor 28.460 6×2 (R$ 550.000)

O cavalo mecânico 6×2 chega para reforçar o portfólio da empresa no transporte rodoviário de cargas de médias e longas distâncias. A linha Meteor foi projetada para proporcionar aos motoristas uma verdadeira viagem de primeira classe. Dessa forma, o motorista encontra nos novos extrapesados uma série de detalhes de estilo dos automóveis do Grupo Volkswagen. O Meteor opera com semirreboques de 3 eixos com PBTC de 48,5 a 53 toneladas. Muito versátil, pode atuar nos mais variados segmentos, como basculante, baú carga geral, baú frigorífico, carga seca, cegonheiro, graneleiro, porta-contêiner, sider, silo, tanque, entre outros. Tem propulsor com 460 cavalos de potência e 2.300 Nm de torque, com a nova transmissão automatizada V-Tronic na caixa Traxon de 12 e 16 velocidades.

Na pista de teste da VWCO em Resende (RJ), tive a oportunidade de dirigir esse mostro do asfalto. Com acelerações suaves e trocas de marchas rápidas logo você pega o jeito com esse grandalhão. A direção leve e precisa ajudam nas curvas mais fechadas e a suspensão macia transformam o habitáculo em um ótimo lugar para passar horas na estrada. O banco é pneumático e produzido de couro ecológico, com oito níveis de altura, apoio de braço e cinto de segurança integrado. Apesar de ter dado poucas voltas no circuito, o Meteor 28.460 6×2 empurrou bem o peso que levava sem pestanejar.

Os comandos são fáceis de usar e se tornam intuitivos com o tempo de uso. O banco é confortável e o volante está bem posicionado com ótima empunhadura. Por exemplo o câmbio tradicional, normalmente posicionado no assoalho, dá lugar a um botão redondo giratório junto ao painel, com os clássicos N (neutro), D (drive) e R (ré), além das posições DM e RM, específicas para manobras mais lentas, de estacionamento.

VW Meteor 29.520 6×4 (R$ 590.000)

O caminhão mais potente da VW Caminhões é equipado com a nova geração do motor MAN D26 de 13 litros, agora produzido no Brasil, em São Paulo (SP), na primeira linha fora da Europa. Com 520 cavalos de potência e 2.500 Nm de torque, o propulsor tem mais de 130 componentes modificados. Em conjunto está a nova transmissão V-Tronic na caixa Traxon de 12 e 16 velocidades. Tem chassi projetado por engenheiros da Volkswagen Caminhões e Ônibus a partir de todo o know-how acumulado, para deixar os veículos mais leves, culminando na máxima capacidade de carga útil. O cavalo mecânico 6×4 foi desenvolvido para o transporte rodoviário de cargas de médias e longas distâncias. Opera com Combinações Veiculares de Carga de 7 e 9 eixos, com PBTC de 57 a 74 toneladas, com versatilidade a toda prova.

Realmente os 520 cavalos do motor chamam a atenção logo na primeira pisada do acelerador, o torque deixa claro que o Meteor 29.520 6×4 não está para brincadeira. Na pista, puxava um “bitrem” carregado com PBTC de mais de 70 toneladas. O isolamento acústico é muito bom, lembrando de sedans médios de luxo.

Luxos e mimos aliás, são muitos os oferecidos aos motoristas desses extrapesados, como por exemplo os retrovisores contam com sistema de desembaçamento, para os dias frios, e o ar-condicionado tem ajustes digitais. O carregamento do celular pode ser feito por indução magnética, sem fio. Computador de bordo, sistema de áudio, rádio ou até o celular ficam no volante multifuncional, para que o motorista possa acessar sem precisar desviar a atenção da estrada.

VW Constellation 33.460 6×4

No ano em que a família Constellation celebra quinze anos de sucesso, a linha desponta com grandes novidades: a robustez da nova geração do motor MAN D26 de 13 litros, agora produzido no Brasil, e a cabine está entre as favoritas no mercado unem-se numa combinação inédita, atendendo às demandas primariamente do segmento off-road e também às aplicações on highway, em uso misto. Com PBTC e CMT de 74 e 125 toneladas, respectivamente, o modelo foi testado em condições reais por mais de dois anos, ideal para o agronegócio. O novo Constellation traz uma série de funcionalidades para o motorista superar as condições mais adversas de rodagem. Ideal para operações com elevada carga em estradas de asfalto e terra, tem propulsor com 460 cavalos de potência e 2.300 Nm de torque, com a nova transmissão V-Tronic na caixa Traxon de 12 e 16 velocidades.

Por ser um caminhão mais robusto e apropriado para rodar dentro de fazendas ou empresas que exigem modelos mais off-road, o Constellation 33.460 6×4 está mais eficiente e moderno com as novidades nele inseridas. Em um teste rápido na posta de provas em Resende (RJ), pude constatar que tudo melhorou e ficou mais seguro. O motor “torcudo” dá conta do recado e deixa claro que sua força será bem usada para carregar a sua carga máxima em terrenos acidentados com facilidade. O interior usa materiais de qualidade e a tecnologia deixa o motorista mais esperto e ligado nas novidades.

*Viajem à convite da VWCO

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