CarrosNotícias

Ford lança o serviço de vans Chariot em Londres

A Ford lançou o serviço de vans sob demanda Chariot em Londres – primeira cidade da Europa a receber o novo sistema de transporte – dando início à sua expansão fora dos Estados Unidos. O serviço vai operar inicialmente em quatro rotas na capital inglesa, usando vans de 14 lugares equipadas com Wi-Fi e ar-condicionado (veja o vídeo).

Esta solução de mobilidade foi projetada para atender áreas com pouca oferta de transporte público, levantadas a partir de um minucioso estudo de hábitos de deslocamento. O objetivo é dar aos moradores desses locais a opção de completar a primeira e última etapas da sua jornada de modo mais rápido e confortável, com conexão a estações de metrô e centros de embarque próximos.

O serviço pode ser acessado por um aplicativo no smartphone, que indica a rota e o local de embarque mais próximos. O passageiro pode reservar um assento e rastrear em tempo real a localização das vans, que rodam de segunda a sexta-feira nos horários de pico. Alguns veículos são adaptados para transportar cadeiras de rodas e os motoristas foram treinados para atender passageiros com necessidades especiais.

Londres é a sexta cidade atendida pela Chariot, que já opera em São Francisco, Nova York, Seattle, Columbus e Austin, nos EUA. Além de cobrir lacunas no sistema de transporte, ele pode ajudar a resolver problemas de congestionamento e qualidade do ar. No total, a empresa já atende 108 rotas diariamente e planeja expandir sua atuação para mais cidades dos EUA e de outros países.

Fundada em 2014 na cidade de São Francisco, na Califórnia, a Chariot foi adquirida pela Ford em 2016. A empresa opera com vans Ford Transit que circulam nas cidades com rotas definidas a partir da demanda dos passageiros, usando algoritmos para mapear os caminhos mais eficientes. Estudos mostram que para cada van colocada em operação até 25 veículos podem ser retirados das ruas nos horários de pico.

Fonte: Imprensa Ford

Etiquetas
Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo