CarrosNotícias
Tendência

“Se a ideia é boa, ela se encaixará em diferentes mercados”, diz Pavone ao Car Design Dialogues

José Carlos Pavone, chefe de Design da Volkswagen na América do Sul, apresenta o Nivus para designers do mundo todo em evento online

O Nivus foi a estrela da apresentação de José Carlos Pavone, chefe de Design da Volkswagen na América do Sul, no Car Design Dialogues, evento da revista inglesa Car Design News. Da análise de mercado à concepção do crossover, JC Pavone compartilhou um pouco mais sobre o processo de criação do modelo que revolucionou o mercado sul-americano e que também será produzido e vendido na Europa.

JC Pavone deu uma verdadeira aula de desenvolvimento a todos que estavam conectados. Ele contou que o projeto do Nivus teve início ao se identificar a necessidade do mercado: tecnologia alinhada à alta qualidade e preço acessível. E o mercado pedia algo novo. Entre o Polo e T-Cross, havia espaço para mais um modelo – e então a criação do Nivus teve início.
Sempre com as necessidades do cliente em mente, JC Pavone conta que foi uma decisão estratégica desenhar o Nivus usando o Polo como base, uma vez que, assim, o modelo se tornaria mais acessível. Ele conta que o Nivus tem um design único e exclusivo na categoria, que faz a diferença para os clientes. “Fizemos algumas clínicas e as pessoas não reconheciam que o Nivus derivava do Polo. Então eu acredito que fizemos um bom trabalho”, disse JC Pavone.

Além de alguns detalhes de desenvolvimento, JC Pavone também falou sobre a estratégia e o alinhamento com a matriz da Volkswagen, em Wolfsburg, Alemanha. Segundo o designer, o bom relacionamento foi essencial para que o produto fosse aprovado. Junto, também, há o fato de que o estúdio de design do Brasil é um dos poucos fora da Alemanha, dentro da marca Volkswagen, com a capacidade de produzir um carro desde sua concepção até sua produção.

JC Pavone também abordou a importância de sua experiência internacional para entender as necessidades de cada mercado e suas peculiaridades, uma vez que já trabalhou nos estúdios de design da Volkswagen na Alemanha e nos Estados Unidos. Somente assim, de acordo com o designer, foi possível projetar um veículo que é interessante para o Brasil e para outros países. “No fim, se a ideia é boa, ela se encaixará em diferentes mercados”, disse. O Nivus será o primeiro carro desenvolvido no Brasil que também será produzido e vendido na Europa, um marco para o estúdio de design brasileiro.

Além do desenvolvimento do Nivus, JC Pavone comentou sobre o trabalho de designer automotivo em si, destacando a importância de um olhar criativo e da vontade de fazer os projetos saírem do sketch para a produção. “Nós somos criadores. Acreditamos que podemos pegar pouco e fazer muito. Não importa onde você esteja, o que você está fazendo ou quais ferramentas você possui, você sempre tem a oportunidade de ter uma boa ideia. Então estruture essa ideia, fale com os colegas de outros departamentos, tente apresentar sua ideia e você pode fazer com que ela aconteça. Porque entre sonho e realidade, há muito esforço”, diz JC Pavone.

O Car Design Dialogues foi promovido pela revista britânica Car Design News e reuniu profissionais de design de diferentes marcas e de todo o mundo para falar de seus respectivos projetos.

Fonte: Volkswagen do Brasil
Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo