PRIMEIRA VOLTA – JAC T5 parte de R$ 59 mil
Fotos: Divulgação e Marcelo Silva
A JAC Motors lançou hoje (26), em São Paulo, o seu novo modelo, o SUV compacto T5. Vendido na China como S3, ele chega ao Brasil para concorrer com o Ford EcoSport, Renault Duster, Jeep Renegade, Peugeot 2008 e Honda HR-V.
O T5 começa custando R$ 59 mil na versão básica e sobe para R$ 64.900 mil na configuração intermediária e custa R$ 69.990 na versão mais completa. De acordo com a Grupo SHC, que representa a marca no país, a versão com câmbio automático do tipo CVT com simulação de sete ou oito velocidades, chega em 2017, no primeiro trimestre, já como modelo nacional.
Suas medidas são comedidas, o “SUViznho” tem 4,32 metros de comprimento e 2,56 m de distância entre-eixos, o que torna o modelo fácil de dirigir e manobrar nos centros urbanos. De acordo com cada versão, o T5 vem com um pacote de equipamento exclusivo.
Vamos aos pacotes e seus conteúdos: Pack 1 – direção elétrica, ar- condicionado digital, trio elétrico (vidros, travas, retrovisores), sensor de estacionamento traseiro, assistente de frenagem, faróis com acendimento automático e fixação Isofix para cadeirinhas, entre outros itens. Pack 2 – Chega com controles de estabilidade e tração, LEDs diurnos, faróis de neblina, assistente de partida em rampas e barras no teto. E Pack 3 – Adiciona o bancos em couro, central multimídia com tela de 8″, sistema Mirror Link (para conectividade com smartphones) e câmera de ré.
Sob o capô, o T5 carrega um motor 1.5 litro de 125/127 cv de potência e 15,5/15,7 kgfm de torque (gasolina/etanol), o mesmo que equipa o J3 S e o J3 Turin S. Em conjunto está o câmbio manual de seis marchas. O T5 é o primeiro carro chinês a oferecer controle de estabilidade no país.
Confira os preços:
JAC T5 Pack 1 – R$ 59.990
JAC T5 Pack 2 – R$ 64.990
JAC T5 Pack 3 – R$ 69.990
CONFIRA NOSSO VÍDEO:
PRIMEIRA VOLTA por Marcelo Silva
São Paulo/SP – Segundo a JAC, o T5 é o 3o SUV mais vendido no gigantesco mercado chinês, aonde este carro é conhecido como S3. Isso explica o motivo pelo qual esse SUV das fotos é a menina dos olhos da marca chinesa. Com porte e dimensões similares a Ford EcoSport e Duster, e é justamente para esses carros que os mísseis chineses estão apontados, embora o preço inicial de R$ 59.990 também permita ao T5 desejar vendas dos chamados “compactos aventureiros”, como o VW CrossFox por exemplo.
A importância do T5 é tão grande para a JAC que a montadora pretende fabricar o carro em Camaçari/BA até o final desse ano, em regime CKD. Também para o final do ano é esperado o câmbio CVT mas, até lá, o T5 conta com uma transmissão manual de seis velocidades com relações longas, que se entende bem com o motor 1.5 16V que rende 125/127 cv @ 6.000 rpm de potência e 15,4/15,6 kgfm @ 4.000 rpm de torque com gasolina e etanol, respectivamente.
O visual externo do carro é bem resolvido, especialmente na dianteira aonde ele traz DRLs e faróis com projetor, grade cromada e encorpada e linhas que intimidam. A lateral e traseira dele são menos agressivas, mas nem por isso menos atraentes. Mas se o exterior agrada, quando abrimos a porta do T5, os belos bancos em couro com costuras vermelhas chamam a atenção, bem como o painel com visual bem resolvido e acabamento correto, com poucos detalhes destoantes como o espaço acima da central multimídia que trazia rebarbas.
Espaçoso, o T5 leva quatro adultos grandes sem dificuldades, enquanto no porta-malas cabem 600 litros de bagagem. Seu nível de segurança ativa é bom, com direito a controle de tração (TCS), controle de estabilidade (ESP), assistente de partida em rampa (HSA), monitoramento da pressão dos pneus (TPMS) e um sistema que não deixa o acelerador ser acionado junto ao freio (BOS). Uma pena que a segurança passiva não acompanha a evolução e traz apenas a trivial dupla de airbags frontais.
O carro vem bem equipado para encarar a concorrência, trazendo além dos itens já citados, ar-condicionado digital, direção elétrica, bancos e volante em couro, câmera de ré com sensor de estacionamento e a central multimídia da Foxcomm com tela de 8” que, apesar de espelhar a tela do celular e entregar boas respostas ao tato, carece de maior personalidade, pois não se parece com um recurso de fábrica.
Em movimento o T5 se mostra bem suave no trânsito urbano, mostrando que houve um belo trabalho da JAC para adequar sua suspensão ao gosto do brasileiro. O isolamento acústico e a solidez do carro são pontos altos, enquanto a direção elétrica é bem leve e razoavelmente precisa nas manobras. A visibilidade é boa através dos ótimos espelhos laterais e suficiente pela vigia traseira, aonde a forma sobrepuja um pouco da função.
Na estrada para Bertioga/SP, o motor 1.5 mostrou que precisa ter seu giro bem elevado para entregar desempenho nas subidas ou retomadas com, o que prejudica o conforto acústico da viagem e o consumo de combustível. Em compensação, para velocidades constantes, a sexta marcha atua como um Overdrive, deixando o motor ronronar perto das 2.000 rpm a 100 km/h. O consumo medido pelo INMETRO fica em 12,2 km/l com gasolina em uso rodoviário.
Quanto à dinâmica do carro, verificamos que o carro se mantém sob controle, mesmo com alguma rolagem de carroceria nas curvas e frenagens. Por sinal, os freios são à disco nas quatro rodas e se mostraram eficientes quando exigidos. Apenas a direção elétrica poderia ter um peso maior em velocidade e o curso do amortecedor traseiro poderia ser um pouco maior, pois ao passar por ondulações na estrada o carro tende a “quicar” por alguns metros.
No geral, foi possível entender o motivo pelo qual a JAC está apostando suas fichas no T5. É um belo carro, com predicados suficientes para colocar uma pulga chinesa atrás da orelha do comprador de EcoSport e Duster. Caso opte por levar o chinês para casa, estará fazendo um bom negócio, pois este é definitivamente o melhor carro chinês que já foi lançado no Brasil.
Evento à convite da JAC Motors do Brasil