CarrosNotíciasPrimeira VoltaTestes

PRIMEIRA VOLTA – BYD HAN EV 2022 chega ao Brasil por R$ 540 mil

Soluções inovadoras e design futurístico marcam o novo sedã premium, que representa verdadeira referência em segurança, tecnologia, luxo e conforto

Hoje (22/04/22) tive a convite da BYD, montadora chinesa instalada no Brasil desde 2015, a chance de conhecer de perto o novo produto da marca a ser comercializado em nosso País. Trata-se do sedã de luxo Han EV, Um dos modelos elétricos mais vendidos na China, o Han EV já contabiliza mais de 140 mil unidades comercializadas desde o seu lançamento, em 2020.

CONFIRA O VÍDEO: https://youtu.be/eSafBiYZUvQ

“O Han EV traz um novo standard para os sedãs, com muito design, performance e luxo, características que o fazem até ser confundido com um esportivo”, define Henrique Antunes, diretor de Vendas da BYD Brasil,

Assim, esse sedã premium elétrico se torna o segundo veículo de passeio a ser vendido pela BYD no território nacional. A estreia da marca nesse segmento ocorreu no primeiro trimestre deste ano, com o Tan EV, primeiro SUV de sete lugares totalmente elétrico. O modelo chamou atenção de público e imprensa especializada em curto espaço de tempo.

A história do Han EV se confunde com o da própria empresa em todo o mundo. No ano passado, por exemplo, a empresa se tornou uma das primeiras montadoras automobilísticas a produzir um milhão de automóveis elétricos. E o sedã premium foi o milionésimo veículo a sair da linha de produção.

Os modelos BYD retratam os nomes das mais importantes das dinastias chinesas, regimes monárquicos hereditários que governaram a China. A dinastia Han (202 a.C.-220 d.C.), por exemplo, foi responsável pela invenção de muitos itens modernos, de uso generalizado, como o carrinho de mão, a chave de boca, o sismógrafo e o papel.

A chegada do Han EV ao mercado brasileiro fortalece ainda mais a participação da empresa no segmento de automóveis de passeio. Para se ter ideia, além dos modelos já confirmados, a BYD pretende se consolidar por intermédio de sua rede de concessionárias, já aliada a alguns dos principais grupos automotivos do país como Eurobike, Saga, Servopa, IESA, Águia Branca, GNC, Parvi e Dahruj, entre outros. Com mais de 20 cidades confirmadas, a expectativa é chegar às principais 45 cidades brasileiras até o final deste ano.

Mas os planos são mais ousados: a empresa quer chegar até o final de 2023, com 100 concessionárias nomeadas. A primeira concessionária da rede BYD, do grupo Eurobike, foi inaugurada dia 18 de abril e já entregou as primeiras unidades do SUV Tan EV aos clientes que adquiriram o modelo.

O sedã Han EV foi responsável por redefinir os padrões de segurança para os veículos elétricos e se tornou o primeiro modelo a receber inédita bateria Blade, tecnologia desenvolvida pela própria BYA. Foi projetada para aumentar ainda mais a segurança do componente, uma vez que organiza células singulares em uma matriz e, em seguida, insere-as em um pacote de bateria, criando um espaço altamente eficiente em comparação com outras baterias de lítio-ferro-fosfato (LFP).

Essa bateria torna o veículo duas vezes mais seguro em comparação aos veículos elétricos que usam baterias tradicionais de lítio. O Han EV é alimentado por uma matriz de segurança com capacidade de permanecer estável em altas temperaturas.

Equipado com uma bateria de 76,9 kWh, o BYD Han EV tem um recarregamento rápido. Permite ir de 30% a 80% em 25 minutos, exigindo apenas 10 minutos de recarga para até 135 km de autonomia. Totalmente carregada, permite autonomia para percorrer distâncias de até 500 km, ciclo NEDC (New European Driving Cycle).

Em termos de desempenho, Han EV vem com o primeiro módulo de controle de motor MOSFET do mundo. Para se ter ideia, pode atingir a velocidade máxima de 186 km/h e acelerar de 0 a 100 km/h em incríveis 3,9 segundos. Incorpora tração nas quatro rodas e é equipado com dois motores elétricos, um em cada eixo (222 cv motor frontal e 272 cv motor traseiro), proporcionando uma potência combinada de 494 CV e torque máximo conjunto de 680 N.m.

O design do HAN EV é daqueles detalhes que não passam despercebidos em momento algum. O carro é grande e imponente. Medindo quase 5 metros de comprimento, o sedã elétrico estabelece uma nova referência no quesito luxo para veículos elétricos.

O modelo adota a linguagem de design Dragon Face (face de dragão), que leva a assinatura do renomado diretor de design Wolgang Eger, com suas linhas agressivas e os faróis Full LED, que “lembram um dragão gigante com os olhos abertos”.

O Han EV combina o melhor da estética de design oriental e ocidental. Com sua impressionante grade dianteira, luzes traseiras Dragon Claw e outros recursos, o design estilizado do automóvel criou um veículo que definiu uma nova era para veículos de luxo fabricados na China. Já as curvas laterais são mais fluídas e as luzes traseiras ecoam com a parte frontal.

Esse design fez o Han EV ser considerado um dos modelos mais bonitos e avançados da BYD. No ano passado, o veículo se destacou entre os quase dez mil trabalhos que disputavam na categoria de design de produto e, assim, tornou-se o primeiro modelo sedã de uma marca chinesa a premiação de renome mundial “IF Design. O evento, que ocorre desde a década de 50, visa identificar projetos “inovadores, ousados e imaginativos para o futuro”.

Enquanto o design externo é futurístico e elegante, o interior do carro adotou um estilo limpo e luxuoso. O Han EV traz painéis de madeira maciça, maçanetas elétricas embutidas, assentos de couro de alta qualidade, acabamentos em alumínio e outros materiais sofisticados. Há outros detalhes interessantes como, por exemplo, a incrível tela multimídia DiLink de 15.6” com rotação elétrica.

O primeiro sedã elétrico premium da BYD (importado) para o Brasil ainda possui bancos elétricos dianteiros, com sistema de aquecimento e ventilação. Aliás, o banco do motorista é ajustável em oito posições possíveis. Para os passageiros, os bancos oferecem quatro ajustes disponíveis.

Há também uma tela multifuncional para o banco traseiro. Ao baixar o encosto do assento do meio como se fosse um descansa-braço, por exemplo, os ocupantes encontram uma tela multifuncional por meio da qual podem controlar diversos comandos do veículo, como sistema de som e ar-condicionado.

Ar-condicionado dual zone com sistema de purificação com filtro PM2.5 e ionizador e saída de ar para os bancos traseiros, além de carregamento sem fio (Wireless) para celulares, representam itens de conforto oferecidos pelo modelo elétrico da BYD.

Outros detalhes despertam a atenção do consumidor. É o caso do tamanho do seu porta-malas. Além de espaço para 410 litros para bagagem, é elétrico, com o Foot Sensor (sensor de movimento dos pés).

O sedã elétrico ainda conta com a tecnologia NFC para abrir, travar e até mesmo ligar a ignição do veículo por meio do método de autenticação do próprio aparelho. É do tamanho de um cartão de crédito. É tão conveniente e pequeno que se encaixa em uma carteira. A tecnologia NFC* (Near Field Communication ou campo próximo de comunicação) permite a aproximação de dois dispositivos para que troquem informações, sem precisar de fios ou contato físico.

O Han EV reflete não apenas algumas das principais tecnologias automotivas do mundo, mas também os resultados e benefícios da rica experiência da BYD na pesquisa e desenvolvimento de veículos elétricos. Isso está retratado na quantidade de equipamentos voltados ao tão importante tema segurança.

A começar pelo piloto automático adaptativo com Stop & Go. Trata-se de uma forma inteligente de controle de cruzeiro, que acelera e desacelera o veículo automaticamente acompanhando o carro à sua frente, sem o motorista precisar intervir nos pedais. Outro destaque está no sistema inteligente de assistência ao condutor “DiPilot”, incorporando tecnologia 4G.

O veículo ainda com sistema Electronic Stability Program (ESP), considerado o segundo mais importante dispositivo de segurança, logo depois dos cintos de segurança. O sistema é responsável por controlar a trajetória dos veículos e evitar a perda de controle, mesmo com mudanças repentinas de direção.

O controle de estabilidade atua reduzindo a aceleração do carro (mesmo que o motorista esteja com o pé no fundo) pois o sistema do acelerador hoje é eletrônico e permite interferência da central, ao mesmo tempo em que aplica o freio numa única roda, de modo a não permitir essa derrapagem.

Outro diferencial é o Sistema de Detecção para Abertura de Portas (DOW) que monitora as condições traseiras do veículo e dá sinas de alerta sobre pontos cegos, evitando acidente durante a abertura das portas.

Há também o Alerta de Tráfego Cruzado (RCTA), responsável pelo monitoramento de pontos cegos. O sistema informa o motorista, ao acionar a marcha à ré, quando outro veículo está se aproximando, evitando colisões e tornando as manobras mais seguras.

Sistemas de aviso de colisão frontal (FCW), de identificação e proteção de pedestres, e de aviso de saída de faixa (LDWS) também foram incorporados ao sedã elétrico. Além disso, o HAN EV dispõe de 9 airbags (frontais, laterais, de cortina e de joelho), sensores de estacionamento (frontal e traseiro) e sistema de câmera 360° (são seis distribuídas pelo veículo), entre outros detalhes. O BYD Han EV começa a ser comercializado no Brasil a partir do início do segundo semestre e será disponível nas cores Preto, Azul, Vermelho, Branco e Cinza. A garantia é de cinco anos para o veículo e de oito anos para as baterias.

PRIMEIRA VOLTA

Rio de Janeiro/RJ – No primeiro contato com o BYD Han EV pude perceber que o sedã de luxo da marca Chinesa chamava muita atenção logo de cara, um visual arrojado e com linhas marcantes e atualizadas, que visto pela lateral lembra até uns muscle cars do mercado de importados. O interior também chamou logo a atenção, material de primeira linha, todos os encaixes perfeitos, couro de alta qualidade, enfim, tudo que o preço pedido por ele (R$ 540 mil) tenha que ser justificado no carro. Essa primeira impressão eu tive quando conheci o modelo ainda estático em frente ao Hotel Fairmont, em Copacabana após a apresentação técnica com os diretores da BYD.

Após a apresentação, que foi na quarta, hoje (sexta) tive a chance de fazer um breve test-drive com o Han EV e comprovar toda aquela primeira impressão que tive com o carro parado. Ao entrar no carro o luxo e tecnologia a bordo impressionam, é botão para tudo que é lado e com funções mais que “obrigatórias” em um sedã de luxo. Além de ser fácil de usar e achar o que você precisa, tudo bem intuitivo. Para ligar o sedã é fácil, basta colocar o pé no freio e com a chave no bolso mesmo você só aperta o botão start/stop no centro do console central, logo abaixo da manopla do câmbio e pronto, ele liga e não se ouve nada, como em qualquer carro elétrico que se preza.

O painel digital completo surge ligado na sua frente com todas as informações do carro, nível de bateria, autonomia, velocímetro em ter outros. O volante de couro é de tamanho médio e tem uma ótima empunhadura. O banco é elétrico e de couro de lata qualidade, além de oferecer aquecimento e ventilação. O interior é ainda mais requintado quando você percebe que tem madeira de verdade nas laterais e no console. Fora tela giratória enorme de 15,6” que fica no centro do painel, coisa de louco!

Após observar todo o interior, é hora de andar com o Han EV, após ajustar, espelhos, volante e banco, é a vez de soltar o freio de mão elétrico, colocar o câmbio na posição D e pé no acelerador. Pronto, ai vem o “santo grau” do carro. Em termos de desempenho, Han EV vem com o primeiro módulo de controle de motor MOSFET do mundo. Para se ter ideia, pode atingir a velocidade máxima de 186 km/h e acelerar de 0 a 100 km/h em incríveis 3,9 segundos. Incorpora tração nas quatro rodas e é equipado com dois motores elétricos, um em cada eixo (222 cv motor frontal e 272 cv motor traseiro), proporcionando uma potência combinada de 494 CV e torque máximo conjunto de 680 N.m. É uma sensação maravilhosa poder acelerar esse sedã de luxo pelas ruas, ainda mais com o modo de condução “sport” ligado, o carro acelera como um esportivo o tempo todo. Ou seja, além de luxuoso é divertido.

*Evento à convite da BYD do Brasil

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo