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PRIMEIRA VOLTA – Renault Duster Oroch é prática e robusta

Fotos: Marcus Lauria e Divulgação

Enfim, a Renault lançou a sua inédita picape derivada do Duster, a Oroch. Trata-se de uma picape robusta, cabine dupla, com quatro portas e com espaço de sobra para cinco ocupantes. Ela fica em um segmento considerado inédito em sua categoria, ocupando o espaço entre os modelos compactos, derivados de algum veículo menor e as picapes médias, além de ter uma caçamba com tamanho generoso.

A Duster Oroch, como o próprio nome diz, é derivada do SUV da marca. Ela é fabricada em São José dos Pinhais (PR) foi desenvolvida pela RTA (Renault Technology Americas). Entre os principais destaques estão: suspensão traseira multilink em todas as versões, entre-eixos maior em relação ao Duster e dirigibilidade aprimorada. De acordo com a marca, foram mais de 4.800 horas de desenvolvimento e 720 mil km de testes na França, Brasil e Argentina.

Assinadas pelo Technocentre da Renault, na França, em parceria com o Renault Design América Latina (RDAL), a linhas da Oroch são robustas e de estilo marcante. As formas foram inspiradas no show car Duster Oroch, picape conceitual que foi o destaque no estande da marca no Salão do Automóvel de São Paulo de 2014.

A Renault Duster Oroch será vendida em três versões e com duas opções de motores, sendo eles: os já conhecidos 1.6 16V Flex e 2.0 16V Flex que equipam o SUV Duster. Ambos recebem nota “A” em consumo no Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV). O câmbio pode ser manual de cinco ou seis marchas, variando de acordo com a motorização, e com relações específicas.

Além disso, ela vem com Media NAV Evolution, sensor de ré, piloto automático e computador de bordo. E uma linha completa de acessórios, como extensor de caçamba, barras transversais no teto, suporte de bike ou prancha, entre outros.

No Brasil, as picapes são responsáveis por 80% do mercado de comerciais leves e por 13% do mercado total, com aproximadamente 450 mil veículos vendidos em 2014. Estes números evidenciam a importância destes modelos no mercado nacional. As vendas de picapes compactas cresceram nove vezes entre 2010 e 2014 em comparação com os veículos de passeio. No mesmo período, o volume de vendas das picapes cabine dupla aumentou 50%. Na América Latina, em 2014, o mercado de veículos utilitários representou 1,2 milhão de unidades e se consolidou como um dos mais importantes e concorridos da região.

A picape tem 150 mm a mais no entre-eixos e 360 mm a mais no comprimento em comparação com o SUV Duster. No total, são 4.693 mm de um para-choque ao outro e 2.829 mm de entre-eixos, números que garantem espaço excelente tanto nos bancos dianteiros quanto no traseiro.

Quem se acomoda nos assentos dianteiros tem 856 mm de espaço para cabeça, mais do que em qualquer picape compacta. No banco traseiro são 877 mm de espaço para cabeças, outro número imbatível. O espaço para joelhos é de 150 mm, também maior entre as picapes compactas e não muito distante das médias.

Por dentro, o acabamento é idêntico ao SUV Duster, sendo que na picape há novos estofamentos em todas as versões, assim como a opção de bancos de couro. O painel tem novas cores e acabamento em Black Piano ao redor do sistema Media NAV Evolution. O quadro de instrumentos tem iluminação branca, e conta com três mostradores: o conta-giros e o velocímetro, analógicos, e um mostrador digital, com indicador do nível de combustível e computador de bordo multifuncional, que permite ao motorista verificar o consumo médio e instantâneo de combustível, a autonomia, volume de combustível consumido, a velocidade média e a quilometragem total e parcial na viagem. Não faltam porta-trecos no interior, eles podem ser encontrados nas portas dianteiras, acima do painel de instrumentos, no console central e porta-copos na dianteira e na traseira.

O que seria de uma picape, sem a sua caçamba, no caso da Oroch ela é bem ampla e espaçosa. Ela comporta 683 litros, mais do que qualquer picape compacta cabine dupla à venda no Brasil. São 1.175 mm de largura e 1.350 mm de profundidade. Para ajudar no transporte de carga existem oito anéis de fixação (cada um suporta 50 kg), que podem ser rebatidos quando não estão em uso. A proteção de plástico já vem de série e a tampa da caçamba suporta até 80 kg. O pneu sobressalente (estepe), que fica embaixo da parte traseira do veículo, deixando a caçamba livre para o transporte de carga. O sistema é totalmente seguro, pois demanda o uso da chave do veículo para abertura e a tampa aberta.

Para empurrar a Duster Oroch estão disponíveis a mesma oferta de motores da linha Duster, com 1.6 16V e 2.0 16V. O motor 2.0 16V tem 148 cv a 5.750 rpm quando abastecido com etanol e 143 cv a 5.750 rpm quando abastecido com gasolina. A oferta de torque é de 20,9 kgfm a 4.000 rpm, quando abastecido com etanol, e 20,2 kgfm a 4.000 rpm com gasolina. Já o motor 1.6 16V oferece 115 cv a 5.750 rpm com etanol e 110 cv a 5.750 rpm com gasolina. Em torque, são 15,9 kgfm a 2.500 rpm, quando abastecido com etanol, e 15,1 kgfm a 2.500 rpm com gasolina.

Para reduzir o consumo, há funções como o EcoMode, que pode ser acionada por meio do botão localizado no painel central. Este modo limita a potência e o torque do motor, além de reduzir a potência do ar-condicionado, o que permite uma redução de 10% no consumo de combustível.  Outro recurso da picape é o indicador de trocas de marchas, Gear Shift Indicator (GSI), o qual auxilia o motorista a dirigir de forma econômica e eficiente ao sugerir quando reduzir ou aumentar a marcha para melhor aproveitar as características dos motores.

Acessórios são oferecidos como opcionais para a Oroch, como molduras nas caixas de rodas, alargador de para-lamas, grade de proteção no vidro traseiro, capota marítima e proteção frontal com faróis integrados. A picape da Renault é vendida com rodas de liga leve aro 16 polegadas em todas as versões. Na Expression 1.6 as rodas têm cor alumínio. Já na Dynamique 1.6 e 2.0, as rodas são na cor cinza escuro, dando uma dinâmica única à Oroch.

A picape Renault Duster Oroch é lançada na exclusiva cor Verde Esmeralda, disponível para todas as versões. Trata-se de uma cor inspirada nas tendências da moda, esportes radicais e elementos da natureza que representam o universo do modelo. A picape Duster Oroch ainda traz piloto automático com limitador e controlador de velocidade, na versão Dynamique 1.6 e 2.0, e vidros com acionamento elétrico traseiro em todas as versões. A lista de itens de série inclui airbags duplos, freios ABS, direção hidráulica, sistema CAR (travamento automático a 6 km/h), computador de bordo com seis funções e abertura interna do tanque de combustível.

A picape Renault Duster Oroch é oferecida em três versões, com duas motorizações e duas opções de câmbio:

Expression 1.6 16V Flex câmbio manual de cinco marchas: airbag duplo, freios com ABS, direção hidráulica, travas elétricas, volante com regulagem da altura, ar-condicionado, rodas aro 16 polegadas de liga leve na cor “Alumínio”, alerta sonoro de luzes acesas, rádio CD MP3 com 4 alto falantes (3D Sound by Arkamys) + USB + Bluetooth, vidros elétricos, alarme perimétrico, chave com comando de travamento a distância, comando de áudio e celular na coluna de direção (comando satélite), assento do condutor com regulagem de altura, desembaçador do vidro traseiro, sistema CAR (travamento automático das portas a 6 km/h), barras no teto, santantônio, protetor de caçamba. Opcionais: retrovisores externos com regulagem elétrica e faróis de neblina.

Dynamique 1.6 16V Flex câmbio manual de cinco marchas e Dynamique 2.0 16V câmbio manual de seis marchas: adiciona Media NAV Evolution com funções Eco-Coaching e Eco-Scoring, faróis de neblina, rodas aro 16 polegadas de liga leve na cor “Cinza Escuro”, piloto automático, comando elétrico dos retrovisores, sensor de estacionamento, volante com acabamento em couro, computador de bordo, indicador de temperatura externa e vidros do motorista com comando one touch. Opcionais: bancos em couro.

A picape Renault Duster Oroch dispõe de uma linha completa de acessórios, desenvolvida para potencializar a versatilidade e robustez do veículo. O extensor de caçamba permite aumentar o comprimento em 603 mm (ou seja, 1.350 mm + 603 mm) e levar cargas de até 2 metros em diagonal, além de ampliar a capacidade de carga em 306 litros (ou seja, 683 litros + 306 litros). Depois de recolhido e colocado dentro da caçamba, o extensor pode ser usado como divisória, criando dois espaços separados para a carga. Além disso, o extensor pode ser esticado e travado, servindo como uma rampa para subir motos e bicicletas na caçamba.

A praticidade fica por conta do suporte de bicicleta para caçamba, com operação simples e rápida. Outro destaque é a barra de teto transversal, que permite transportar com segurança bike, stand up paddle, prancha de surf e até caiaque na parte de cima do veículo. Alguns itens deixam o visual da picape ainda mais aventureiro, como o protetor frontal com faróis adicionais, o alargador de para-lamas e a grade de proteção do vidro traseiro.A linha de acessórios ainda oferece itens como capota marítima, estribos, apoio de braço central, caixa multibox para caçamba, cooler 12v, DVD portátil e câmera de ré.

Com intuito de dar um tratamento diferente para todos esses consumidores que tem acompanhado esse lançamento desde o início, a Renault está lançando uma campanha de pré-vendas em todas as suas concessionárias durante as últimas semanas do mês de outubro. Nesse período, os consumidores poderão realizar um test-drive e poderão também efetuar um pedido de reserva do veículo para que sejam os primeiros a dirigir essa novidade assim que iniciada a venda.

Confira os preços por versão:

Expression 1.6: R$ 62.290

Dynamique 1.6: R$ 66.790

Dynamique 2.0: R$ 70.790

PRIMEIRA VOLTA

Rio de Janeiro/RJ – Ao volante, o motorista encontra facilmente uma posição ideal de dirigir graças aos ajustes de altura do banco e da coluna de direção. A posição de dirigir elevada garante ótima visibilidade e facilita a identificação de obstáculos ao redor do veículo, garantindo maior segurança. O volante ergonômico tem ótima empunhadura, teclas do piloto automático (controlador e limitador de velocidade) e o controle do rádio fixo na coluna de direção.

Após arrumar a posição de dirigir e os espelhos, liguei o Oroch 1.6 Dynamique, versão que escolhi para iniciar o test-drive. Por dentro, a sensação é a mesma de estar dirigindo um Duster normal, nem senti a presença da caçamba em um primeiro momento. Após passar pelo trânsito pesado e partir para uma via mais livre, ai pude perceber as diferenças. Em uma velocidade mais elevada, é possível notar que a suspensão traseira ficou mais rígida e que a traseira fica mais solta. Mas nada que se compare a uma picape média, que costuma quicar mais e perder um pouco a estabilidade. A Oroch mantém o trajeto sem pestanejar, fica retinha a todo instante.

Por ser 1.6 16V, o motor oferece apenas 115 cv a 5.750 rpm com etanol e 110 cv a 5.750 rpm com gasolina. Potência essa que fica devendo em subidas e retomadas mais rápidas, mas nada que abale o desempenho linear do carro. Na serra que peguei durante o teste drive, o carro penou para subir, teve hora que reduzi para a primeira marcha. Já em uma reta infinita, na área do exército, na Restinga da Marambaia, consegui chegar aos 140 Km/h, com o pé embaixo, dali ela não passou. Mas foi bem nas curvas e manteve o trajeto o tempo todo, sem desvios.

Com a versão Dynamique 2.0 o negócio é mais tenso, o motor dá conta do recado, são 148 cv a 5.750 rpm quando abastecido com etanol e 143 cv a 5.750 rpm quando abastecido com gasolina. O propulsor enche rápido e deixa a picape mais esperta. Por ser mais pesada, a 2.0 tem ainda mais estabilidade e deixa o motorista bem à vontade para arriscar ultrapassagens mais ousadas. No retão com a velocidade liberada, cheguei a 170 Km/l, seu limite, imagino eu. Mesmo assim, ela manteve o trajeto o tempo todo, sem sair da linha. O consumo da 1.6 foi de 8,4 Km/l e da 2.0 foi de 7,2 Km/l, sempre com o ar-condicionado ligado.

*Evento a convite da Renault do Brasil

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