PRIMEIRA VOLTA – Nissan lança New March tricilíndrico por iniciais R$ 35.990

Rio de Janeiro – A Nissan do Brasil acaba de revelar o novo motor 1.0 de três cilindros, o propulsor chega para substituir o antigo motor de quatro cilindros. A nova configuração rende 77 cv e 10 kgfm com gasolina ou etanol e ficou mais moderno e eficiente, passando a oferecer a tecnologia Flex Start, que dispensa o tanquinho de gasolina para partidas a frio. O mesmo motor será usado também na fabricação do New Versa de entrada.
O modelo produzido no Complexo Industrial da Nissan em Resende (RJ) é o primeiro modelo japonês lançado no segmento de veículos compactos agora também é o primeiro japonês a ser equipado com um moderno motor de três cilindros e 1.0 litro. Ele chega em mar as concessionárias de todo o país ao preço inicial de R$ 35.990.
O novo motor HR10 – derivado do motor HR12, de 1,2 litro utilizado pela Nissan em vários países -, é moderno, compacto e leve, por conta da redução da massa de componentes, como bloco, cabeçote, virabrequim, cárter, entre outros. O cabeçote (dotado de variador na admissão) e o bloco são de alumínio, materiais que colaboram para a redução do peso em relação ao propulsor utilizado anteriormente, de quatro cilindros (D4D) e que tinha bloco de ferro. A relação peso-potência é de 12,5 kg/cv.
Entre algumas das novidades, está o uso de corrente no lugar de correia para sincronização do virabrequim com a árvore do comando de válvulas (duplo e variável na admissão). As velas têm eletrodos de platina, substituídas também a cada 100 mil km. O novo motor de três cilindros e 1,0 litro atende à nova fase do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve L6), em vigor desde 1º de janeiro.
Com o novo propulsor, o Nissan New March foi reconhecido com a nota máxima (“A“) na sua categoria, obtendo algumas das melhores marcas de consumo na cidade e na estrada, com gasolina ou etanol. No ciclo urbano, o compacto faz 8,8 km/l, com etanol, e 12,9 km/l, com gasolina. Em estradas, as médias são de 10,3 km/l e 15,1 km/h, respectivamente. A relação da 5ª marcha foi alongada (0,821 para 0,7949) para baixar as rotações em velocidade de cruzeiro, também trazendo maior economia de combustível.
Chegou a hora de sentir no pé direito toda a força do novo motor 1.0 de três cilindros da Nissan. Na hora do test-drive foram quatro pessoas no carro, com a lotação máxima pude ver se realmente o motor dava conta do recado. E não é que deu, logo na primeira acelerada pude perceber que o torque maior fez as trocas de marchas serem mais rápidas e dando disposição para o compacto japonês.
O câmbio de cinco marchas é bem macio e não cansa em nenhum momento, assim como a suspensão que além de firme não deixa o carrinho na mão na hora de fazer uma curva mais acentuada ou mesmo quando passei por paralelepípedos. O barulho interno é um dos pontos positivos do March. Só nas subidas mais íngremes, que dele deixou a desejar, mais nada que uma redução bem feita não resolva. Enfim, o carro ficou bem melhor de andar e mais disposto, não é mais aquele molenga com o motor antigo, que parecia que não saia do lugar.
Confira os preços e conteúdo de cada versão do New March:
1.0 Conforto
R$ 35.990 (De série traz ar-acondicionado e direção elétrica progressiva, entre os destaques).
1.0 S
R$ 37.990 (Conta com travas, vidros e retrovisores elétricos, além de chave com telecomando).
1.0 SV
R$ 40.990 (Rádio + Bluetooth, farol de neblina, aerofólio, volante com comandos e roda de 15 polegadas).
*Evento a convite a Nissan do Brasil