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PRIMEIRA VOLTA – Hyundai i30 1.8 GLS 2015

Fotos: Marcus Lauria

CAMPOS DO JORDÃO – A convite do Grupo CAOA, fomos conhecer melhor alguns produtos da marca sul-coreana. Entre eles estavam disponíveis para teste o Hyundai i30, Elantra, ix35, Santa Fé e Grand Santa Fé. Dos cinco modelos oferecidos para um breve test-drive de São Paulo até Campos do Jordão, tive a oportunidade de dirigir três carros diferentes, entre eles o Elantra, i30 e o Grand Santa Fé.

Ao invés de falar de todos em um só texto, vou dividir em três textos mais completos para ficar mais fácil de entender e conhecer melhor cada veículo avaliado. Vou começar com o i30, modelo que tive mais contato. Não andamos na geração anterior, mas pela nova geração dá para ver que o novo i30 evolui bastante, principalmente em design externo e interno. Por fora o hatch médio coreano teve suas linhas atualizadas, que lembram bastante o HB20. Por dentro, a mesma senação, os materiais usados não são de excelente qualidade, mas se comparado a concorrência não deixa nada a desejar, apesar da utilização de muito plástico por toda parte. Com 2,65 m de entre-eixos, o espaço é suficiente para motorista e passageiros. No porta-malas cabem 378 litros.

Achar a posição de dirigir é fácil, o volante e o banco do motorista tem todas as regulagens necessárias para deixar o motorista bem à vontade para desfrutar dos atributos do carro. Os comandos dos vidros, volante e painel central estão todos a mão e a ergonomia é um dos destaques do interior do i30. Além do conforto da direção elétrica, que conta com três ajustes (Confort, Normal e Sport), que ajuda bastante nas manobras, assim como a câmera de ré, item muito importante nessas horas.

Ele conta com freio de estacionamento com controle eletrônico, uma tela de sete polegadas sensível ao toque fica ao centro do painel, sobre o console central e sistema de ar-condicionado com comando eletrônico. O novo Hyundai i30 tem até sete airbags para proteção dos ocupantes, além de ABS e EBD (distribuição eletrônica da força de frenagem) o sistema de controle eletrônico de estabilidade (ESP).

Em substituição ao antigo motor 1.6 flex, de apenas 122cv com gasolina e 128cv com etanol, chega o moderno 1.8 de 150 cavalos e torque de 18,2 kgfm a 4.700 rpm, sendo confeccionado em alumínio e dispondo de recursos como injeção direta de combustível e duplo comando de válvulas. A primeira geração usava um ultrapassado e beberrão motor 2.0 (145 cv e torque de 19,0 kgfm a 4.600 rpm). Em conjunto com o novo propulsor, está o câmbio automático de seis marchas, que permite trocas manuais, com conversor de torque. Agora ele faz de 0 a 100 km/h em 10,9 s (ante 12,3 do anterior), enquanto que a retomada de 40 a 80 km/h caiu de 6,5 s para 5,0 s. Seu consumo foi de 7,6 km/l na cidade e 13,3 km/l na estrada.

Estável, o novo i30 manda bem no quesito segurança ao volante, a suspensão é independente na frente e eixo de torção atrás, o que mantêm o hatch sempre estável, mesmo em curvas mais acentuadas, mas sem serem firmes em excesso para as buraqueiras das cidades. É possível perceber os barulhos externos dentro do carro em buracos maiores, ou em ruas com paralelepípedos.

O novo i30 com motor 1.8 já pode ser adquirido nas concessionárias da marca por iniciais R$ 75.600, na versão GLS sem teto solar, ou por R$ 91.900 com teto solar. Ele é oferecido nas cores preto, prata e branco. A garantia oferecida para o veículo é de cinco anos de garantia sem limite de quilometragem. Entre seus principais concorrentes estão o Chevrolet Cruze Sport6, Ford Focus, Peugeot 308, Fiat Bravo e VW Golf.

*viagem a convite da Caoa Montadora de Veículos S.A. – Hyundai

*FICHA TÉCNICA:

Motor/Performance
Motorização:     1.8
Alimentação     Injeção multi ponto
Combustível     Gasolina
Potência (cv)     150.0
Cilindradas (cm3)     1.797
Torque (Kgf.m)     18,2
Velocidade Máxima (Km/h)     206
Tempo 0-100 (Km/h)     9.5
Consumo cidade (Km/L)     7.4
Consumo estrada (Km/L)     11.7

Dimensões
Altura (mm)     1495
Largura (mm)     1780
Comprimento (mm)     4300
Entre-eixos (mm)     2650
Peso (kg)     1250
Tanque (L)     53.0
Porta-malas (L)     378
Ocupantes     5

Mecânica
Câmbio     Automática de 6 marchas
Tração     Dianteira
Direção     Elétrica
Suspensão dianteira     Suspensão tipo McPherson e dianteira com barra estabilizadora, roda tipo independente e molas helicoidal.
Suspensão traseira     Suspensão tipo eixo de torção, roda tipo semi-independente e molas helicoidal.
Freios     Quatro freios à disco com dois discos ventilados.

*Dados do fabricante

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