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PRIMEIRA VOLTA – Hyundai Elantra 2.0 GLS Flex 2014

Fotos: Marcus Lauria

CAMPOS DO JORDÃO – Após conhecer melhor o Hyundai i30, tivemos um contato maior com o sedan Elantra, o modelo, que é montado na fabricado em Ulsan, na Coreia do Sul, foi totalmente renovado em 2010 e ganhou linhas mais futuristas e agradáveis na versão 2015. Segundo a marca, o modelo recebeu 75 novos itens. Observado por fora, o sedan realmente chama a atenção com suas linhas nada discretas. Os traços da carroceria são uma aula de design e bom gosto. O Elantra foi revelado a imprensa mundial em novembro do ano passado no Los Angeles Auto Show, nos Estados Unidos e desde então vem sendo uma das atrações da marca no mundo.

Por fora, chama a atenção o seu novo design exterior. Logo de cara, é notado que a dianteira do sedan ganhou novo para-choque com ampla abertura de ar, a nova grade e os faróis. O desenho em L dos faróis de neblina também é novidade. Visto de lado, o Elantra revela o friso cromado na parte inferior dos vidros e as rodas de liga leve de 16 polegadas com desenho renovado pintadas em tonalidade cinza metálico. Atrás foi inserido um novo difusor preto com duas tonalidades tentando trazer uma certa esportividade ao carro.

Por dentro o acabamento é superior ao hatch i30, além disso, o Hyundai Elantra 2014 recebeu mudanças sutis no posicionamento das saídas de ar, nos controles e na altura do apoio de braços central dianteiro criaram uma impressão de alta qualidade, com visual ainda mais limpo. Para os que preferem se diferenciar, existe a opção de acabamento interno bege, oferecida apenas para carros na cor branca. O modelo tem bancos revestidos em couro e regulagem elétrica nos assentos dianteiros. O banco traseiro dispõe de porta-copos e tem encosto rebatível para ampliar a capacidade do porta-malas. Único opcional oferecido é o teto solar panorâmico com acionamento elétrico e cortina de proteção.

Além disso tudo, o Elantra traz também uma nova tela multifuncional de sete polegadas com navegação. O sistema multimídia inclui também leitor de CD, MP3, DVD, conexão Bluetooth e câmera de ré, além de permitir o controle de várias funções através dos comandos instalados no volante.

Completo, ele traz de série: Volante revestido em couro, bancos com regulagem elétrica (condutor) e coluna de direção regulável em altura e profundidade, painel de instrumentos tipo Supervision; painel de instrumentos e console central com iluminação por LED’s azuis. Também tem travamento das portas a distância; teto solar elétrico (disponível na versão top automática); retrovisores externos com indicadores de direção com LED; câmera de estacionamento com imagem na tela do kit multimídia; brake light com LED; retrovisores externos com desembaçador; e comando elétrico e faróis de neblina.

Segundo a marca, os engenheiros fizerem um novo tratamento acústico para o Elantra, entre eles foram utilizados novos materiais para absorver o ruído do motor, localizados ruído do motor, também foi instalado uma cobertura do motor antivibrações com maior espessura e maior área, a elevação da cobertura do motor, o que realmente deu resultado, quase não se ouve nada dentro da cabine.

O modelo avaliado estava equipado com o motor NU 2.0 DOHC Flex, especialmente desenvolvido para o Brasil, informa a marca Coreana. Ele que desenvolve 178 cv quando abastecido com álcool (E100) e 169 cv utilizando gasolina pura (E22). O torque máximo é, respectivamente, 21,5 kgfm e 20 kgfm. Durante o trajeto de São Paulo até Campos do Jordão, o modelo se mostrou disposto a fazer ultrapassagens seguras, as acelerações são lineares com muita disposição. Somente quando o acelerador é muito exigido é que nota-se um barulho vindo do motor, mas nada que incomode. O motor têm bloco e cabeçote em alumínio e camisas dos cilindros em ferro fundido. Possui duplo comando de válvulas continuamente variável (D-CVVT) e é montado sobre coxins hidráulicos.

Em conjunto está o câmbio automático Shiftronic de seis marchas, totalmente desenvolvida pela Hyundai, que permite ao motorista fazer trocas manuais quando preferir. O sistema não dá trancos e as reduções são quase imperceptíveis. Para facilitar as manobras está disponível a direção com assistência elétrica, que foi retrabalhada para ganhar rapidez nas respostas e maior sensibilidade ao longo das curvas. Nas curvas o sedan se saiu bem, mantendo sempre a trajetória e não escapando em nenhum momento, assim como nas retas, não se sente nenhuma flutuação da carroceria. Ele usa o sistema MacPherson, com molas helicoidais e amortecedores a gás de dupla ação na dianteira e eixo de torção na traseira.

Pensando também na segurança, o Elantra é bem equipado e traz de série seis airbags, sistema Vehicle Stability Management (gerenciamento de estabilidade do veículo), Electronic Stability Control (ESC – controle eletrônico de estabilidade), controle de tração, freios ABS com distribuição eletrônica da força de frenagem (EBD) and Brake Assist (assistente de frenagem) e cintos de segurança com pré-tensionadores.

O Elantra 2014 é vendido no Brasil em duas versões nas cores branca, prata e preta.O modelo de entrada GLS sai a R$ 89.750 e o GLS com teto-solar custa R$ 91.900. Caro ele vai sofrer para enfrentar a concorrência, como pesos pesados como Toyota Corolla e Honda Civic.

*viagem a convite da Caoa Montadora de Veículos S.A. – Hyundai

*FICHA TÉCNICA:

Motor/Performance
Motorização:     2.0
Alimentação     Injeção multi ponto
Combustível     Álcool     Gasolina
Potência (cv)     178.0     169.0
Cilindradas (cm3)     1.998     N/D
Torque (Kgf.m)     21,5     20,0
Velocidade Máxima (Km/h)     N/D     N/D
Tempo 0-100 (Km/h)     N/D     N/D
Consumo cidade (Km/L)     N/D     N/D
Consumo estrada (Km/L)     N/D     N/D

Dimensões
Altura (mm)     1445
Largura (mm)     1775
Comprimento (mm)     4530
Entre-eixos (mm)     2700
Peso (kg)     1194
Tanque (L)     56.0
Porta-malas (L)     420
Ocupantes     5

Mecânica
Câmbio     Automática com modo manual de 6 marchas
Tração     Dianteira
Direção     Elétrica
Suspensão dianteira     Suspensão tipo McPherson e dianteira com barra estabilizadora, roda tipo independente e molas helicoidal.
Suspensão traseira     Suspensão tipo eixo de torção, roda tipo semi-independente e molas helicoidal.
Freios     Quatro freios à disco com dois discos ventilados.

*Dados do fabricante

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