LançamentosNotícias

Primeira volta – Conheça o novo JAC T8, a nova maxivan Chinesa

Fotos: Marcus Lauria

Após ser revelado em São Paulo, a nova maxivan da JAC, a T8, chega ao Rio para ser avaliada pela imprensa especializada, junto com outros jornalistas do Espírito Santo, Belo Horizonte e Bahia. O JAC T8 é uma van diferenciada e sem concorrentes no mercado, segundo a própria marca afirma. O modelo foi criado para : transportar com extremo conforto sete pessoas, ao contrário das vans adaptadas que são vendidas em nosso mercado.

De acordo com a JAC, a T8 é destinada a empresas que necessitam de carros grandes para traslados executivos. O modelo foi adaptado ao mercado nacional, para atender as necessidades locais. A maxivan Chinesa atende as principais queixas dos consumidores desse segmento, como a ausência de um veículo que pudesse transportar, por exemplo, quatro pessoas e bagagem. De acordo com esses usuários, os maiores sedãs não comportavam esses serviços, à medida que as três pessoas que viajariam no banco traseiro não encontravam o conforto requerido.

O JAC T8 tem 5,1 metros de comprimento, 1,84 metro de largura e 1,97 metro de altura, ela é configurada no formato 2+2+3, onde as poltronas da fileira intermediária são individuais, reclináveis, removíveis e giram 360 graus. O modelo é equipado com bancos dianteiros com aquecimento e ajuste elétrico, teto solar, ar-condicionado com controle independente para o compartimento traseiro, luzes individuais de leitura, central multimídia com entrada USB e Bluetooth; entre outros itens. Fica devendo um GPS de série e uma regulagem de profundidade do volante.

O T8 vem com airbag duplo, cintos traseiros laterais de 3 pontos, travamento automático das portas à 15 km/h, sensor de estacionamento traseiro com câmera, portas com barras de proteção lateral, trava central e chave com destravamento remoto das portas, além de alarme antifurto.

Com uma distância entre-eixos de 3,08 metros, o T8 elimina quaisquer problemas quanto à acomodação das pernas de cada passageiro. E o melhor: atrás da última fileira de bancos, com o posicionamento “padrão”, o espaço para bagagem é de 1.310 litros. Se necessário, todos os bancos traseiros podem ser retirados, revelando um espaço de carga maior ainda, com 3.550 litros. Ou 4.800 litros se retirados também os dois centrais.

O T8 ainda tem em seu interior acendedores de cigarro e tomadas 12v de sobra, seis alto-falantes, rádio MP5 com antena externa e 6 porta-copos. Para o motorista tem volante revestido em couro com regulagem de altura, comandos multifunção e direção hidráulica. Além disso, oferece ainda abertura interna da tampa do tanque de combustível, retrovisores com acionamento elétrico e repetidor de seta, vidros elétricos, faróis com regulagem elétrica de altura, desembaçador traseiro, retrovisor interno antiofuscante, limpador traseiro com temporizador e quebra-sol com espelho de cortesia.

Sob o capô, um motor de 2 litros, com 16 válvulas e turbocompressor, assistido por intercooler, que rende suficientes 175 cv a apenas 5.400 rpm, com o torque máximo de 260 Nm mantendo-se constante de 2.000 a 4.000 rpm. Ele trabalha em conjunto com um câmbio manual de seis velocidades. Sua velocidade máxima é limitada a 165 Km/h e possui um tanque para 80 litros de gasolina para proporcionar mais autonomia. A suspensão dianteira possui com triângulos inferiores e superiores. Na traseira, que recebe o diferencial – a tração da T8 é nas rodas de trás –, a suspensão é constituída por um eixo rígido. Ambas contam com molas helicoidais progressivas e barras estabilizadoras. As rodas de 17” são em liga de alumínio com pneus 225/60 e os freios tanto dianteiros como traseiros são a disco ventilado com ABS e EBD.

PRIMEIRA VOLTA

Rio de Janeiro (RJ) – Nunca havia avaliado uma Van antes, fiquei curioso para ter essa primeira experiência. Ao chega na concessionária da JAC Motors, na Barra da Tijuca, fiquei logo de olho na T8. O modelo tem formas imponentes e linhas até agradáveis para uma Van. A grade cromada abaixo do capô chama a atenção logo de cara, assim como o enorme logo da JAC cromado em destaque na enorme tampa traseira.

Após a apresentação do produto, fui  direto ao T8 para ter a primeira experiência ao volante. Subir nele é fácil e rápido, após sentar no banco do motorista fui logo regulando o banco elétrico e o volante. Faltou mesmo para ficar perfeito a regulagem de profundidade do volante para ficar ainda mais fácil de dirigir a enorme van. Ligo a ignição e dou a partida no motor 2.0 turbo. Logo ao sair já sinto que ela é fácil de manobrar, não foi difícil passar entre dois carros.

Já no trajeto do test-drive pude acelerar bem o T8,  o propulsor 2.0 com 16 válvulas e turbocompressor, assistido por intercooler, que rende 175 cv a apenas 5.400 rpm, são satisfatórios para empurrar a van sem cansar o motor. Ela faz curva como um carro de passeio e o único barulho que escutamos no interior foi do turbo enchendo nas acelerações.

Após dirigir a van, fui para a parte traseira para conhecer o espaço destinados aos passageiros. Os bancos são confortáveis e deixam todos bem á vontade, há espaço de sobra para as pernas em qualquer banco e o ar-condicionado individual para quem vai atrás deixa o ambiente bem gelado. Enfim, o T8 atende as necessidades de quem precisa de uma van para o transporte de passageiros e tem todos os requisitos necessários para o trabalho para qual foi designada.

*Evento a convite da JAC Motors do Brasil

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo