NotíciasReportagens

O melhor lugar do mundo para comprar carros elétricos?

Foto: Divulgação

Você sabe qual é o melhor lugar do mundo para comprar e dirigir carros elétricos? Pode ser que você considere a Califórnia, nos Estados Unidos, onde há incentivos para compra de carros elétricos que podem chegar a U$$7.500 dólares, tem uma das melhores infraestrutura para VE do mundo, alguns privilégios, como poder dirigir em faixas exclusivas e não pagar taxa de licenciamento.

Porém, você pode ter respondido que é Londres, Inglaterra. Afinal de contas, a cidade Londrina tem pretensão de ser a capital mundial do carro elétrico. Por lá os incentivos de compra do VE superam U$5.000, não se paga taxas de licenciamento e congestionamento, pode-se estacionar free no disputado aeroporto de Heathrow, dirigir em faixas exclusivas entre outros benefícios.

Mas, se você seguiu esta lógica, não acertou a resposta. Logo, o jeito é continuar tentando, pois imagino que você não seja do tipo que desista facilmente dos desafios, não é mesmo? Então pode ser que tenha escolhido Israel, onde o governo investe enormemente no desenvolvimento do carro elétrico. Por lá, há uma forte parceria entre o governo e a empresa Norte Americana Better Place, a fim de tornar o VE acessível ao consumidor. Até agora, os resultados foram positivos.

Pode ser que você tenha pensado também em outras cidades europeias. Paris, França, tem um ambicioso projeto para mobilidade elétrica. O sistema de compartilhamento de carros “BlueCar” tem sido o de maior sucesso na Europa. Amsterdam, Holanda, Viena, Hungria, Lisboa, Portugal entre outras, investem volumosos recursos financeiros para ampliar a participação dos carros elétricos. Porém, lamento informar que você ainda não encontrou a resposta certa.

Então, imagino que você tentará encontra-la em outro continente, que tal o asiático? Afinal de contas, quase tudo de positivo no setor automobilístico ocorre daquele lado do mundo. Na China, por exemplo, o governo acaba de anunciar um agressivo programa de incentivo para fabricar dois milhões de carros elétricos até 2020.

Por lá, pode-se obter até US$20.000 de incentivo do Governo para comprar um carro elétrico. Você pode, também, ter escolhido o Japão que é um grande investidor em P&D para o aprimoramento dos VEs e lidera as vendas globais de carros híbridos.

Até aqui você não acertou, mas não desista, pois não deverá estar muito longe de alcançar a meta. Quem sabe a Índia seja o melhor local para ter um carro elétrico, pois recentemente o governo com apoio de algumas montadoras, criaram um robusto programa de incentivo a compra de VEs.

Bom, então só pode ser a Noruega, onde os benefícios são de aproximadamente US$8.200 dólares para compra do carro elétrico novo. Por lá, quem dirige VEs tem vaga a sua disposição em lugares onde elas são escassas, como é o caso do centro de Oslo e pode circular por faixas exclusivas de ônibus enquanto os demais ficam nos congestionamentos.

Além disso, na Noruega em 2012, 3% das vendas de carros foram elétricos. Esse é o maior market share global e a infraestrutura de serviços para apoiar a mobilidade elétrica esta entre as melhores do mundo.

Lamento mais uma vez, mas você infelizmente ainda não encontrou a resposta correta. Então, afinal de contas, qual é o melhor lugar para comprar e guiar carros elétricos? A resposta é a Estónia. No país do Leste Europeu, o governo está lançando incentivos que podem chegar a 50% do preço de compra do carro elétrico. Além disso, eles contarão com a melhor infraestrutura para mobilidade elétrica do mundo.

Esteja onde estiver, o carro elétrico estará sempre próximo a uma estação de carregamento, cuja distância máxima entre elas é de apenas 25 quilômetros. Isso garante ao motorista de VEs, por exemplo, cruzar o país sem o risco de ficar sem local para carregar a bateria do carro. O governo aposta em grande expansão dos veículos elétricos. Vamos aguardar para conferir.

Fonte: www.verdesobrerodas.com.br

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo