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Avaliação – Hyundai Azera GLS 3.0L V6 Aut. 2016

Fotos: Marcus Lauria

As vezes nos surpreendemos com alguns automóveis que passam por nossas mãos. E as vezes nos decepcionamos, isso é normal, criamos expectativas baseado no que os outros falam e no que vemos. Mas no caso desse teste, a surpresa foi para o lado positivo. A importadora CAOA mudou sua forma de trabalho junto a imprensa especializada, e está dando a chance de nós, profissionais da área automotiva, de conhecer melhor os carros da marca. Ponto para o Grupo, que com essa atitude, vai conseguir alcançar ainda mais a confiança do consumidor, que só tinha como base os testes de revistas especializadas, ou jornais de grande circulação.

A era digital está aí, avisando aos empresários do setor e as assessorias de imprensa das montadoas, que o futuro é a tela do computador, as que já perceberam isso, estão na frente, e se continuarem com esse trabalho, vão conquistar cada vez mais espaço na mídia digital e divulgar ainda mais os seus produtos. Agora vou deixar de lado agora esse papo, e partir para as impressões do carro, que é o que interessa para você que tirou um tempo para ler o site CarPoint News.

A CAOA nos cedeu gentilmente para um teste mais longo, o Hyundai New Azera, o modelo só é vendido em uma única versão aqui no Brasil, completa de tudo. A versão avaliada, já apresenta as mudanças feitas recentemente no sedan de luxo da marca. Entre as principais novidades, estão: novo painel multimídia, teto solar panorâmico, bancos dianteiros e volante com aquecimento, regulagem elétrica e memória para duas pessoas, cortina manual nos vidros laterais da segunda fileira e cortina automática retrátil no vidro traseiro.

Tirando as novidades tecnológicas e de conforto, as mudanças pontuais feitas na parte externa são as mais significativas. As linhas do sedan são imponentes, e chamam a atenção por onde passa. Dentre elas, destaco o tamanho, que ficou 10milímetros maior no comprimento que a anterior, graças as novas linhas do para-choque traseiro, que revela dois tons. Também faz parte das mudanças, as novas saídas de escapamento, com desenho renovado. A grade dianteira em conjunto com o novo para-choque com os faróis de neblina, dá um toque de robustez ao sedan Coreano.

Por dentro, o sedan recebeu atualizações importantes, como o novo painel central, com controles ergonomicamente mais acessíveis, como os de aquecimento e ar-condicionado. Além de uma imponente tela de navegação de 8 polegadas. O modelo conta ainda com Bluetooth®, sistema Multimídia completo com comando de áudio no volante, faróis de xenônio, rodas de 18” polegadas, retrovisor interno eletrocrômico e retrovisores externos elétricos com desembaçador. Ao entrar no carro o banco e o volante se afastam facilitando essa entrada, uma ótima sacada da Hyundai. Pensando em segurança, a Hyundai não mediu esforços, e tratou de instalar nove airbags – incluindo bolsas laterais para a segunda fileira de assentos e de joelho para o motorista. O conforto oferecido pelo New Azera ode ser desfrutado tanto pata quem vai na frente, como para os passageiros do banco de trás.

Para empurrar o New Azera, a Hyundai apostou no motor Lambda II, um V6 DOHC de 3.0 litros, 24 válvulas, MPI, que rende 250 cv. De acordo com a marca, esse propulsor está em sua segunda geração e recebeu vários avanços tecnológicos. Ele faz de 0 a 100 km/h, em 8,7 segundos. Feito em alumínio, o propulsor tem quatro válvulas por cilindro, jatos de óleo para resfriamento dos pistões, corrente de sincronismo roletada, revestimento do sulco do anel superior com Níquel-Cromo por deposição física de vapor (Physical Vapor Deposition – PVD) e válvulas com dupla variação contínua de abertura (Dual Continuously Variable Valve Timing – D-CVVT), para uma distribuição mais ampla de potência. Um sistema de admissão variável de três estágios amplia ainda mais a curva de potência para melhorar a aceleração do veículo e seu desempenho nas ultrapassagens. As acelerações são tímidas no início, mais depois que pega embalo, o sedan Coreano roda muito bem. Além da posição de dirigir bem agradável.

Em conjunto está a caixa automática, – projetada e fabricada pela própria Hyundai -, de seis marchas com controle manual Shiftronic, ela é bem escalonada e oferece trocas suaves. O sistema tem um modo econômico ativo (Active Eco Mode) de funcionamento, que modifica o gerenciamento do motor e da transmissão para melhorar a economia de combustível, resultando numa redução de consumo de mais de cinco por cento em condições reais de utilização. Ela usa o tradicional conversor de torque ultraplano, marchas tem dimensões extremamente compactas e é muito leve.

O New Hyundai Azera custa R$149.990 e chega para brigar com os concorrentes Alemãs. Mas essa briga ainda vai ser demorada, apesar do New Azera ter muito requinte e luxo disponível para o motorista e os ocupantes, a qualidade dos carros alemães é quase insuperável. Mas pelo valor do Azera, e pelo que ele entrega, o carro passa a ser uma opção mais barata para quem ainda não tem dinheiro suficiente para adquirir um modelo Alemão. #ficaadica

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