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Audi S8 Plus: Luxo e requinte a 300 km/h!

Fotos: Divulgação / Arte: Renato Pereira

Em 1994, a Audi AG lançou seu maior sedan, o modelo A8, para disputar o acirrado mercado dos veículos da categoria Full-Size Luxury Car (mais de 4,8 metros de comprimento) principalmente com as arqui-rivais BMW e seu 7 Series e a Mercedes-Benz com a S-Class.

Conforme já mencionado em matérias anteriores, as montadoras européias em geral e alemãs em particular tem o hábito de lançar versões de altíssimo desempenho e performances esportivas de seus modelos de alto luxo.  Logo, a BMW disponibilizava a versão M Sport para os 7 Series e a Mercedes-Benz tinha a versão S65 AMG para o S-Class.  A Audi logicamente não ficaria para trás, e a divisão Quattro GmbH se encarregou alegremente da produção do modelo S8, na planta de Neckarsulm, com sua visão peculiar de como deveria ser um sedan de dimensões navais com perfomance de um super coupé esportivo, lançado em 1996.

Os anos passaram, as versões originais evoluiram, seus “irmãos” especiais idem, o mercado no segmento só faz crescer no Mundo Civilizado e, em 2012, a concorrência se viu diante de um modelo S8 Quattro difícil de ser superado. Com nova motorização 4.0 V8 TFSI bi-turbo de 520 Cv de potência (substituindo o motor 5.2 V10 aspirado da versão anterior), transmissão TipTronic de 8 velocidades, tração integral permanente e suspensão a ar o enorme sedan, construido quase inteiramente em alumínio, repleto de tudo o que havia de mais avançado em tecnologia e eletrônica embarcada, acelerava de 0 a 100 km/h em 4,2 segundos e atingia a velocidade máxima de 250 km/h de forma absurdamente rápida, e não ultrapassava essa marca porque o sistema de limitação eletrônica entrava em ação e não deixava o carro acelerar mais. Estava bom? Para qualquer um, provavelmente estava mais do que bom, menos para a Quattro GmbH, que colocou mãos à obra e acaba de lançar o S8 Plus 2016!

Isso porque a concorrência no segmento é muito forte, como Mercedes-Benz AMG S63 com 577 Cv, BMW Alpina E65 B7 540 Cv, Porsche Panamera Turbo S com 570 Cv e Jaguar XJR com 550 Cv, entre outros poucos, podem confirmar e, embora aqui no fim do Terceiro Mundo as perguntas sejam invariavelmente “para que tudo isso”, “para andar aonde” e outras pérolas, o Mundo Civilizado sabe da necessidade e importância dos veículos de alto luxo e alto desempenho.

O novo Audi Quattro S8 Plus chegou com força total. Afinal, seu motor 4.0 V8 TFSI bi-turbo chega agora a impressionantes 605 Cv de potência máxima, atingindo os 100 km/h a partir da imobilidade total, com seus 1.975kg de peso total, em 3,8 segundos e limitado eletronicamente em 305 km/h de velocidade máxima. A título de comparação, O Huracán LP610-4, superesportivo  da Lamborghini com motor 5.2 V10, 610 Cv de potência e pesando 1.422 Kg registrou a marca de 3,2 segundos em sua medição de aceleração de 0 a 100 km/h. Ambos são dotados de transmissão automatizada (8 marchas para o S8 e 7 marchas para o Huracán com paddle-shift em ambos), tração integral permanente e a relação peso x potência do S8 Plus sendo de 3,26 Kg para cada Cv, enquanto essa relação no Huracan é de 2,33 Kg/Cv. Em comum entre os modelos? Nada além de pertencerem à Volkswagen, terem mais de 600 Cv de potência disponíveis, já que o S8 Plus é um sedan Full-Size Luxury Car e o Huracán é um Superesportivo, segmentos e engenharia totalmente díspares mas com performances muito próximas.

Logicamente grande parte de seu desempenho se deve à sua arquitetura e construção. Não adianta nada colocar um conjunto mecânico de última geração em um carro com um projeto antiquado e retrógrado porque não vai adiantar nada. Sua estrutura denominada Audi Space Frame, inteiramente em alumínio – porém, com diversas variações de ligas e espessuras e apenas as colunas B são feitas em aço de ultra-alta resistência – pesando 231 kg, nada menos do que 100 kg mais leve do que as similares da concorrência, uma tremenda diferença em um carro com 5,15 metros de comprimento e 2,00 metros de largura.

O novo Audi S8 Plus Quattro chegará no mercado em novembro, e é dispensável mencionar que é repleto de tudo o que se pode imaginar – e o que nem se imagina, mas está lá… – em eletrônica embarcada, todos os ítens de segurança, conforto e comodidade que sempre rechearam as versões S e RS da montadora de Ingolstadt, com um preço inicial de €145.200, algo em torno de R$ 563.376,00 pela cotação de hoje (€1,00 = R$3,88) na Alemanha. Se virá para o Brasil? Acredito que a Audi do Brasil oferecerá o modelo por aqui, como sempre faz com toda a maior parte da linha da matriz, porém, se isso não acontecer nada impede que os interessados procurem as empresas especializadas em importação direta.

 

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