CarrosNotícias

Nissan Qashqai lança sistema que ajuda estacionar

Foto: Divulgação / Nissan Qashqai

Junto com a estreia novo motor 1.6 dCi, o Nissan Qashqai passa a contar com inédito sistema de auxílio para estacionar, chamado de AVM (“Around View Monitor”) e que funciona através de 4 pequenas câmaras (grande angular) colocadas na carroceria do modelo. O sistema já tinha sido introduzido no modelo Elgrand, no Japão (em 2007), as câmeras captam imagens à frente e atrás do veículo (instaladas na grade e na tampa do porta-malas), e em duas áreas nas laterais (sob a moldura dos espelhos retrovisores), projetando-as depois no monitor que está no console central (Nissan Connect), modo que  também assegura a leitura da navegação.

Com esse sistema, as manobras ficam mais fáceis, quase permitindo o estacionamento sem precisar ver, como no Park Assist da VW. Para esse efeito basta olhar o visor e ver o percurso ou os obstáculos em tempo real, numa visão panorâmica de 360 graus da área em volta. Os limites do perímetro envolvente são dados por linhas gráficas de referência e o sistema ativa-se automáticamente assim que se engrena a marcha ré. Abaixo dos 10 km/h basta pressionarmos a tecla “câmera” (debaixo do visor) para ativar o sistema. O motorista também pode aceder separadamente às imagens de cada uma das referidas câmeras.

O sistema estará disponível a partir de janeiro de 2012, uma vez que a produção se iniciou em novembro deste ano. Este “Monitor de Visualização” está disponível como equipamento de série nas versões mais equipadas (Tekna Premium) dos Qashqai e Qashqai+2. Nas versões Tekna Sport é um opcional com um custo de 350 euros (incluindo o sistema Connect), que sobe para os 400 euros para as versões Acenta.

Veja no vídeo como funciona:

 

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo