CarrosNotícias
Tendência

Mercedes-Benz se prepara para ser totalmente elétrica até o fim da década

A Mercedes-Benz está mudando de “primeiro elétrico” para “somente elétrico”, acelerando em direção a um futuro sustentável e digitalizado até o final da década, naqueles mercados que apresentarem as condições para isso. Até 2022, a empresa terá veículos elétricos a bateria (BEV) em todos os segmentos onde atua. E a partir de 2025, todas as novas arquiteturas de seus lançamentos serão prioritariamente elétricas. Assim os clientes terão sempre uma alternativa totalmente elétrica para cada modelo que a marca produz.

Os investimentos em veículos elétricos a bateria entre 2022 e 2030 totalizarão mais de 40 bilhões de euros (cerca de R$ 240 bilhões).  A aceleração e o avanço do plano de portfólio EV estão baseados em uma estratégia com os seguintes pontos principais: tecnologia, produção, pessoas e financeiro.

Em 2025, a Mercedes-Benz lançará três arquiteturas exclusivamente elétricas. Um dos integrantes dessa tríade é o MB.EA, que  cobrirá todos os automóveis de passageiros de médio a grande porte, estabelecendo um sistema modular escalável como a espinha dorsal elétrica para o futuro portfólio de EV. Já o AMG.EA  será uma plataforma de veículos elétricos de alto desempenho voltada para clientes da Mercedes-AMG destinados para tecnologia e desempenho. Por fim, o VAN.EA  inaugura uma era para vans elétricas e veículos comerciais leves feitos sob medida, que contribuirão para o transporte e as cidades livres de emissões no futuro.

Após reorganizar suas atividades para colocar planejamento, desenvolvimento, compras e produção, a Mercedes-Benz irá aprofundar o nível de integração vertical na fabricação e desenvolvimento e internalizar a tecnologia de condução elétrica. Esta etapa inclui a aquisição da YASA, empresa de motores elétricos sediada no Reino Unido. Com esse acordo, a Mercedes-Benz obtém acesso a tecnologia exclusiva de motores de fluxo axial e experiência para desenvolver motores de alto desempenho para as próximas gerações.

Os motores elétricos internos, como o eATS 2.0, são uma parte fundamental da estratégia com um foco claro na eficiência e no custo geral de todo o sistema, incluindo inversores e softwares.

A Mercedes-Benz está desenvolvendo atualmente o Vision EQXX, um automóvel elétrico com uma autonomia real de mais de 1.000 quilômetros, visando a um número de um dígito para Kwh por 100 quilômetros (mais de 9,6 km por Kwh) em velocidades normais de condução.  A apresentação mundial será em 2022 e os avanços tecnológicos obtidos com Vision EQXX serão adaptados e aplicados para uso potencial em novas arquiteturas elétricas.

Carregamento

A montadora também está trabalhando na definição de novos padrões de carregamento: o “Plug & Charge” permitirá que os clientes conectem, carreguem e desconectem sem a necessidade de etapas extras para autenticação e processamento de pagamento. Essa estrutura entrará em operação com o lançamento do EQS no mercado ainda este ano na Europa.

Além disso, a empresa vem atuando com a Shell na expansão da rede de recarga. Os clientes terão acesso aprimorado à rede de recarga da Shell, que consiste em mais de 30.000 pontos de carga até 2025 na Europa, China e América do Norte – incluindo mais de 10.000 carregadores rápidos em todo o mundo.

“A transformação do mercado se mostra cada vez mais acelerada. E deve chegar à América do Sul nessa corrente também. Estamos monitorando e atendendo essas transformações. Somos pioneiros no segmento premium aqui no Espírito Santo e estamos atentos a essa tendência para contemplar esse novo mercado e esse novo consumidor.  A Mercedes-Benz assume o protagonismo em sustentabilidade e inovação em todos os âmbitos, local e mundial”, observa o gerente comercial da Vitória Motors Mercedes-Benz, Márcio Lessa.

Dados comprovam força

O gerente destaca: o mercado automotivo experimentou o crescimento de 66,5% na compra de modelos elétricos no ano passado, tornando 2020 o melhor ano de venda desses carros desde 2012, segundo dados divulgados pela Associação Brasileira de Veículo Elétrico (ABVE). A Vitória Motors Mercedes-Benz está alinhada aos novos conceitos e oferece o suporte necessário para a manutenção, revisão e informações para carregamento de veículos como o EQC 400 4Matic, o primeiro carro elétrico da montadora.

“O EQC 400 4Matic é equipado com uma bateria íon-lítio com um conteúdo energético de 80 kWh. Isso possibilita uma autonomia elétrica de até 440 km. Além disso, com dois motores e tração nas quatro rodas, o modelo entrega 408 cv de potência e atinge uma velocidade de 100 km/h em até 5,1s. Sem dúvidas, um diferencial enorme de desempenho. O mercado vai acelerar mais. E embarcamos nessas mudanças”, destaca Lessa.

Fonte: aldeiaconteudo.com.br

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo