CarrosNotícias
Tendência

Mercedes-AMG GT R PRO chega ao Brasil por R$ 1.699.900

as pistas para as ruas: chega ao Brasil o Mercedes-AMG GT R PRO, modelo topo de linha da família superesportiva da marca. Essa edição limitada do consagrado Mercedes-AMG GT foi aperfeiçoada em muitos detalhes para proporcionar ainda mais desempenho nas pistas de corrida. A potência otimizada, a nova suspensão, o acerto da aerodinâmica, resultando numa força vertical ainda maior, bancos tipo concha com peso leve e rodas com peso reduzido contribuem para o dinamismo aprimorado da condução e tempos ainda mais rápidos em pistas fechadas.

A nova geração dos volantes AMG

O AMG GT R PRO está recebendo o novo volante AMG performance que teve sua estreia no Mercedes-AMG GT 4 portas. Ele se caracteriza por seu design esportivo, parte inferior plana, além da operação intuitiva. A cobertura, em couro napa, é perfurada nos lados para assegurar uma ótima pegada, permitindo um estilo de pilotagem ainda mais esportivo, com trocas de marchas manuais.

As teclas Touch Control integradas podem ser usadas para controlar as funções do painel digital e da tela multimídia por meio do deslizamento dos dedos. O sistema Active Distance Assist DISTRONIC e o controle de velocidade de cruzeiro, por exemplo, podem ser ajustados nos painéis de controle à esquerda. Os painéis de controle da direita são usados para ativar o controle por voz e o telefone, além de regular o volume do som e outras funções do sistema multimídia.

Os programas de condução AMG podem ser acionados por meio do controlador. O modo selecionado é mostrado no display LCD integrado diretamente ao controlador.

As duas teclas do display livremente configuráveis e as teclas adicionais no lado esquerdo permitem que mais funções AMG possam ser controladas diretamente no volante. Isso significa que o condutor pode se concentrar totalmente na condução dinâmica, sem ter que tirar as mãos do volante. Cada função necessária pode ser identificada no ícone do display e seu interruptor é acionado pelo condutor para colocá-la em ação. Assim, as duas funções AMG preferidas podem ser definidas e os ajustes modificados com apenas um toque.

Display de instrumentos totalmente digital

Como no AMG GT Coupé 4 Portas, a nova telemática do modelo AMG GT PRO conta com o inovador display de instrumentos totalmente digital, com painel de 12,3 polegadas e tela multimídia de 10,25 polegadas no console central. O conjunto, com um design totalmente novo da tela, disponibiliza três estilos de mostradores específicos da AMG: “Classic”, “Sport” ou “Supersport”. O modo “Supersport” exibe informações específicas da AMG, como um aviso esportivo, característico do automobilismo, para trocar a marcha por uma mais elevada quando no modo de transmissão manual. Por meio da tecla Touch Control à esquerda, as informações desejadas podem ser exibidas no lado esquerdo ou direito do instrumento – como, por exemplo, os clássicos velocímetros e conta-giros, informações de navegação ou dos sistemas de assistência e até dados detalhados sobre o motor. Condutores mais esportivos, podem também escolher entre mostrador de forças G e os valores momentâneos de potência e torque.

Teclas inovadoras no console central

O item que mais chama a atenção no interior é o console central com seu design V8 estilizado, que não apenas destaca a proposta de desempenho da marca, mas também atende perfeitamente aos requisitos funcionais. O AMG GT R PRO recebe agora as inovadoras teclas coloridas no console. Eles integram a dinâmica do display com o volante, chassi, ESP®, sistema de escapamento, defletores traseiros e função start-stop. Com sua tecnologia TFT, essas teclas usam símbolos intuitivos para mostrar a função e são fáceis de ativar, com apenas um leve toque. As teclas do display são complementadas pelos dois seletores para os programas de condução e controle do volume.

Registro de dados nas pistas de corrida: AMG TRACK PACE

Registrando dados no uso em pistas de corrida fechadas, como um piloto, a função AMG TRACK PACE proporciona uma variedade de funções significativamente mais ampla e precisa. O AMG TRACK PACE é um componente de série do sistema de informação e entretenimento COMAND online.

Quando essa função é ativada em uma pista, mais de 80 conjuntos de dados específicos do veículo (velocidade e aceleração, por exemplo) são registrados dez vezes por segundo. Acima deles, há indicações dos tempos de volta e setores, além da diferença do tempo de referência. Como os elementos específicos são mostrados em verde ou vermelho, o piloto pode ver num relance, sem ler os números, se está mais rápido ou mais lento do que o melhor tempo anterior.

Após realizar algumas voltas rápidas, o piloto pode usar os dados para analisar e, se necessário, melhorar sua performance ao volante. Além disso, os valores de aceleração e desaceleração podem ser medidos e armazenados. Graças a um novo algoritmo, que determina a posição do veículo com a maior precisão possível, o AMG TRACK PACE detecta até mesmo quando o veículo sai do circuito ou a volta foi encurtada. Isto é feito com a utilização dos dados do GPS, assim como dos sensores do veículo (aceleração, giroscópio, ângulo de esterço, rotação das rodas).

Os dados são mostrados na tela multimídia e no painel digital. Pistas de corrida mais conhecidas como, por exemplo, Nürburgring ou Spa Francorchamps, já estão armazenadas no sistema. Além dessas, também é possível registrar seus próprios circuitos.

Exterior: integração com a família AMG GT ainda mais reforçada

Os novos controles de luminosidade dos faróis LED de alto desempenho agora têm paralelo com os do AMG GT coupé de 4 portas, e reforçam ainda mais a integração da família AMG GT R PRO. Uma guia luminosa reúne as funções de luz de condução diurna, luz de navegação e indicador de direção.

O sistema de refletores multicâmera com três refletores individuais cada para o farol baixo e farol principal asseguram não apenas ótima iluminação da estrada, mas também dá ao AMG GT R PRO um visual esportivo e dinâmico, que ganha ainda mais profundidade ótica graças ao fundo preto. As luzes das lanternas traseiras de LED também parecem ainda mais profundas e esportivas devido ao fundo negro.

O novo visual da parte traseira é marcante, o difusor esportivo preto foi redesenhado e, ao mesmo tempo, a cobertura da ponteira do escapamento foi visualmente adaptada ao formato do AMG GT coupé de 4 portas. O veículo traz agora duas coberturas duplas da ponteira do escapamento redondas. O design traseiro mantém sua forma diferenciada com a grande cobertura do escapamento posicionada ao centro.

O AMG GT R PRO está ganhando uma nova soleira AMG em fibra de carbono na parte inferior. Ela cria um visual ainda mais dinâmico. Usados em combinação com o pacote exterior opcional, que reforçam as características do modelo.

Uma nova opção é o pacote com o assistente de estacionamento PARKTRONIC, câmeras de ré e frontal, que aumentam a praticidade nas manobras para o dia-a-dia.

Ainda mais agilidade com o AMG DYNAMICS

Um novo item nos modos de condução “Slippery” “Comfort”, “Sport”, “Sport Plus”, “RACE” e “Individual” do AMG DYNAMIC SELECT: o novo AMG GT PRO agora também vem com o AMG DYNAMICS. Essa regulagem integrada da dinâmica de condução expande as funções do ESP® para dosar com exatidão a distribuição de força no eixo traseiro e as características da direção.

O AMG DYNAMICS calcula até mesmo como o veículo irá reagir. Para isso, o sistema usa os sensores disponíveis que detectam a velocidade, ângulo do volante ou o grau de mudança de direção, por exemplo. Baseado no princípio de controle do piloto, é possível antecipar o comportamento do veículo com base nas ações do motorista e os dados dos sensores. O condutor tem uma sensação muito autêntica ao dirigir, com alto dinamismo nas curvas e ótima tração, assim como uma alta estabilidade e dirigibilidade previsível. Mesmo os mais experientes ganham uma excelente assistência sem se sentirem controlados pelo sistema.

Os diferentes modos do AMG DYNAMICS são chamados “Basic”, “Advanced”, “Pro” e “Master”. A seleção dos programas de condução indicada na tela multimídia agora mostra o novo símbolo do AMG DYNAMICS junto com o termo adicional relevante no momento.

· O termo “Basic” é atribuído aos programas de condução “Slippery” e “Comfort”. Nesse caso, o AMG GT mostra caraterísticas excepcionalmente estáveis com alto grau de restrição ao giro longitudinal.

· O modo “Advanced” é ativado no programa “Sport”. Assim, o AMG GT R PRO ganha um equilíbrio neutro. A menor restrição à mudança de direção, menor necessidade de movimentação do volante e maior agilidade ajudam em manobras dinâmicas como a condução em estradas muito sinuosas.

· “Pro” (abreviatura de “profissional”) faz parte do programa “Sport+”. Em “Pro”, o motorista recebe ainda mais assistência para manobras dinâmicas de direção, enquanto a agilidade e a precisão são ainda mais elevadas ao fazer curvas.

· “Master” é ligado ao programa de condução RACE. O modo “Master” é apropriado para condutores que desejam experimentar o dinamismo e o prazer de dirigir em circuitos fechados. O “Master” proporciona um equilíbrio extremamente neutro ao veículo, menor necessidade de esterço e direção mais ágil. Dessa forma, o modo “Master” garante máxima agilidade e explora integralmente o potencial dinâmico do automóvel.

Mais próximo às pistas de corrida do que nunca

A nova edição limitada topo de linha AMG GT R PRO é caracterizada por um dinamismo de condução ainda maior, especialmente na pista de corrida. A experiência dos veículos de competição AMG GT3 e AMG GT4 entrou em seu desenvolvimento. As medidas provenientes do automobilismo esportivo podem ser agrupadas em quatro áreas: suspensão, construção leve aerodinâmica e visual.

Suspensão: o acerto ideal

A nova suspensão AMG tipo coil-over (com molas em torno dos amortecedores) oferece mais opções para adaptar a regulagem a cada circuito. Como no automobilismo profissional, o piloto pode não apenas escolher mecanicamente a carga das molas, mas também ajustar a compressão e expansão dos amortecedores. Isso é feito rápidamente e precisamente sem necessidade de ferramentas de um sistema. O grau de compressão é ajustado separadamente para movimentação em alta e baixa velocidades. Isso significa que as regulagens podem ser ajustadas para movimentos de compressão lentos ou rápidos, como é comum no automobilismo. Assim é possível influenciar de forma ainda mais seletiva a rolagem e o mergulho da carroceria, assim como a tração do AMG GT R PRO.

O eixo dianteiro é equipado com uma barra de torção ajustável feita de fibra de carbono com baixo peso. Sua contrapartida na traseira, feita de aço e ajustável da mesma forma, também poupa peso graças a seu design, utilizando tubo oco.

O Mercedes-AMG GT R PRO vem equipado agora com juntas esféricas nos braços superiores. Elas são significativamente mais resistentes ao desgaste que as juntas de suspensão tradicionais e, graças ao seu design, não permitem jogo, isto é, o alinhamento e a cambagem não mudam, mesmo sob altas solicitações.

O painel feito de fibra de carbono na parte inferior da traseira também contribui para a alta precisão da dirigibilidade. Esse elemento leve e rígido endurece a estrutura da traseira, acrescentando assim, ainda mais estabilidade à carroceria.

Os coxins eletronicamente controlados do motor e da transmissão também tiveram a regulagem modificada para aumentar ainda mais a agilidade e proporcionar respostas com alta precisão e clara sensibilidade.

O equipamento de série do modelo também inclui o Track Package, que inclui um sistema de proteção anticapotagem, cintos de segurança de quatro pontos para o condutor e passageiro da frente e um extintor de incêndio de dois quilos (exclusivamente para uso em pistas de corrida).

A gaiola de aço aparafusada do sistema de proteção anticapotagem consiste em uma barra de proteção principal, uma barra para montagem dos cintos e duas barras traseiras, assim como uma barra diagonal em X na traseira. O sistema aumenta ainda mais a rigidez do veículo e, dessa forma, exerce uma influência positiva no dinamismo de condução do veículo.

Construção leve: componentes em fibra de carbono e novas rodas forjadas

Além de um conjunto de componentes de fibra de carbono, o peso é reduzido pelo sistema de freios de cerâmica de alta performance de série, com pinças exclusivas pintadas de amarelo. O superesportivo também pode vir com uma nova roda de liga leve com raios em Y em preto suave, com a superfície finamente polida. Ou a nova roda forjada com 10 raios duplos em cinza titânio, ou preto suave, ambas finamente polidas. As leves rodas AMG, com cinco raios duplos são, opcionalmente, pintadas com exclusividade em cinza ou preto titânio e tem acabamento em alto brilho na flange do aro.

Aerodinâmica

O acerto refinado da aerodinâmica também contribui para aumentar o rendimento total do modelo. O avental dianteiro redesenhado foi equipado com duas aletas nas laterais, feitas de fibra de carbono com revestimento transparente. As aletas inferiores se juntam de forma quase contínua ao defletor dianteiro, que foi estendido ainda mais para a frente e é sustentado por pequenas barras metálicas, que estabilizam o defletor em altas velocidades. Além disso, eles são inspirados nos modelos do mundo do automobilismo.

As barras (aberturas de ventilação) nas asas dianteiras ventilam as caixas das rodas e contribuem, consequentemente, para reduzir o levantamento do eixo dianteiro em alta velocidade. Na traseira, um elemento aerodinâmico de fibra de carbono com revestimento transparente no arco da roda, em cada lado, se eleva verticalmente até quase o nível das lanternas traseiras. A interação de todas essas medidas reduz significativamente a elevação do eixo dianteiro em alta velocidade, sem influenciar negativamente as condições aerodinâmicas no eixo traseiro.

O perfil aerodinâmico no assoalho, o sistema de regulagem de ar AIRPANEL no avental dianteiro e o grande aerofólio sobre a tampa do porta-malas, todos já conhecidos do AMG GT R, fazem parte das especificações de série. Além disso, o aerofólio traseiro é dotado por um flap defletor, que aumenta a força vertical no eixo traseiro e agora fica sobre braçadeiras de alumínio usinado que reforçam a ligação com o automobilismo esportivo.

Visual de corrida

O Mercedes-AMG GT R PRO não apenas anda como um automóvel de corrida, mas também parece com um. O pacote Carbon Package de série com defletor frontal, aletas nas asas, faixas decorativas nas saias laterais e um difusor com acabamento de alta qualidade em fibra de carbono com revestimento transparente reforçam a proximidade com o automobilismo esportivo, assim como o teto em fibra de carbono redesenhado com centro rebaixado.

O status especial também é reforçado pelo acabamento do automóvel com faixas esportivas sobre o capô, teto e porta-malas, assim como ao longo das laterais do veículo. Esse acabamento é oferecido em verde claro exclusivamente em combinação com a pintura em cinza selenite. Para todas as outras opções de cores, as faixas são em cinza escuro fosco. O modelo Mercedes-AMG GT R PRO, é uma edição limitada a 750 veículos e todas as unidades destinadas aos clientes brasileiros foram vendidas, que investiram R$ 1.699.900,00 para garantir o superesportivo.

Fonte: https://www.mercedes-benz.com.br/

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo