Coluna Mecânica Online | Tecnologias e serviços irão tornar a condução da moto mais segura e confortável
De 14 a 19 de novembro acontece a edição 2017 do Salão Duas Rodas, no São Paulo Expo. Uma oportunidade de conhecer de perto os lançamentos e suas tecnologias no universo das duas rodas. E aproveitando o tema, resolvi abordar a importância do reforço da segurança no trânsito com a aplicação da tecnologia nas motocicletas.
Graças à praticidade, preço e economia de combustível em relação a outros meios de transporte, a motocicleta está muito presente no trânsito das cidades em todo o mundo.
Entretanto, vale ressaltar que uma condução segura começa antes mesmo do motociclista sair de casa. É importante que o usuário invista em um bom capacete e utilize calçados, jaquetas, luvas e calças adequadas com o objetivo de protegê-lo ao máximo em caso de quedas.
Além disso, o motociclista precisa estar atento ao trânsito em geral, observar buracos, bueiros e as más condições da pista que podem se tornar verdadeiras armadilhas. Nestes casos, é importante saber dosar a intensidade dos freios para evitar o travamento das rodas.
Para diminuir o risco de acidentes, especialmente em casos de frenagem bruscas, a Bosch desenvolveu um Sistema Antibloqueio de Frenagem (ABS) específico para motos, que permite que a frenagem ocorra de forma segura, já que a tecnologia evita que as rodas travem e possibilita que o piloto tenha maior controle da motocicleta durante a manobra.
O dispositivo tem dimensões mais compactas e pesa apenas 450 gramas (cerca de 30% mais leve e 45% menor que a versão anterior, o ABS9). Essa nova versão do sistema ABS para motocicletas está ainda mais alinhada à demanda dos mercados emergentes, onde prevalece a presença de motos com até 250 cilindradas (cc).
O modelo Kawasaki Versys-X 300 é o primeiro a ser produzido mundialmente com o novo ABS10 e, em 2018, o do Suzuki GSX-S125 também será comercializado com a tecnologia.
O uso do ABS em motos é um passo importante no intuito de salvar vidas. No Brasil, a resolução de 2014 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) determinou o uso mandatório do dispositivo nas duas rodas para motos com cilindrada maior ou igual a 300 cc e em pelo menos uma das rodas para veículos menores que 300 cc.
Neste último caso, o fabricante pode optar ainda pelo Sistema de Freios Combinados (CBS – Combined Braking System). A adoção passou a ser realizada de forma escalonada neste ano e a meta é alcançar 100% dos modelos disponíveis até 2019.
Visando proporcionar uma direção ainda mais segura para os motociclistas, a Bosch também desenvolveu o Controle de Estabilidade para Motos (MSC), que é o ESP® para motocicletas. Trata-se de um sensor adicional que mede a inclinação real da motocicleta e permite que o módulo intervenha nas frenagens e acelerações, proporcionando uma condução mais segura mesmo em curvas com inclinação acentuada.
Outro desenvolvimento que visa proporcionar mais segurança é o Side View Assist – assistente que usa sensores ultrassônicos para monitorar o perigo nos dois lados da moto – áreas de ponto cego do motociclista – para uma mudança de faixa mais segura.
Mecânica Online – Além das tecnologias e sistemas de segurança, é muito importante que o motociclista se conscientize sobre a importância de conferir o bom funcionamento de sua moto – principalmente dos freios – para circular com segurança no trânsito cada vez mais intenso das cidades.
Segundo dados da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo) 8% do número total de acidentes com motos são causados por problemas com manutenção.
Entre os itens com pior conservação estão os pneus, com 11% das ocorrências e os freios, com 7%.
Estar atento às boas condições dos freios é fundamental e garante mais segurança e menor custo na manutenção do sistema. Entre os itens a serem observados está o fluído de freios, sendo importante levar em consideração a especificação correta para cada tipo de motocicleta.
O fluido de freio é um componente de segurança e sua atuação é de extrema importância para o funcionamento do sistema. Assim, a aplicação de um fluido não adequado pode reduzir a eficiência da frenagem ou mesmo danificar o freio, podendo causar sérios riscos ao motociclista. Portanto, a orientação é sempre seguir as especificações do manual da montadora.
Também é importante trocar todo o fluído de freio periodicamente. O hábito de completar o volume de fluído é incorreto e pode levar a falhas de frenagem, principalmente quando o sistema se encontra em temperaturas mais elevadas, em geral, quando o motociclista está em alta velocidade, o que pode gerar acidentes mais graves.
No caso das velas de ignição também é de grande importância a manutenção preventiva para evitar falhas e sobrecarga do sistema de ignição. As trocas devem ser feitas de acordo com a indicação do manual, porém a análise visual e manutenção é indicada a cada dois mil quilômetros.
Tarcisio Dias é profissional e técnico em Mecânica, além de Engenheiro Mecânico com habilitação em Mecatrônica e Radialista, desenvolve o site Mecânica Online® (www.mecanicaonline.com.br) que apresenta o único centro de treinamento online sobre mecânica na internet (www.cursosmecanicaonline.com.br), uma oportunidade para entender como as novas tecnologias são úteis para os automóveis cada vez mais eficientes.
Coluna Mecânica Online® – Aborda aspectos de manutenção, tecnologias e inovações mecânicas nos transportes em geral. Menção honrosa na categoria internet do 7º Prêmio SAE Brasil de Jornalismo, promovido pela Sociedade de Engenheiros da Mobilidade.