Mesmo com um crescimento tímido, o setor automobilístico começa a apresentar uma melhora nas vendas de carro. Em agosto o mercado apresentou um avanço de 3,4% nas vendas em comparação com 2016. Entre as principais razões está o crescimento de setor de locação de carros.
Entre janeiro e agosto deste ano as locadoras de veículos compraram mais 185 mil carros, o que representa 85% do que foi realizado em todo 2016, atingindo 13,5% do total de automóveis vendidos pelas montadoras. No ano passado, 217.848 veículos foram adquiridos pelas locadoras, segundo o Anuário da Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis – Abla. Ou seja, de cada 100 carros produzidos no Brasil, 11 foram comprados por locadoras. A expectativa da Associação é que o mercado encerre o ano com uma frota de 27,5% a maior que o ano de 2016.
Só a Localiza veículos, líder do setor e dona da maior rede de lojas, possui 185.390 carros. Em 2017 a empresa ampliou em 38 agências a rede de lojas próprias este ano, para 371 unidades. A estratégia é adotada para atrair mais clientes.
O crescimento das locadoras se deve, principalmente, ao mercado corporativo e de compartilhamento de carros. Se antes os brasileiros só pensavam alugar carro para viagens, agora eles já consideram o aluguel para trabalhar (Uber, Cabify…) ou para sua frota empresarial.
Acompanhando o crescimento do mercado, as empresas estão investindo cada vez mais no mercado corporativo e nos pacotes para quem deseja investir no setor de compartilhamento, como Uber e Cabify. Mais da metade do crescimento da Movida, por exemplo, veio desse público.