Primeira volta – VW chega com up! para revolucionar o mercado
A Volkswagen, enfim, deu início as vendas do novo up!, o modelo compacto que promete revolucionar o mercado nacional e se tornar o mais novo líder de vendas da marca. De acordo com a marca, esse lançamento “marca o início de uma nova era para a empresa no País”. O lançamento pomposo foi feito em Gramado (RS), onde os jornalistas puderam experimentar todas as peripécias desse novo compacto global da marca.
Durante a apresentação do modelo, a Volkswagem deu destaque para a segurança do simpático carrinho. O up! é o primeiro automóvel compacto a obter 5 estrelas na proteção de adultos e 4 estrelas na proteção de crianças no Latin NCAP, organização que avalia a segurança dos veículos. Seguindo o mesmo desempenho em segurança do modelo europeu.
De acordo com a marca, “combinação de baixo peso e segurança elevada só é possível com a adoção de tecnologias inovadoras de fabricação. Além disso, por meio da combinação do uso de aço de alta resistência, motor leve e compacto e a busca por remover cada grama supérfluo, a empresa atingiu o excelente peso total do novo up!.”
O que não falta é prêmio para o up!, o modelo ainda levou o melhor índice geral no CAR Group 2014, ranking que avalia o custo e o tempo de reparo dos veículos vendidos no Brasil após uma colisão. O up! obteve índice Car Group 11, o melhor entre todos os veículos participantes do estudo – é também o melhor da história do levantamento, que é realizado pelo Cesvi Brasil (Centro de Experimentação e Segurança Viária).
Com linhas marcantes, o up! Se destaca no meio dos outros modelos, ele não segue o padrão atual dos carros do segmento e mostra um desenho inovador. De acordo com a VW, o . desenho do modelo foi elaborado pelo brasileiro Marco Antonio Pavone e oferece linhas limpas, com poucas curvas e muitas formas geométricas.
O up! inaugura para a marca a nova plataforma PQ12. O modelo mede 3,60 metros de comprimento (ganho de 6,5 centímetros sobre o modelo europeu), 1,64 metro de largura (sem retrovisores) e 1,50 metro de altura (acréscimo de 2 centímetros). Seu entre-eixos tem 2,42 metros de comprimento. O peso total do modelo é de 910 kg, o que representa um grande avanço no segmento de veículos no qual o novo Volkswagen atuará.
O porta-malas tem capacidade para 285 litros, o que representa ganho de 64 litros sobre o do modelo europeu (221 litros). Além disso, o porta-malas pode receber o sistema de ajuste variável de espaço “s.a.v.e.”, que altera o seu tamanho e permite acomodar bagagens de tamanhos variados de forma simples e prática.
O up! será oferecido inicialmente na versão de quatro portas, como linha 2015 em seis versões: take up!, move up!, high up!, black up!, red up! e white up!. Em maio chega a versão duas portas, mais ainda sem informações de preços e versões disponíveis. Desde a versão take up! o modelo oferece extensa lista de equipamentos, entre os quais destacam-se freios ABS com EBD, air bag duplo, limpador, lavador e desembaçador do vigia traseiro; banco do motorista com regulagem de altura; espelho no para-sol do passageiro; cintos traseiros laterais retráteis e palhetas “aerowischer”.
Para ajudar nas manobras, o up! oferece o sistema de direção eletromecânica “easy drive” é item de série nas versões de topo de linha high up!, black up!, white up! e red up! e equipamento opcional para as versões take up! e move up!.
Por dentro, o up! repete as formas limpas e sólidas encontradas em sua carroceria. Em seu painel os elementos centrais formam um contraponto. O quadro de instrumentos consiste em um ou três (a partir da versão move up!) instrumentos analógicos com um visor digital. A inovação também está no interior do up!, com diferentes acabamentos para o painel (disponíveis a partir da versão move up!) e combinações de ambientação.
Inspirado no volante do Fusca, o do up! Possui a base reta. Na versão high up! o volante possui apliques na cor preto brilhante. Nas versões black up!, red up! e white up! há apliques em chrome effect, com o nome do modelo. Ainda por dentro, o modelo tem bancos dianteiros no formato “one shape”, tipo daqueles Chevettes dos anos 80. Eles são de série para todas as versões e possuem regulagem milimétrica de altura. Os revestimentos dos bancos são diferentes a cada versão, com oferta do revestimento em couro sintético “native” como opcional a partir da versão move up!. São dez opções de cores para a carroceria e sete rodas ou calotas diferentes, que variam conforme a versão.
O up! oferece como opcional, a partir da versão move up!, o “maps & more” – sistema de infotainment e navegação. Esse recurso de tecnologia é oferecido pela primeira vez no mercado brasileiro pela Volkswagen. Trata-se de um dispositivo com tela sensível ao toque (touchscreen) que funciona como extensão do rádio e do computador de bordo do veículo, oferecendo também conectividade multimídia e sistema de navegação (GPS), já com mapas brasileiros e com antena interna de GPS, dispensando conexão com aparelhos adicionais.
Sob o capô, o mesmo motor utilizado no Fox Bluemotion, ou seja, um propulsor de 3 cilindros Total Flex de 1.0 litro. Ele rende 75 cv (55 kW) a 6.250 rpm, quando abastecido com gasolina, e de 82 cv (60 kW) à mesma rotação, com etanol. O torque máximo é de, respectivamente, 9,7 kgfm (gasolina) e 10,4 kgfm (etanol), e ocorre a partir de 3.000 rpm e se mantém por longa faixa de rotações. Já a partir de 2.000 rpm mais de 85% do torque máximo está disponível. Ele é equipado com sistema “e-flex” de partida a frio, que dispensa o tanque auxiliar para gasolina. Em conjunto está a nova versão da transmissão MQ200. As relações são longas, permitindo ao motor trabalhar em rotações mais baixas, resultando em menor consumo de combustível e redução nas emissões.
Com esse novo motor, o carro se torna o modelo mercado com a melhor classificação no PBE (Programa Brasileiro de Etiquetagem) do INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia). O modelo obteve a classificação “A” no Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular do INMETRO, entre os veículos equipados com ar-condicionado e direção assistida (referência janeiro/2014). O up! tem três anos de garantia total de fábrica
Comparado com o modelo europeu, o up! Brasileiro recebeu algumas modificações para se adaptar ao nosso mercado, entre elas a tampa do porta-malas, que combina metal e vidro. Essa solução melhora as proporções do carro e colabora para reduzir o custo de reparabilidade. O tanque de combustível no modelo brasileiro teve sua capacidade ampliada para 50 litros (15 litros a mais que no modelo europeu). Além das nas janelas traseiras, cujos vidros podem ser abertos verticalmente.
Confira o preço de cada versão:
take up! 2 portas: R$ 26.900
take up! 4 portas: R$ 28.900
move up! 2 portas: R$ 28.300
move up! 4 portas: R$ 30.300
high up! 4 portas: R$ 34.990
black/white/red up! 4 portas: R$ 39.390
*Evento a convite da Volkswagen do Brasil