LançamentosNotícias

Lançamento: Kia Picanto 2012

Fotos: Marcus Lauria

A Kia estima vender 18.000 unidades do novo Picanto em 2012 e essa projeção não deve ficar longe disto. O modelo que está em sua segunda geração, chega totalmente renovado, recheado de itens de série e preço competitivo. O compacto sul-coreano foi apresentado pela primeira vez ao público durante o último Salão do Automóvel de Genebra. A Kia informou durante a coletiva de imprensa, em São Paulo, que o novo Picanto tem a missão de manter a reputação da Kia ao entregar equipamentos Premium a preços acessíveis. “A demanda global para o seu segmento será de cerca de 2,4 milhões de unidades anualmente ao longo dos próximos seis anos. Estamos confiantes que o Picanto nos permitirá ter uma grande fatia deste mercado”, afirma Soon-Nam Lee, diretor de Marketing Internacional da Kia Motors Corporation.

O novo Kia Picanto é o segundo produto da marca a usar um motor flex, o primeiro foi o Soul. Segundo a empresa, o Picanto, que surgiu em 2004, já vendeu mais de 1,1 milhão de unidades no mundo, nesses sete anos de mercado. O novo compacto Premium da marca tem um desenho bem atraente aos olhares, principalmente femininos. O novo Picanto mede 3,6 metros de comprimento e ficou 60 mm maior que a versão anterior e a distância entreeixos cresceu 15 mm. Com isso, conseguiu mais espaço interno para motorista e passageiro, além de possuir linhas elegantes e modernas.

Por fora, o Picanto 2012 chama a atenção por onde passa, suas linhas são marcantes e bem definidas, que começaram pelas últimas mudanças sofridas no restante da linha, como o Soul e o SUV Sportage, com design inovador. A marca acredita que “seu estilo passou de “amigável” para bonito e maduro, projetado para atrair a atenção nas ruas graças às suas proporções bem ajustadas e linguagem de design dinâmica”. Mas esses argumentos podem ser visto logo ao primeiro olhar para a carroceria, como os arcos das rodas mais “bojudos” e as linhas que cortam as laterais, que começam na maçaneta e vão até a base das portas, dando a sensação de movimento. De frente, chama a atenção a grade chamada pela própria marca de “rugido do tigre” e os faróis que ganharam forma de “olhos do tigre”, e que na versão topo de linha ganharam LEDs.

Visto de traseira, o compacto da Kia mostra muita ousadia em suas formas, como a janela traseira emoldurada pelas lâmpadas traseiras gráficas, em forma de vírgula e o para-choque traseiro robusto. O novo Picanto merecia rodas maiores, de 15 polegadas, para combinar melhor com o novo visual, mas a montadora preferiu calçar o modelo com rodas de liga leve de aro 14, prezando o conforto a bordo e uma dirigibilidade mais suave. Seu coeficiente aerodinâmico foi reduzido para 0,31 garantindo a economia de combustível e o silencia dentro da cabine.

Por dentro, o Picanto ganhou ares de carro maior, com materiais de boa qualidade, principalmente no painel central, o das portas ainda é de qualidade inferior. Ainda foram aumentadas as medidas do porta-malas, que na geração anterior era minimalista, o novo cresceu em comprimento, a largura e altura, com um aumento real de 64, 15 e 69 mm, respectivamente, dessa forma, a capacidade de carga cresceu para 292 litros. Os instrumentos do painel, rádio e ar-condiconado ficaram bem mais fáceis de utilizar. Destaque para o volante de dois raios, com a base achatada e detalhe prateado na parte inferior revestido de couro em todas as versões. O painel de instrumentos recebeu a assinatura da marca, com os três cilindros e gráficos claros e precisos, ajudando na visualização do motorista.

Todas as versões vêm bem equipadas, e chegam com abertura interna da tampa de combustível, ar-condicionado, banco do motorista com regulagem de altura, porta-revistas nos bancos do motorista e passageiro, chave tipo ‘keyless’ para travamento e abertura das portas à distância, cobertura do compartimento de bagagem, encostos de cabeça com regulagem de altura, iluminação no porta-malas, luz interna com temporizador e efeito ‘fade out’, porta-copos no console central, porta-garrafas nas portas dianteiras, relógio digital no painel de instrumentos, sistema de som com quatro alto-falantes, tomada auxiliar de energia, travamento elétrico central das portas e porta-malas, volante de direção com regulagem de altura e vidros elétricos nas quatro portas. Argumentos esses que o tornam ainda mais competitivo no mercado. Além de rádio CD/MP3 player com entradas auxiliar, iPod e USB, cabo para iPod e controle de som no volante de direção.

O Picanto 2012 está equipado com o novo motor Kappa, fabricado pela Kia, que preza pelo baixo consumo de combustível e emissões de CO2. O propulsor de 1.0 litro CVVT, 12 válvulas tem inéditos 3 cilindros com potência  de 80 cv a 6.200 rpm, 16 cv a mais que a geração anterior, e torque de 10,2 Kgm a 4.500 rpm, com transmissão mecânica de 5 marchas e automática de 4. A suspensão também recebeu uma atenção especial da Kia, e passou por uma leve reformulação, que foi desenvolvida a partir do modelo anterior. Todas as versões possuem airbag frontal duplo, enquanto as topo de linha virão com airbags laterais e de cortina. O sistema ABS também está disponível para duas versões. O simpático carrinho começou a ser vendido no mercado brasileiro na última segunda-feira, 22 de agosto, em quatroversões de acabamento, com transmissões mecânica e automática, com preços ao consumidor entre R$ 34.900 e R$ 44.900.

A versão de entrada do novo Picanto [cód. 318], com câmbio manual, airbag, freios a disco ventilados nas rodas dianteiras e tambor nas traseiras, direção elétrica progressiva, ar condicionado manual, rádio com controle no volante [CD Player, MP3, entrada USB e conexão para iPod], controle remoto de travamento das portas, faróis de neblina, vidros elétricos e abertura “onetouch” para o motorista, rodas de liga de 14”, imobilizar, espelho retrovisor externo com acionamento elétrico e setas em LED, odômetro digital com medições parciais e “eco drivingmode”, banco traseiro rebatível e bipartido e revestimento de couro no volante e na alavanca de câmbio, vai custar R$ 34.900. Com essa configuração, mas com transmissão automática [cód. 368], o Picanto custa R$ 39.900. Enquanto que, para a topo de linha a Kia Motors disponibiliza também as versões dos códigos 320 e 370, que trazem, além dos features mencionados da anterior, teto solar, airbags lateral e de cortina, iluminação nos espelhos do para-sol e lâmpadas LED nos faróis dianteiros e traseiros e ABS, aos preços de R$ 39.900 [mecânico] e R$ 44.900 [automático].

CONTINUA NA PÁGINA 2

1 2Próxima página
Etiquetas

Artigos relacionados

Um Comentário

  1. muy buenas acabo de enterarme de tu blog y la verdad es que me parece super bueno no sabia de mas personas interesadas en estos temas, aqui tienes un nuevo lector que seguira visitandote abitualmente.

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo