Lançamento – Audi traz linha completa do A5 ao Brasil
A Audi revelou essa semana à linha completa dos modelos A5, nas versões Sportback, Coupé e Cabriolet. Passando por algumas modificações estéticas recentes, o modelo A5 Sportback chega ao mercado brasileiro em duas versões de motorização e acabamento: a Ambiente, com motor 2.0 TFSI de 180 cv e a Ambition, equipada com propulsor 2.0 TFSI de 211 cv e agora com transmissão S tronic de sete velocidades. E a esportiva S5, nas mesmas versões.
Por fora o modelo recebeu novos faróis em formato de cunha, com as luzes diurnas em LED nos faróis bi-xenônio formando uma faixa estreita. Os mesmo ainda oferecem um sistema com ajuste automático de altura e um par de faróis de neblina. As lanternas traseiras com LEDs foram modificadas, seguindo as linhas da carroceria. São 15 opções de cores disponíveis. O acabamento externo inclui ainda soleiras de portas em alumínio, retrovisores com ajustes elétricos e na cor do veículo e frisos decorativos brilhantes. As rodas de liga leve são de 17 polegadas na versão Ambiente (com pneus 225/50) e de 18 polegadas na Ambition (com pneus 245/40).
Por dentro, o luxo e o acabamento de primeira deixa o ambiente bem agradável. Novos materiais e cores também fazem o interior do Audi A5, além de bancos esportivos de couro, com ajustes elétricos, estão disponíveis para o condutor e passageiro da frente. Fazem parte do pacote de série alavanca de câmbio em couro, ar-condicionado automático, computador de bordo com marcador de temperatura, controle de cruzeiro, teto solar, vidros com isolante térmico e volante esportivo multifuncional, em couro, com shift paddles. A versão Ambiente tem acabamento interno “Platinum” e a versão Ambition, em alumínio escovado. O porta-malas oferece espaço para 480 litros, que sobe para 1.283 com os bancos rebaixados.
O novo Audi A5 Sportback Ambiente vem equipado com motor 2.0 TFSI, de quatro cilindros e 1.984 cilindradas, que gera 180 cv de potência máxima, entre 4000 e 6000 rpm. O torque máximo é de 320 Nm, disponível entre 1.500 e 3.900 rpm. Com a nova configuração acelera de 0 a 100 km/h em 8,6 segundos e atinge velocidade máxima de 222 km/h. Enquanto que a Ambition, o propulsor 2.0 TFSI gera 211 cv de potência, entre 4300 e 6000 rpm, e o torque máximo de 350 Nm está disponível entre 1500 e 4200 rpm. A velocidade máxima passa a ser de 241 km/h e a aceleração de 0 a 100 km/h de 6,6 segundos. Entre os destaques de tecnologia está o sistema AVS (Audi Valve System) que varia a abertura e fechamento das válvulas do motor, alterando o desempenho em baixas e altas rotações.
Os novos Audi A5 Sportback também utilizam o sistema KERS de recuperação de energia cinética aumentando com isso a eficiência no consumo de combustível. Em conjunto com os motores, a marca oferece o Multitronic de variação contínua e 8 velocidades para o motor de 180 cv e o S tronic de 7 velocidades para a versão com 211 cv. O sistema quattro de tração integral permanente está disponível como item de série na versão Ambition e apresenta novo diferencial central e a função de vetorização de torque.
Para deixar o carro mais estável, a suspensão dianteira five-link e a suspensão traseira trapezoidal-link do Audi A5 Sportback são feitas, basicamente, em alumínio. O arranjo dos braços traseiros e o ajuste dos amortecedores foram revistos visando a segurança dos ocupantes. O modelo recebeu uma nova direção assistida eletromecânica. A versão Ambiente, com tração dianteira, vem com programa de estabilização eletrônica (ESP), com diferencial eletrônico que limita o deslizamento do carro. Ela pode vir equipada com o opcional MMI (Multi Mídia Interface), com sistema de navegação e comando de voz ativo (o veículo interage com o condutor).
A versão Ambition oferece ainda o pacote Advanced, com o Audi Drive Select – sistema que possibilita selecionar o modo de condução mais atraente para o motorista, modificando características da direção, motor e módulos de controle do amortecimento; o Audi Side Assist – que alerta o condutor sobre o posicionamento de veículos em pontos cegos e que permite a troca de faixa mais segura; a versão mais atualizada do Controle de Cruzeiro Adaptativo (Adaptive Cruise Control), que utiliza radares para manter o modelo a uma distância constante do veículo à frente. Se o sistema detecta a possibilidade de colisão na traseira do veículo à frente a uma velocidade inferior a 30 km / h, o equipamento irá executar uma frenagem; o sistema Keyless-Go que permite ao motorista abrir a porta e dar a partida sem chave; e computador de bordo colorido.
Outros opcionais do A5 Ambition são os espelhos retrovisores externos eletricamente ajustáveis, rebatíveis e aquecidos; o sistema de som Bang & Olufsen e o sistema Keyless-go, caso o cliente não peça o pacote advanced. Os sistemas de informação e entretenimento no A5 Sportback também foram significativamente melhorados. Em qualquer uma das versões, com rádio Symphony de série ou MMI com sistema de navegação opcional, o carro é equipado com sistema Bluetooth e Audi Music Interface. Os preços variam de R$ 163.900 (versão Ambiente) a R$ 197.700 (Ambition). O Coupé custa R$ 202.700.
A versão Cabriolet vem equipado com uma capota de tecido totalmente automática. Para o fechamento e abertura da capota, são necessários apenas 15 segundos para abrir ou fechar o equipamento, mesmo com o carro em movimento, a uma velocidade de até 50 km/hora. O silencia à bordo é reforçado pelo teto acústico com uma camada isolante. Quando aberta, a capota dobra-se em um pequeno pacote que deixa 320 litros de capacidade de bagagem no porta-malas – quando fechada, a capacidade sobe para 380 litros. Com os encostos dos bancos traseiros dobrados o espaço se expande para 750 litros. Seu preço é de R$ 229.700.
O A5 Cabriolet tem um defletor de vento integrado na estrutura do pára-brisa, que melhora o nível de ruído interno com a função de fazer o ar passar por cima do habitáculo e outro entre os assentos dianteiros e traseiros para redução do fluxo do retorno do vento. Pensando sempre na segurança, o modelo oferece Airbags laterais e chapas de alumínio, colocadas de forma a proteger os ocupantes em caso de acidente ou capotamento. Com 4.626 mm de comprimento, 1.854 mm de largura e 1.383 mm de altura, o novo Audi A5 Cabriolet tem entre-eixos de 2.751 mm e peso de 1.735 kg.
O modelo vem equipado com motor 2.0 TFSI, de quatro cilindros e 1.984 cm3 de cilindrada, que gera 211 cv de potência máxima, entre 4.300 e 6.000 rpm. A velocidade máxima é de 238 km/hora e a aceleração de 0 a 100 km/hora é feita em apenas 7,3 segundos. Em conjunto está o câmbio S tronic (dupla embreagem) de 7 velocidades. O sistema quattro de tração integral permanente está disponível como item de série.
Os bancos esportivos são recobertos com uma combinação de couro e couro Alcantara, com ajustes elétricos. Entre os itens de conforto e conveniência, destaque para alavanca de câmbio em couro, ar-condicionado automático, computador de bordo com marcador de temperatura, controle de cruzeiro, espelho retrovisor interno com função antiofuscante automática, vidros com isolante térmico e volante esportivo multifuncional, em couro, com shift paddles. No exterior, o acabamento das soleiras das portas é em alumínio e os espelhos retrovisores têm ajuste elétrico e capa externa na cor do veículo.
A versão mais apimentada S5 é oferecida nas opções Sportback (R$ 355.900), Coupé (R$ 360.900) e Cabriolet (R$ 387.900). Sob o capô está o potente e eficiente motor V6 3.0 TFSI de 333 cv de potência e 440 Nm. Na versão cupê, o propulsor substitui o V8 4.2 litros. O propulsor é equipado com compressor mecânico Roots o consumo de combustível foi reduzido em 20%, com média de 12,35 km/l. O propulsor trabalha em conjunto com um câmbio S tronic de sete velocidades. A suspensão esportiva, auxiliada por amortecedores controlados eletronicamente; a tração integral quattro; a direção dinâmica; e rodas de liga leve de 18 polegadas.
Para quem não sabe, a a sigla “S” significa esportividade e também eficiência elevada para a marca alemã. Segundo a Audi, o S5 tem uma aceleração de 0 a 100 km/h é feita em apenas 5,1 segundos e a velocidade máxima é de 250 km/h, limitada eletronicamente. Para garantir total controle, o veículo conta com a segurança e a tecnologia da tração integral quattro de série, que, em situações normais, distribui o torque para as rodas em 40% para o eixo dianteiro e 60% para o traseiro. O modelo vem ainda equipado, de série, com suspensão esportiva e direção dinâmica. O “piloto” pode escolher a melhor opção de dirigir o esportivo através do Audi Drive Select, item de série que oferece ao motorista quatro modos de condução: Comfort, Dynamic, Auto e Individual. As emissões de CO2 também são reduzidas: 190 g/km na medição combinada cidade-estrada.
Para diferenciar das versões comuns, o S5 chega equipado com rodas de liga leve de 18 polegadas (com pneus 245/40), com pinças de freio que levam a logomarca S do carro. Os retrovisores externos, eletricamente ajustáveis, rebatíveis e aquecidos (com função antiofuscamento automática e memória), ganharam capa em alumínio, para se diferenciarem do modelo convencional. Para ficar mais exclusivo, o modelo é equipado com spoiler traseiro, o acabamento das soleiras das portas em estilo exclusivo S, para-choques esportivos, escapamento duplo e ovais em ambos os lados, saídas de ar redesenhadas e frisos decorativos brilhantes. Para completar o apelo esportivo, o modelo recebeu o logotipo “S” nas laterais dianteiras, na traseira e na grade frontal.
Visto de frente, destaque para os faróis bi-xenônio, com faixa de LED. . O S5 Sportback pesa 1.745 kg; tem 4,71 m de comprimento; 1,85 m de largura; e 1,38 m de altura. A distância entre-eixos é de 2,81 m e a capacidade do porta-malas é de 480 litros. Por dentro que aparece a diferença. Volante esportivo multifuncional em couro, de três raios com shift paddles, passando pelo acabamento em alumínio escovado fosco, bancos esportivos da linha S, com ajustes elétricos, revestimento dos bancos é em couro Napa Fina, com emblema S5 gravado em baixo relevo na dianteira, computador de bordo com display colorido, controle de cruzeiro, ar-condicionado automático e sensor de luz e chuva.
O S5 Sportback permite uma configuração exclusiva do acabamento interno, com a escolha da cor dos bancos, onde o preto pode predominar ou ser combinado com vermelho, cinza e marrom. Para o exterior são 12 opções de cores: Preto Brilhante, Branco Ibis, Cinza Monsão, Azul Luar, Prata Gelo, Branco Geleira, Cinza Lava, Preto Fantasma, Vermelho Vulkano, Vermelho Misano, Prata Prisma e Azul Estoril.
Viagem a convite da Audi
Depois que vi essa versão desse Audi que lembra o Porsche Panamera, nem vi mais o resto, show de bola. 😀 😀 😀 😀