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Jaguar XK140 – A fina arte sobre rodas!

Fotos e Ilustração: Renato Pereira

Que saudades dessa época! Não, eu não era nascido ainda, mas como desde praticamente minha primeira dentição me interesso por carros e qualquer coisa que se mova por meio de um motor, é lógico que passei a vida admirando o que de mais belo o mundo da engenharia criou para enfeitiçar a humanidade. Então, é normal sentir saudade de uma época em que não se viveu, mas que sabemos que primava pela qualidade, potência e identidade, onde era preponderante que suas marcas e carros fossem reconhecidos à distância, e não essa mesmice atual onde um único estúdio apenas trocas as plaquetas de identificação de cada montadora em um mesmo modelo.

O carro que inspirou essa matéria é uma obra tão fina de pura arte que chega a ser quase uma ofensa aos modelos atuais da própria montadora. A matéria foi originada após o dilúvio de mensagens a respeito do alemão BMW 507 Roadster (https://www.carpointnews.com.br/novo/?p=48210),

um ícone nati-morto dos anos 1956, assim como esse britânico espetacular que é o Jaguar XK140. Vale, de início, lembrar que no texto está explicado que a montadora bávara desenvolveu seu modelo para o mercado norte-americano, sem nenhuma intenção de disputar o mercado europeu. Mas, como esse Jaguar é algo de outro planeta, eis aqui uma matéria contando sua vida!

Fundada por William Lyons e William Walmsley em Blackpool e posteriormente se instalando em Coventry, Inglaterra, em 11 de setembro de 1922, a montadora conhecida como Jaguar Cars iniciou suas atividades como SS Company (Swallow Sidecar) ao produzir sidecars para motocicletas e, posteriormente, carrocerias para automóveis, quando passou a ser chamada SS Cars Ltd até 1945 quando, terminada a 2ª Guerra Mundial, foi re-batizada muito apropriadamente como Jaguar Cars Ltd (o nome veio do modelo SS Jaguar 2,5 litros lançado em 1935) para banir a memória desfavorável que a sigla SS (SchutzStaffel, a odiosa, assassina e peçonhenta polícia criada pelo não menos odioso, assassino e peçonhento Heinrich Luitpold Himmler, Ministro do Interior do nazismo de Adolf Hitler) causava nos seres humanos normais. Hoje, a empresa conhecida como Jaguar Land Rover é uma multinacional de propriedade integral da indiana Tata Motors Limited desde 2008 e produz seus modelos Tata, Daewoo, Jaguar, Land Rover e Range Rover nas plantas de Birmingham e Liverpool na Inglaterra e Bombaim na Índia, após ter trocado de mãos por diversas vezes. Até os dias de hoje, todos os modelos Jaguar concorrem principalmente com os alemães Audi, BMW, Mercedes-Benz e Porsche. Agora que acabou a parte chata e sabemos de quem se trata, vamos ao carro!

O Jaguar XK140 foi um carro esportivo fabricado pela Jaguar entre 1954 e 1957, sucedendo o XK120, seu primeiro carro a ser produzido após a segunda guerra, produzido entre 1948 a 1954. O carro foi anunciado em 1954 e chegou ao mercado em 1955, trazendo upgrades como maior espaço interior, movendo a parede corta-fogo e o motor 76mm para a frente, melhorias nos sistemas de freios, direção com pinhão e cremalheira, melhoria nas suspensões, amortecedores telescópicos, além de alterações no design, da instalação de luzes direcionais acima dos párachoques dianteiros e da nova grade do radiador, mais ampla e com menos barras verticais. Seu design é de uma leveza, harmonia e beleza poucas vezes vistas em um automóvel. Ao contrário do que acontece na maioria das vezes até hoje, seu projetista não se esqueceu da traseira do carro, combinando-a magnificamente com todas as formas do carro. Uma peculiaridade pouco comum foi a disposição das baterias: oferecido em tres versões de carroceria – coupé capota rígida fixa, capota rígida removível e conversível 2 – duas baterias de 6 volts foram instaladas, uma de cada lado, no coupé, enquanto uma única bateria de 12 voltas foi montada no lado do passageiro nas duas outras versões.

O motor do Jaguar XK140 era uma evolução do seis cilindros em linha, 3,4 litros, 12 válvulas DOHC, que movia a versão anterior, com dois novos carburadores SU H6 e sua potência elevada para 190 Cv de potência máxima a 5.500 Rpm, podendo receber uma preparação especial no cabeçote, dois carburadores SU H8 e atingir 210 Cv de potência a 5.750 Rpm na versão SE, acoplados a uma transmissão manual de 4 velocidades e, em 1956, oferecia uma transmissão automática de 3 velocidades como opcional, sendo o primeiro modelo da Jaguar a oferecer esta opção. As belas rodas duplamente raiadas eram de série, e as rodas sólidas como opcionais, calçadas em pneus Crossply 16x5K ou Pirelli Cinturato CA67 185VR16 e freios a tambor Lockheed.

O Jaguar XK140 atingia a velocidade máxima de 193 e 201 km/h, dependendo da versão do motor, acelerando de 0 a 100 km/h em 8,4 e 9,1 segundos respectivamente, e em sua versão mais potente atingia os 160 km/h em 26,5 segundos, percorrendo os primeiros 400 metros em 16,6 segundos a uma velocidade de 132 km/h. Nada mal para os anos de 1955!

Como já mencionado, o Jaguar XK140 era oferecido em três opções de carroceria, o Roadster OTS (Open Two Seater), com uma pequena capota de lona embutida atrás dos assentos, pára-brisa removível, interior com acabamento em couro e madeira, cortinas laterais de plástico, portas tipo Barchetta com abertura em 90°, o DHC (Drophead Coupé) com uma capota de lona maior , pára-brisas fixo, janelas laterais de vidro e um pequeno assento traseiro e o FHC (Fixed Head Coupé), com interior igual ao do DHC, com o teto mais longo e as portas estendidas.

Sua produção foi encerrada em 1961, dando lugar ao seu sucessor, o XK150, que foi sucedido pelo E-Type, mas essas já são outras histórias!

Ficha Técnica:

Construtor: Jaguar Cars Ltd

Modelo: Jaguar XK140

Projetista: William Walmsley

Local: Coventry, Inglaterra

Produção: 1954 a 1957

Classe: Grand Turismo Roadster

Estrutura: 2 Portas, Coupé/Conversível

Lay-Out: FR – Motor Dianteiro / Tração Traseira

Motor: Jaguar XK 6 cilindros em linha, DOHC, 3.442cc, 190/210 Cv

Câmbio: Manual de 4 Velocidades, Automático de 3 Velocidades

Comprimento: 4.470 mm

Largura: 1.640 mm

Altura: 1.334 mm

Peso: 1.346 kg

 

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