CarrosNotícias

Jaguar Land Rover deverá ter fábrica no Rio de Janeiro

Foto: Marcus Lauria

O Brasil, quarto maior mercado automobilístico do mundo, com 57 unidades industriais (veículos, máquinas agrícolas, motores, componentes, outros produtos) e 28 marcas ligadas à Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores – ANFAVEA, poderá anunciar nos próximos dias, mais um fabricante. Desta vez, será a Jaguar Land Rover de origem inglesa e pertencente ao grupo indiano TATA Motors.

Atenta a robustez do mercado Brasileiro, e sobretudo ao potencial de crescimento das exportações de veículos automotores, já que o país ocupa a sétima posição no ranking dos maiores produtores (apesar de ser o quarta maior mercado global). A Land Rover deseja ampliar a sua posição neste mercado, e sabe muito bem que será quase impossível fazê-lo importando veículos da Inglaterra, já que as taxas de importação estabelecidas no regime automotivo brasileiro (Inovar-Auto) são restritivas.

A Jaguar Land Rover sabe muito bem que o momento é oportuno para investir na produção brasileira. A indústria está diante de mudanças de tecnologia automotiva, com o surgimento dos motores híbridos, elétricos e célula de combustível. Quase sempre que há inovação tecnológica, surgem boas oportunidades para os novos entrantes. A Land Rover soube construir uma imagem de prestígio no Brasil, e com fábrica por aqui, terá melhores condições de conquistar uma fatia ainda maior do mercado brasileiro.

Apesar de não confirmada, é dado como certo a vinda desta nova fábrica para Engenheiro Passos,  distrito de Resende, no Vale do Paraíba Fluminense, próximo a fronteira  com São Paulo. Na região, há várias outras fábricas, a exemplo da Peugeot, Hyundai Heavy Industries, Nissan (em construção), Volkswagen caminhões entre outras.

Reconhecidamente, a cidade do Rio de Janeiro, alavancada pela indústria petrolífera, é uma das que melhor vem se estruturando para receber novas indústrias. Um bom exemplo disso, é o aprimoramento da logística portuária que se preparou para movimentar em torno de 300 mil automóveis ano.

Os investimentos da rede hoteleira tanto na capital quanto nas cidades que recebem mais investimentos externo, como é o caso de Resende, tem sido ampliada. Além disso, condomínios famosos, como é o caso do Alphaville já se fazem presentes naquela região. Próximo dali (apenas duas horas de carro), fica Angra Dos Reis, com uma das maiores redes de resorts do país, além de belas praias.

Portando, se confirmado a fábrica naquela região, a Jaguar Land Rover não poderia ter feito melhor escolha para produzir seus luxuosos modelos, pois a região Sul Fluminense é uma das que mais cresce e detém considerável concentração de residências e lazer de luxo do Estado.

*Escritor, conferencista e Diretor do Instituto das Concessionárias do Brasil

Fonte: www.verdesobrerodas.com.br

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo