Coluna Mecânica Online® | Fenatran 2017 como marco da retomada do crescimento
Termina hoje em São Paulo a 21ª edição da FENATRAN – Salão Internacional de Transporte Rodoviário de Cargas, evento que acontece a cada dois anos há mais de 40 anos, que pode ser creditada como o início de uma nova fase para os fabricantes de caminhões; implementos rodoviários; pneus; gestão e rastreamento de frotas; autopeças; bancos e serviços (seguros, softwares, financiamentos, consultorias etc).
Com o desarranjo político que temos acompanhado, coube aos empresários a responsabilidade de buscar o início de uma nova fase comercial, pois o segmento amargou de forma muito forte os efeitos da crise financeira e política que assola nosso Brasil nos últimos quatro anos.
Com a presença de cerca de 350 marcas nacionais e internacionais e um público visitante na ordem de 60 mil pessoas de mais de 50 países, o momento não poderia ser melhor para mudanças: uma nova área, compondo 82 mil m² de exposição do São Paulo Expo.
No dia reservado para a imprensa, o Mecânica Online®, juntamente com os demais colegas da imprensa automotiva nacional e internacional, acompanhou todas as coletivas realizadas por DAF, Ford, Iveco, MAN, Mercedes-Benz, Peugeot, Scania e Volvo, com seus anúncios dos recentes modelos das linhas que vão desde o uso urbano até os de aplicação extra-pesada. Serviços de conectividade como monitoramento, rastreamento de frota e manutenção flexível também foram destaques nas apresentações.
O primeiro caminhão autônomo já testado em uma operação real para o setor de transporte no Brasil foi um dos destaques da Volvo. O veículo foi concebido para atuar no segmento sucroalcooleiro, um dos mais importantes do agronegócio brasileiro. O VM Autônomo foi projetado para reduzir a praticamente zero as perdas de produtividade provocadas pelo pisoteamento de brotos na plantação de cana de açúcar. Conduzido autonomamente, sem a intervenção do motorista, o caminhão roda por si mesmo ao longo das linhas da plantação, sem passar por cima das soqueiras.
Já a Manutenção Inteligente foi outra novidade da marca, onde uma central de monitoramento conectada e de planejamento, faz o controle de agendamento de manutenções preventivas para os caminhões. A Volvo também lança a Gestão de Combustível, uma consultoria remota de consumo de combustível, criada para reduzir gastos com diesel, que chegam a representar 50% dos custos do transportador.
Com um bonito estande, a DAF realizou a estreia dos modelos off-road XF 105 e CF85, aptos para os desafios das indústrias como a canavieira e de celulose. Os dois modelos são equipados com motor PACCAR MX 13, de 12,9 litros. O CF85 com potência de 460 cv e o XF105 de 520 cv. Entre os destaques dos novos veículos está a tecnologia Hill Start Raid, botão que auxilia na partida dos caminhões em ângulos difíceis de rampa.
Enquanto isso a Volkswagen Caminhões e Ônibus inovou com o primeiro caminhão 100% elétrico totalmente desenvolvido no Brasil, em exposição no estande da MAN. O e-Delivery foi projetado para entregas urbanas, tem autonomia de até 200 quilômetros e estará disponível nos modelos de 9 e 11 toneladas. Para o procedimento de recarga, o modelo abrange duas opções: a rápida, em que é possível assegurar 30% da carga em apenas 15 minutos, e pode ser realizada várias vezes ao longo da rota do veículo para aumentar sua autonomia; ou a recarga lenta, que em três horas atinge a carga máxima.
Com modelos que procuram desmistificar a tecnologia do futuro para veículos pesados, o estande da Ford Caminhões – marca que comemora 60 anos de presença no Brasil, destacou o Cargo Connect, desenvolvido no Brasil e espécie de síntese de tudo que a marca quer popularizar como tecnologia embarcada, como faróis inteligentes, pesagem de carga, assistente autônomo de frenagem, alerta de ponto cego e sistema de diagnósticos para manutenção preventiva, reportada pelo próprio veículo.
Ainda em inovação, a Ford Caminhões apresentou o Boné Alerta, dispositivo inteligente equipado com sensores que monitoram sinais de sonolência do motorista. Assim como muitos dos celulares atuais, o boné é dotado de acelerômetro e giroscópio. Quando detecta no motorista movimentos relacionados à fadiga e relaxamento do tônus muscular, ele emite sinais sonoros, luminosos e vibra.
A Mercedes-Benz lança sua linha 2018 de caminhões com quase 30 novos recursos de tecnologia, conforto, segurança, desempenho e economia para as famílias Accelo, Atego, Axor e Actros. Um dos destaques apresentados é o Actros Série Especial, uma edição limitada de 21 unidades do top de linha da marca que ganha design “retrô” inspirado nos clássicos caminhões L-1111 e L-1113 das décadas de 1960 e 1970, os mais vendidos no Brasil em todos os tempos.
Outra edição comemorativa da Mercedes é a “Sprinter Edição Especial 20 anos no Brasil”, uma série limitada que ganha itens de segurança inéditos na linha, como assistente de partida em rampa e câmera de ré.
No aspecto conectividade destaque para o novo sistema de telediagnose que identifica, por exemplo, a necessidade de manutenção e, por meio da Central de Relacionamento com o Cliente, aciona o gestor de frota para avisá-lo e propor a melhor solução em eventuais defeitos no motor, câmbio, embreagem, freio e outros. A partir de janeiro de 2018, todos os caminhões Actros comercializados no País sairão de fábrica com o Fleetboard ativado.
A Scania, marca que também comemora 60 anos de Brasil com um fantástico estande direcionado para esse momento especial, apresentou boas novidades em produtos, como por exemplo, o caminhão Heavy Tipper, pesado com foco na indústria de mineração, e o Super Rodotrem de 11 eixos, com capacidade de 91 toneladas e 620 cv.
Os serviços conectados também mostram a evolução do pós-venda para o segmento, com os chamados Planos Flexíveis que informam o momento ideal para a manutenção. Um dos atrativos é o fato de que quanto menor o consumo de combustível, mais baratos ficam os serviços, garantindo descontos de até 16% para os clientes. Dentro do pacote de serviços da marca chama atenção também o Driver Coaching, que orienta os motoristas como dirigir melhor e de maneira mais econômica. O atendimento pode ser pessoal ou por telefone, e é baseado na coleta de dados que a Scania faz, individualmente, em cada caminhão conectado ao Portal Gestão de Frota.
Além dos caminhões voltados para indústria de cana-de-açúcar e mineração, a Scania – marca com maior quantidade de caminhões por metro quadrado em seu estande, também lança na FENATRAN novos motores para as linhas rodoviárias, de 450 e 510 cv, garantindo economia de até 5% no consumo de combustíveis.
Em uma área especial dedicada aos 60 anos da marca, a Scania apresenta dez modelos históricos, a partir da década de 50. Entre os que mais chamam atenção está o Scania-Vabis L71 (1957); o L111 S (1979) e o LK 140 (1977), um dos primeiros com cabine avançada (os “caras-chatas”, que hoje em dia dominam o mercado brasileiro). Há também uma versão camuflada do P 360 DB 6X6, que, a pedido do Exército, possui motor Euro3, que permite rodar com qualquer tipo de diesel.
Comecorando 20 anos de operação no país, a Iveco chega com novas opções de caminhões nas linhas Daily e Tector, séries personalizadas da Daily e do Hi-Way, modelo extra-pesado premium da marca. A marca também anunciou o investimento de US$ 120 milhões no desenvolvimento de novos produtos nos próximos 24 meses. A nova Daily City 30S13 chega nas versões chassi cabine e furgão, pronta para atender o mercado de cargas fracionadas em centros urbanos com restrições de circulação. O modelo estará à venda a partir do primeiro trimestre de 2018.
Com modelos como o Peugeot Expert e Peugeot Boxer a marca francesa mais conhecida no Brasil por seus modelos de passeio quer crescer na linha de utilitários leves. Mas a ideia é ganhar público, também, com o oferecimento dos serviços de pós-venda (o programa Peugeot Total Care), que ganham atrativos especiais para os clientes donos de utilitários.
A Peugeot exibe toda sua linha de veículos comerciais. O furgão Expert, construído na mesma base do SUV Peugeot 3008, será comercializada na FENATRAN em condições especiais, a R$ 79.990. Para cargas maiores, a nova Boxer prevista para 2018 tem capacidade para 2700 kg.
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Tarcisio Dias é profissional e técnico em Mecânica, além de Engenheiro Mecânico com habilitação em Mecatrônica e Radialista, desenvolve o site Mecânica Online® (www.mecanicaonline.com.br) que apresenta o único centro de treinamento online sobre mecânica na internet (www.cursosmecanicaonline.com.br), uma oportunidade para entender como as novas tecnologias são úteis para os automóveis cada vez mais eficientes.
Coluna Mecânica Online® – Aborda aspectos de manutenção, tecnologias e inovações mecânicas nos transportes em geral. Menção honrosa na categoria internet do 7º Prêmio SAE Brasil de Jornalismo, promovido pela Sociedade de Engenheiros da Mobilidade.