CarrosNotícias
Tendência

Fenatran 2019: Volvo exibe o caminhão mais rápido do planeta e a Série especial FH 40 anos

Fotos: Anderson Nunes

Para marcar presença na 22° edição da Fenatran, a sueca Volvo trouxe dois modelos da sua série de caminhões FH. No estande da marca o público presente poderá apreciar de perto o Iron Knight (cavaleiro de ferro) e a série especial FH 40 anos, alusiva ao primeiro caminhão produzido pela marca em território brasileiro.

Cavaleiro Veloz

O Iron Knight, um exemplar único, foi projeto com um só objetivo: máximo desempenho. Ele utiliza a mesma base mecânica do Volvo FH, entretanto está com uma preparação de arrepiar os cabelos: no motor D13 de seis cilindros foram instalados quatro turbocompressores, três intercoolers refrigerados a água e software reprogramado que resultam em uma potência total de 2.400 cv e torque máximo de 611,8 kgfm, capaz de acelerar de 0 a 100km/h em 4,6 segundos. Segundo o fabricante, ele pesa 4,5 toneladas, com relação peso-potência-peso de 1,9 kg/cv.

O trem de força está acoplado a transmissão é a I-Shift, como na FH de produção, com sistema de dupla embreagem que permite manter o torque alto durante as trocas de marcha, além de contar com um disco de embreagem reforçado com materiais especiais para suportar o torque elevado.

Iron Knight é detentor de dois recordes mundiais: é uma bateria de testes o caminhão percorreu a distância de 0 a 1.000 metros em apenas 21,142 segundos, com uma velocidade média de 170,277 km/h. Na mesma prova, também foi batido o recorde mundial dos 0 a 500 metros, atingidos em apenas 13,673 segundos, com 131,646 km/h de velocidade média. A velocidade máxima do caminhão chegou a 276 km/h. ao volante estava o piloto sueco Boije Ovebrink, que tem mais de 30 anos de experiência em provas de velocidade.

Série especial FH 40

O caminhão FH ganhou uma série especial. Inspirado no primeiro caminhão produzido pela marca no País, em 1980, o modelo é uma edição limitada de 40 veículos para celebrar 40 anos de produção de caminhões Volvo. É pintado na cor White Sky e com faixas laterais inspiradas no N10, primeiro caminhão da marca fabricado no País, o FH 40 Anos é um modelo Top Class. A unidade exibida na feira é um FH 6×4, com motor de 540 cv, mas o cliente poderá adquirir uma das 40 unidades em outras configurações – 6×2 com 500 cv ou 4×2 com 460 cv, todas acopladas ao câmbio i-Shitf de 6 geração.

*Viagem a convite da ANFAVEA

Etiquetas
Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo