CarrosNotícias

Fenatran 2019: FPT Industrial, motor modular Cursor X é o destaque

Fotos: Anderson Nunes/Divulgação

Com o lema – “FTP Industrial traz o hoje, o amanhã e o futuro à Fenatran 2019”, a marca da CNA Industrial trouxe uma série de novidades no segmento de motores com foco na redução de emissões de poluentes e na sustentabilidade. Líder no segmento de powetrains, só na América do Sul são mais de 650.000 motores FPT Industrial em circulação, preparados para atender diferentes missões nos segmentos On-Road, Off-Road, de máquinas agrícolas e de construção, geração de energia ou marítimo.

O principal destaque no estande da marca e apresentado pela primeira vez no país, motor o Cursor X oferece uma ampla gama de opções, ele foi pensado para fornecer energia para tração, sistemas auxiliares, implementos e tomadas de força para qualquer veículo ou máquina – desde furgões de carga a ônibus, de tratores de esteira a escavadeiras, de tratores agrícolas a colheitadeiras.

Uma das principais predicados do Cursor X é poder se adaptar aos mais variados tipos de combustíveis (gás natural, geração elétrica por células de combustível de hidrogênio ou em energia armazenada em bateria). Outra característica é permitir combinações de operação em modo puramente elétrico a híbrido paralelo ou serial. O conceito pode ter o mesmo tamanho de um motor tradicional de combustão interna, com arquitetura modular que permite fácil montagem e integração à arquitetura do veículo. Sua modularidade é aplicável em todas as famílias de motores da FPT Industrial, em uma ampla gama de potência, além de também poder ser fornecido como um pacote ou em uma configuração desmontada.

Já o conhecido motor Cursor 13, ganha uma versão movida a Gás Natural. Pode ser abastecido 100% a gás natural comprimido, gás natural liquefeito e biometano, tem como vantagem ser o mais potente da categoria ao oferecer potência máxima de 460 cv a 1900 rpm e torque máximo de 209 m.kgf a 1100 rpm. É o primeiro motor On-Road especialmente desenvolvido para aplicações de longa distância, garantindo alta confiabilidade e menores custos de operação.

*Viagem a convite da ANFAVEA

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo