CarrosNotícias
Tendência

Fenatran 2019: e-Delivery, VW Caminhões e Ônibus apresenta o primeiro caminhão elétrico produzido no Brasil

Fotos: Anderson Nunes

A VW Caminhões e Ônibus, oficializou durante a coletiva de imprensa na 22° Fenatran, que acontece de 14 a 18 de outubro no São Paulo Expo, produção dos primeiros caminhões elétricos brasileiros de 14 toneladas. Para dar início a nova empreitada fora criado o inédito sistema de produção batizado de e-Consórcio, no complexo de desenvolvimento e produção da VWCO em Resende (RJ).

A ideia do e-Consórcio segue o modelo do Consórcio Modular, implantado pela própria VWCO há mais de 20 anos, quando parceiros passaram a colaborar com o abastecimento de peças e na própria montagem dos itens o que contribuiu com aumento da produtividade e dos níveis de qualidade e redução dos custos.

Para viabilizar a produção da tecnologia elétrica oito empresas parceiras estão confirmadas: Siemens, para fornecimento de infraestrutura, carregadores e energia para clientes. CATL e Moura, irão atuar no fornecimento, gerenciamento, distribuição e manutenção de baterias. Bosch e WEG para fornecimento de componentes. A Semcon irá agir na prestação de serviços de engenharia. E por fim Meritor em eixos de veículos elétricos e Eletra como parceria estratégica.

Outra parceira estratégica foi a cervejaria Ambev. A empresa que durante mais de um ano testou em condições reais um modelo de 11 toneladas elétrico, anunciou na Fenatran a intenção de compra de 1.600 unidades do e-Delivery.

O caminhão e-Delivery é equipado com um motor elétrico que entrega até 260kW de potência com autonomia de até 200 km, variando de acordo com as condições de operação. A recarga das baterias pode ser realizada de forma flexível (30% em 15 minutos ou 100% em 3 horas).

CAMINHÕES PARA TODOS OS SEGMENTOS

O Estande da VW Caminhões também apresentou novidades em vários modelos eu compõem seu portfólio. O caminhão Delivery Express que atende o segmento de 3,5 toneladas, e que é sucesso absoluto em sua categoria passou a ser denominado agora simplesmente como DLX, apelido dado pelos próprios usuários do modelo.

Testado e aprovado por inúmeros clientes, a VW Caminhões e Ônibus, apresentou na Fenatran o cavalo mecânico Constellation 33.440, um caminhão pensado para atuar em condições severas de uso. Ele é equipado com todo o conjunto de chassi e mecânica do modelo MAN TGX.

Já marca MAN que comemora 10 anos de atuação no Brasil levou seus modelos TGX nas versões 6×2 e 6×4 agora equipadas com suspensão pneumáticas.

*Viagem a convite da ANFAVEA

Etiquetas
Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo