ComerciaisNotícias
Tendência

Fenatran 2019: Actros, caminhão digital da Mercedes-Benz

Fotos: Anderson Nunes/Divulgação

O estande mais tecnológico presente na Fenatran, assim podemos resumir de forma breve as inovações que a Mercedes-Benz do Brasil reservou para mostra. A grande novidade literalmente falando, ficou por conta do extrapesado Actros, que foi recentemente apresentado e que agora tem seu portfólio complementado com duas novas versões equipadas com o inédito motor de seis cilindros em linha OM 471 de 530 cv.

O novo trem de força passa a equipar os modelos 2553 6×2 e 2653 6×4, com a chegada desses dois novos membros da família Actros a linha passa contar agora com seis versões. O motor OM 471 foi desenvolvido e pensado para operar em situações rodoviárias específicas que demandam potência, mas ao mesmo tempo sem abrir mão da economia de combustível. Uma das características do novo OM 471 de 530 cv é a redução no combustível na ordem de até 12%, o que garante um baixo custo operacional. O motor prima também pelo maior intervalo de manutenção.

Outra novidade incorporada ao novo Actros está relacionado ao inédito e exclusivo sistema MirroCam, que são retrovisores digitais oferecidos como item opcional a partir de 2020. Desse modo, o Actros passa a ser primeiro caminhão sem retrovisores externos convencionais da América Latina. Os tradicionais espelhos externos são substituídos duas câmeras digitais localizadas acima das portas que captam imagens laterais e que depois são remetidas a duas telas 15 pol de alta definição uma posicionada ao lado do motorista, e outra ao lado passageiro.

O sistema digital de câmeras também colabora para uma melhor visão ao redor do caminhão em um momento de manobra. À noite, o condutor pode acionar o sistema e monitorar todo o perímetro do veículo mesmo com as cortinas fechadas, caso haja uma movimentação estranha não será necessário sair do veículo para averiguação. E por fim também há a redução no consumo de combustível, já que as pequenas câmeras contribuem para uma melhor eficiência aerodinâmica.

Com a MirrorCam, o motorista pode visualizar claramente os veículos e objetos identificados em uma área de até 250 metros. Outro item interessante é a função “vista para manobra”, que permite otimizar o campo de visão em velocidades abaixo de 10 km/h. Nessa função, o campo de visão do sensor próximo ao veículo é representado na área superior da tela.


Além da inédita tecnologia MirrorCam, o novo extrapesado Actros 2020 será pioneiro em lançar no País o ABA 5 de série. O sistema é o único que freia automaticamente o caminhão quando identifica pedestres, veículos e obstáculos estáticos e móveis à sua frente.

O Novo Actros também é o primeiro caminhão digital do mercado. Isso porque o modelo traz inovações em conectividade, como dois painéis digitais, espelhamento de celular via Apple CarPlay ou Android Auto, recarga sem fio e muitos outros recursos.

*Viagem a convite da ANFAVEA

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo