CarrosNotícias

Com 85 anos, Volvo está em festa

Fotos: Divulgação

Por Larissa Nogueira

Passados 85 anos, o grupo Volvo é um dos maiores fabricantes de veículos do mundo de veículos comerciais e a  Volvo Car Corporate vende quase 500.000 veículos por ano. O primeiro carro saiu da linha de produção da marca (o ÖV4), foi feito na fábrica Lunbby, em Gotemburgo, no dia 14 de abril de 1927.

Para marcar essa data especial, a marca sueca recriou a fabricação do ÖV4, que passou pelos mesmos portões da fábrica em que saiu em 1927, com o veículo sendo guiado pelo presidente e CEO da Volvo Car Corporation, Stefan Jacoby e pelo presidente e CEO do Grupo Volvo, Olof Persoon. De acordo com Jacoby, o carro é fantástico e que era fácil ver que muita coisa mudou ao longo desses 85 anos.

O grupo Volvo e a Volvo Car Corporation tem uma longa história em comum e os fundadores da Volvo,Assar Gabrielsson e Gustaf Larson, começaram o que seria um projeto promissor, mesmo eles não tendo nenhuma experiência com carros ou com a indústria automobilística.

Em seu primeiro ano, a Volvo vendeu apenas 300 carros, porém no ano seguinte, o negócio começou a decolar no período em que começaram a fabricação de ônibus e aviões e os donos perceberam que o sucesso viria através das exportações.

Olfo Persson, presidente da Volvo, disse em nota que suas raízes são muito importantes, e por esse motivo, cerca de 30 mil dos 120 mil funcionários da montadora trabalham na Suécia, porém 95 % do que é produzido é vendido para fora do país.

A Volvo Car Corporation tem 1,5 mil funcionários na Suécia e cerca de 87% de suas vendas para outros países. Em 1999, a Volvo vendeu o seu negocio de carro. Desde então, as duas empresas continuam crescendo em diferentes direções: a Volvo Car está no segmento Premium e vendeu no ano passado cerca de 450 mil veículos em 120 países, sendo os Estados Unidos o seu maior mercado, o grupo Volvo produz caminhões com as marcas Volvo, Renault Trucks ,Mak e UD ,e também ônibus, equipamentos de construção, sistemas de acionamento para aplicações marítimas e industriais e componentes para motores de aeronaves.

Etiquetas
Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo