CarrosNotícias

Coluna #Trânsito e Vidas por Mario Divo

2016_08_fra_ekstrom_204

As marcas e as competições internacionais!

Foi divulgado um infográfico muito interessante na última edição da revista AUTO (2016, 2º quadrimestre). Ali ficou registrado, com base nos dados de 2015, o grau de envolvimento das marcas globais de automóveis e caminhões nas 22 competições internacionais organizadas pela FIA, normalmente classificadas em circuitos (um total de 8), rallies (total de 9), off-roads (3) e a quarta, pouco conhecida no Brasil, a hill-climb (2).

A conclusão mais interessante é de que não há um padrão claro para explicar quando e porque a marca global participa de uma ou outra competição internacional. A Ford é a que mais está presente, em um total de 14 (são 2 circuitos, 1 de hill-climb, 3 de off-roads e 8 de rally). Em 2º lugar vem a Mitsubushi, participando de 12 competições, em 3º a Citroen e a Renault, com 9 competições cada uma, vindo a seguir a Peugeot e a Volkswagen, com presença em 8 competições cada.

Marcas muito bem estabelecidas e bastante valorizadas têm presença pontual em poucas competições, como é o caso da Toyota, da Mercedes e da Chevrolet (3 cada uma delas). Curiosamente, entre as marcas globais mais conhecidas, duas se destacam pelo foco: a Mercedes só participa de competições em 3 circuitos e a Subaru em 6 de rally. Faço aqui um adendo para o caso de muitas marcas relevantes que só participam de um único tipo de competição, como a Aston Martin, presente no Campeonato Mundial de Endurance,

Para completar, há algumas curiosidades que cabem ser registradas aos nossos leitores que gostam de acompanhar as competições internacionais da FIA. A Skoda, marca da República Tcheca bastante antiga, também participa de 9 competições, mostrando sua força tecnologicamente desconhecida para muitos brasileiros, só não estando presente de competições em circuitos. No total, envolvidas em competições organizadas pela FIA, são 34 marcas globais de reconhecida competência e qualificação competitiva.

Como provocação aos que se sentem conhecedores do assunto, deixo a seguinte pergunta: você é capaz de dizer quais são todas essas 34 marcas globais que colocam seus carros a serviço das competições de esporte motor que descrevi acima?

13552659_10205143023254413_719638316_n

Mario Divo é o Diretor Institucional do ACBr – Automóvel Clube Brasileiro e também é o Clube Correspondente da FIA – Federação Internacional do Automóvel – E-mail: [email protected] / Site: www.automovelclubebrasileiro.com.br

 

Etiquetas
Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo