ColunasNotíciasTrânsito e Vidas

Coluna #Trânsito e Vidas por Mario Divo

Resultado expressivo para um carro nacional!

Em artigos anteriores, já comentamos sobre o Latin NCAP, programa de avaliação de carros novos para a América e o Caribe (Latin NCAP), lançado em 2010 para desenvolver um sistema regional independente de testes de colisão de veículos e de qualificação de segurança para a região. O Latin NCAP replica programas de testes similares aos desenvolvidos nos últimos trinta anos na América do Norte, na Europa, na Ásia e na Austrália, demonstrando ser muito eficazes no progresso da segurança viária.

Pois bem, nesta semana o programa divulgou seus últimos resultados, coincidindo com a 25ª Conferência Internacional sobre Segurança de Veículos em Detroit, EUA. O Renault Captur, fabricado no Brasil e lançado recentemente nos mercados latino-americanos, conseguiu um sólido desempenho de quatro estrelas nos itens de proteção do ocupante adulto e de três estrelas para o ocupante infantil.

A proteção dos ocupantes infantis na batida frontal e na lateral foi boa, mesmo quando os sistemas de retenção (cadeirinhas) foram instalados utilizando os cintos de segurança. A maioria dos sistemas avaliados para a instalação foi aprovada pelo teste.  Dessa forma se explica o resultado de três estrelas em relação à proteção do ocupante infantil.

Com relação aos adultos, o Renault Captur de série oferece o Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC), bem como quatro airbags (dois frontais e dois laterais de tipo cabeça-tórax). O bom desempenho dos cintos de segurança e dos pré-tensionadores, junto com os airbags e, ainda, seu bom desempenho estrutural, explicaram o resultado de quatro estrelas para a proteção dos ocupantes adultos.

Nas palavras de Alejandro Furas, Secretário Geral do Latin NCAP, o Captur mostrou o potencial da indústria nacional para produzir e oferecer veículos mais seguros e que ultrapassam os requisitos legais exigidos, mantendo bom desempenho mesmo com protocolos rígidos. Ele encorajou a Renault e outros fabricantes a continuarem no aperfeiçoamento de seus modelos para garantir segurança de quatro e cinco estrelas.

Você pode ver o vídeo do teste clicando aqui. (www.youtube.com/watch?v=_F4DDwGd8ac)

Mario Divo é o Diretor Executivo do ACBr – Automóvel Clube Brasileiro e também é o Clube Correspondente da FIA – Federação Internacional do Automóvel

Etiquetas
Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo