NotíciasReportagens

Coluna #Transito e Vidas por Mário Divo

Uma experiência incrível com carros conectados!

Já comentamos, neste espaço, o quanto mundo está atento para a grande transformação que acontecerá no cotidiano das sociedades mais modernas, nos próximos 15 anos. A ONU – Organização das Nações Unidas tem 17 metas definidas para seus Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, sendo que a tecnologia e a conectividade são a base de concretização de muitas delas.

Pois bem, para mostrar o ponto em que estamos avançados, no Mobile World Congress 2017, a empresa Huawei, em parceria com Vodafone e Audi, fez uso da tecnologia celular para conectar carros entre si, com as pessoas e a infraestrutura viária, melhorando a segurança e fornecendo uma experiência mais agradável de condução. Para quem não sabe, a Huawei tem perto de 170 mil funcionários e é líder global em soluções de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), oferecendo produtos e soluções de alta qualidade e inovação em dezenas de países e territórios.

Essa demonstração foi realizada no Circuito de Barcelona, e utilizou uma tecnologia chamada Cellular V2X (C-V2X), hoje já considerada uma forma de evolução do padrão 4G para 5G. A nova tecnologia C-V2X habilita a rápida troca de informações entre veículos, outros usuários na estrada e com a infraestrutura viária. Os convidados da demonstração tornaram-se passageiros de um veículo Audi, convivendo com quatro cenários de como os veículos conectados podem melhorar a condução.

Os carros conectados transmitem a visão do veículo que está à frente, auxiliando o condutor em situações que necessita de mais visibilidade como, por exemplo, obstáculos na pista e saídas nas estradas. O condutor também é alertado se o semáforo estiver para mudar de cor, permitindo melhor previsão de quando reduzir a velocidade. Ainda mais, a conectividade móvel é capaz de alertar os condutores quando um pedestre atravessa a rua, mesmo antes que ele fique visível. E, incrivelmente, existe um algoritmo que determina se há risco de outros veículos conectados frearem ou mudarem de faixa.

A demonstração também exibiu como a comunicação direta entre veículos fornecerá a base para melhorias rumo à condução autônoma. Este é o mundo futuro, todo conectado!

Mario Divo é o Diretor Executivo do ACBr – Automóvel Clube Brasileiro e também é o Clube Correspondente da FIA – Federação Internacional do Automóvel

Etiquetas
Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo