NotíciasReportagens

Coluna #Trânsito e Vidas por Mario Divo

2014-bmw-i3-giga-world-photo-548054-s-986x603-626x382

Novidades do mundo do automóvel!

A partir desta semana, inauguramos este canal de relacionamento entre os leitores e o ACBr – Automóvel Clube Brasileiro. Iremos trazer, regularmente, as conquistas e os acontecimentos do mundo do automóvel, tanto no contexto esportivo das competições internacionais, como também em informações sobre um tema complexo e hoje essencial, no mundo todo: mobilidade, segurança viária e conectividade.

A dinâmica da vida está dançando à nossa frente, sem chance de volta ou de adiamentos, criando vários impactos. O futurista Sarwant Singh, presente em encontro internacional promovido pela FIA – Federação Internacional do Automóvel, a que eu compareci recentemente, comentou das megatendências globais como forças transformadoras, as quais redefinem o futuro nos negócios, nas economias, nas diferentes culturas e na vida das pessoas, com conceitos de sustentabilidade.

Hoje, a nossa conectividade está extremamente baseada no smartphone ou no computador projetando-se que, em mais três anos, seremos 5 bilhões de internautas e, até 2025, o mundo terá cerca de 80 bilhões de equipamentos conectados. Mais de 1200 satélites serão necessários, até 2021, para dar conta dessa realidade prevista. Já imaginaram o impacto que isso trará no seu cotidiano, para o bem e para o mal? E o que falar dos programas de sustentabilidade energética?

Na Suécia, 22% dos veículos de Estocolmo só usam energia limpa. A petroleira finlandesa Neste retirou a expressão “oil” de seu nome, investiu em energia limpa e se transformou no maior produtor mundial de diesel renovável, diminuindo em 90% a emissão de poluentes. A BMW, com o modelo i3, reforçou seu posicionamento de conjugar mobilidade com sustentabilidade e conectividade nos seus produtos, em alinhamento às metas de sustentabilidade da ONU – Organização das Nações Unidas. Cada veículo i3 conecta-se ao seu smartphone, é movido por propulsão elétrica e tem cerca de 90% de sua composição com material reciclável.

Os exemplos acima buscam mostrar que, neste espaço, trataremos das máquinas voadoras nas pistas de corrida, dos veículos que nos permitem ir e vir quando desejado, das preocupações com a segurança viária e, acima de tudo, como bem conviver no trânsito com a preservação da vida. Fiquem atentos e acompanhem nossas postagens, contribuindo com comentários ou sugestões.

13552659_10205143023254413_719638316_n

Mario Divo é o Diretor Institucional do ACBr – Automóvel Clube Brasileiro e também é o Clube Correspondente da FIA – Federação Internacional do Automóvel – E-mail: [email protected]automovelclubebrasileiro.com.br / Site: www.automovelclubebrasileiro.com.br

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo