NotíciasReportagens

Coluna #Trânsito e Vidas por Mario Divo

ACBr e a campanha #3500vidas!

A FIA – Federação Internacional do Automóvel e a empresa de mobiliário publicitário JCDecaux lançaram dia 10 de março, em Paris, a primeira campanha mundial dedicada à segurança viária. A campanha #3500lives foi traduzida para mais de 30 idiomas, já está visível em 30 cidades e, até o final, será veiculada em 70 países, com visibilidade para mais de 1 bilhão de pessoas. No Brasil, a campanha já está nas ruas e tem o apoio do ACBr – Automóvel Clube Brasileiro.

Apoiada por personalidades renomadas, a campanha tem como objetivo promover mensagens simples e universais que remetam à imprudência no trânsito em todo mundo, responsável pela morte de 3.500 pessoas por dia. Se essa média for mantida, até 2030, os acidentes rodoviários podem se tornar a principal causa de mortes no mundo, com aproximadamente 2 milhões de vítimas por ano.

Para frear o aumento de mortalidades nas estradas, a segurança rodoviária deve ser encarada não só como uma questão de saúde pública, mas como prioridade por todos os governos do mundo e também pelos cidadãos. A campanha recebeu o apoio do Papa Francisco, em fevereiro de 2016, quando ele expressou sua preocupação com o elevado número de mortes no trânsito, em reunião com o presidente da FIA, Jean Todt.

Através de abordagem prática e positiva, a campanha #3500lives visa sensibilizar pedestres, ciclistas, motociclistas e motoristas a adotarem regras simples, porém eficazes, que darão mais segurança no trânsito. Ela traz as Dez Regras de Ouro da FIA apresentadas por personalidades que se engajaram voluntariamente nessa causa. Veja o vídeo (www.youtube.com/watch?v=680f0bNhOIk).

As mensagens enviadas pela campanha irão receber apoio de entidades internacionais, comprometendo-se a realizar promoções de segurança rodoviária em suas plataformas digitais e em eventos esportivos. Todos são convidados a assinar um manifesto (www.fia.com/3500lives) visando incitar os governantes a fazer da segurança rodoviária uma prioridade, realizando iniciativas de conscientização sobre os perigos da estrada.

Mario Divo é o Diretor Executivo do ACBr – Automóvel Clube Brasileiro e também é o Clube Correspondente da FIA – Federação Internacional do Automóvel

Etiquetas
Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo