CarrosNotícias

Coluna Mecânica Online Nº 21 — Tecnologia a serviço do motorista

Foto: Divulgação

O ato de conduzir o automóvel tem permitido a introdução de tecnologias que fortalecem o conforto e a segurança para o motorista. E o ano de 2012 permitiu ampliarmos essa percepção junto aos modelos que foram apresentados em nosso mercado.

É cada vez mais comum encontrarmos no mercado brasileiro veículos que oferecem câmera de ré, sensor de estacionamento traseiro, sensor de chuva e até mesmo o farol alto automático (quando o veículo identifica que na direção contrária vem um outro veículo, o automóvel automaticamente baixa o farol).

O controle eletrônico de estabilidade e tração, associado aos freios ABS, aumenta a segurança em curvas e manobras. O controle automático de velocidade em descidas faz parte do arsenal de novas tecnologias que foram apresentadas com a Nova Ranger, por exemplo, desenvolvidas especificamente para aplicação em picapes.

Itens como direção com assistência elétrica, sistema de monitoramento de pontos cegos e tráfego cruzado, auxiliar de manutenção na faixa de rolamento, piloto automático com alerta de colisão e sistema de estacionamento automático são exemplos de como o uso de sensores está transformando a experiência de dirigir.

O monitoramento de pressão dos pneus e o espelho retrovisor eletrocrômico são itens adicionais de segurança. Atualmente já é possível o acesso e partida do veículo sem o uso da chave, basta que a mesma esteja, por exemplo, no bolso da sua camisa, para que o veículo reconheça sua presença e permita seu acesso.

O ganho de espaço no interior do veículo e sua estética tiveram um reforço com o freio de estacionamento elétrico, onde uma simples tecla mantém o veículo firme. Os retrovisores com rebatimento elétrico e o fechamento automático do porta-malas permitem mais funcionalidade. Um movimento específico do pé embaixo do porta-malas do Volkswagen CC é o bastante para abrir a tampa do porta-malas. A interface entre o homem e a máquina é feita por um sensor de proximidade na área do para-choque, capaz de reconhecer uma rápida movimentação da perna.

O ano de 2012 vai começando a aparecer por completo no retrovisor, mas ainda é possível  ampliarmos nosso ângulo de visão, como aconteceu com o Novo C3 e seu para-brisa Zenith. Um desenvolvimento técnico apurado que permitiu a expansão do comprimento do para-brisa de 990 mm para 1.350 mm, o que possibilitou um inédito aumento do ângulo de visão em 80°. Como uma bolha de vidro, o para-brisa Zenith permite ao motorista e ao passageiro uma percepção inédita do meio ambiente, proporcionando uma experiência sensorial inédita. Uma proeza tecnológica, que oferece uma verdadeira visão em alta definição, sem limites.

 

Mecânica Online News

  • Dois dos principais prêmios automotivos brasileiros anunciaram seus vencedores. O primeiro foi o prêmio TOP CAR TV 2012 que teve entre os vencedores o Volkswagen Gol, Fiat Grand Siena, Chevrolet Cruze Sport6, Audi A1, Nova Ford Ranger, Novo Ford EcoSport e Grace Lieblein, presidente da General Motors do Brasil.
  • Já a premiação da ABIAUTO – Associação Brasileira da Imprensa Automotiva, com seu prêmio Imprensa Automotiva 2012 elegeu o Chevrolet Onix, Ford EcoSport, Chevrolet Spin, Novo Ford Fusion e  a Nova Ford Ranger. Destaques para o Chevrolet Onix – Carro Imprensa Automotiva 2012 e a Honda NC 700X – Moto Imprensa Automotiva 2012.
  • Sucesso desde seu lançamento, o livro-reportagem – O Cotidiano da Espera, do jornalista Gustavo Queiroz, retrata em estilo jornalismo gonzo o dia-a-dia do caminhoneiro na estrada, em uma incrível jornada que parte do Mato Grosso até o Porto de Paranaguá (PR). Aquisições de exemplares nos sites das livrarias Cultura, Saraiva e até mesmo da Amazon.
  • O museu móvel da Audi em Ingolstadt está com uma prévia do futuro da mobilidade. A exposição especial “Audi lab future: mobility”, que ocorrerá entre os dias 6 de dezembro de 2012 e 17 de março de 2013, visa mostrar as iniciativas da marca nas áreas dos futuros motores, energias e urbanização. As exposições mostram os sistemas de acionamento e combustíveis do futuro e também soluções de mobilidade para as metrópoles mundiais.
  • Desde o dia 7 de dezembro, todos os automóveis JAC Motors vendidos no Brasil, que compõem uma frota de cerca de 45 mil unidades passam a obedecer um novo – e simplificado – plano de manutenção para as revisões. A principal alteração será a eliminação das atuais revisões de 5.000, 15.000, 25.000 km (e, assim, sucessivamente). Os carros de passeio vendidos daqui pra frente, naturalmente, incluindo o lançamento J2, também seguirão esse novo padrão.

 

Tarcisio Dias – Profissional e Técnico em Mecânica, além de Engenheiro Mecatrônico e Radialista, é gerente de conteúdo do Portal Mecânica Online® (www.mecanicaonline.com.br) e desenvolve a Coleção AutoMecânica. E-mail: [email protected]

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo