

Airbag para pedestres. Você já pensou nisso?
Quantas vezes já não ouvi que a tecnologia parece surgir primeiro para fiscalizar os motoristas, onde encontramos radares que identificam os veículos, suas velocidades e até mesmo se a documentação está em dia, mas não é bem assim, a tecnologia está preocupada também em salvar vidas, como o surgimento de novos materiais e sistemas de segurança mais eficientes, como os freios ABS e AIRBAG.
Para quem imagina que a via pode ser insegura apenas para o motorista, os números revelam que na China 25 % dos mortos no trânsito são pedestres. Na Europa, 14%, e nos EUA, 12%. E um número muito maior de pedestres é ferido em acidentes. Os ferimentos graves, principalmente na cabeça de pedestres, ocorridos durante um atropelamento, são causados pela estrutura rígida do capô, do para-brisa e das colunas A dianteiras.
Por meio dessas considerações, a Volvo Car Corporation inovou mais uma vez em segurança durante a edição 2012 do Salão de Genebra, através do novíssimo V40 e sua tecnologia de airbag para pedestres.
Sete sensores embutidos na frente do carro transmitem os sinais captados para uma unidade de controle. Quando o carro atinge um objeto, o sinal muda. A unidade de controle analisa esses sinais e determina se há impacto com as pernas de um ser humano. Nesse caso, o airbag de pedestres é acionado.
As dobradiças do capô são equipadas com um sistema pirotécnico – quando o sistema é ativado, libera travas que deixam a parte de trás do capô livre para ser elevada. Ao mesmo tempo, o airbag é ativado e começa a ser inflado com gás. Durante a sequência de enchimento, a bolsa de ar é a responsável por elevar o capô. Ele sobe 10 centímetros e se sustenta nessa posição.
Essa elevação traz benefícios: o aumento da distância entre as partes rígidas do motor permite que o capô se deforme mais, criando um efeito de amortecimento para o pedestre, reduzindo as lesões.
Quando está totalmente inflado, o airbag cobre toda a área dos limpadores de para-brisa, um terço do vidro e a área inferior das colunas dianteiras. Todo o processo, da ativação do sistema ao enchimento completo da bolsa, dura alguns centésimos de segundo.
O sistema é ativado em velocidades entre 20 e 50 km/h. Isso porque 75% de todos os acidentes com pedestres acontecem em velocidades de até 40 km/h. O airbag em si consiste de uma bolsa, inflada por um gerador de gás hibrido. Após a ativação, a bolsa é inflada com o gás em alguns milissegundos.
Confira vídeo com todos os detalhes da inovadora tecnologia: http://youtu.be/OFeuBhBxu0g
Mecânica Online – News
- Dupla segura – A importância e ação do sistema de airbag no veículo fica ainda mais interessante quando o mesmo também possui o sistema de freios ABS. Esta dupla joga junto pela segurança de motoristas e pedestres e precisam marcar cada vez mais presença em nossos veículos. Não economize no que existe de mais importante: a vida.
- Fiat e Mazda assinaram um memorando de entendimento para desenvolvimento e construção de um roadster das marcas Mazda e Alfa Romeo, baseado na plataforma do próximo MX-5. O estudo prevê que tanto a Fiat como a Mazda projetem dois diferentes modelos de estrutura compacta, tração traseira, distinguindo-se através do design e estilo de cada fabricante. A gama de motores será específica para cada uma das marcas.
- A Toyota atingiu, no último mês de abril, vendas acumuladas de 4 milhões de veículos híbridos no mundo. Os veículos híbridos são ambientalmente corretos por utilizarem dois motores, um movido à combustão e outro elétrico, o que gera economia de combustível e consequentemente menor emissão de poluentes. Estudos realizados pela montadora indicam que 26 milhões de toneladas de CO2 deixaram de ser emitidas desde 1997 graças à tecnologia.
- Volkswagen do Brasil inova nos acabamentos de sua linha de automóveis 2013 por meio do design de acabamentos internos e externos, através da tecnologia “Embossed”, que molda o material do estofamento em baixo relevo, proporcionando um padrão contemporâneo e sofisticado, que foi aplicada em vinil e malharias. Outras novidades são bancos dianteiros com bolsos porta-objetos, com zíper ou em rede “Web”, nas laterais internas, uma solução criativa e prática que contribui com o aproveitamento de espaço.
Contatos do autor: Tarcisio Dias – Profissional e Técnico em Mecânica, além de Engenheiro Mecatrônico e Radialista, é gerente de conteúdo do Portal Mecânica Online® (www.mecanicaonline.com.br) e desenvolve a Coleção AutoMecânica. E-mail: [email protected]
A idéia é boa, mas isso precisa ser muito aperfeiçoado para não acontecer de esse air bag abrir com um simples toque de para choque com para choque numa baliza para estacionar, por exemplo…