NotíciasReportagens

Coluna Mecânica Online® Nº 47 | A cidade do automóvel fica na Alemanha

Fotos: Divulgação

A comparação é simples: ir num parque de diversões. Quando a gente é criança essa é uma grande alegria e se deixar você não quer sair de lá por nada! Essa é a mesma sensação quando você começa a conhecer a Autostadt – em alemão, “cidade do automóvel”–, localizada ao lado da fábrica da Volkswagen em Wolfsburg, na Alemanha.

Criada para mostrar ao público todas as fases da produção de um automóvel e as operações do Grupo Volkswagen, a Autostadt foi inaugurada em junho de 2000 e, desde então, está em contínua expansão e desenvolvimento. A coluna Mecânica Online® conheceu de perto todos os atrativos que o lugar oferece atendendo convite da Volkswagen do Brasil.

Fruto do trabalho de mais de 400 arquitetos, a Autostadt conta hoje com oito pavilhões dedicados às marcas do Grupo Volkswagen. Audi, Porsche, Lamborghini, Seat e Skoda têm prédios próprios e a marca de luxo Bugatti está na Premium Clubhouse. A Volkswagen conta com dois pavilhões, um dedicado aos automóveis e utilitários esportivos e outro aos veículos comerciais da marca.

Uma parcela considerável dos quase 2 milhões de visitantes que comparecem anualmente à Autostadt, além de conhecer suas atrações, tem um propósito muito pessoal. Vão retirar os carros que compraram recém-saídos das linhas de montagem da fábrica de Wolfsburg.

Duas torres circulares envidraçadas, com 48 metros de altura, servem de estacionamento para os veículos a serem entregues a compradores de vários países da Europa que, em vez de receberem seus automóveis nas concessionárias, optam por retirá-los na Autostadt.

Os prédios são ligados à fábrica por um túnel de 700 metros de extensão, por onde os carros são transportados em plataformas. Nas torres, denominadas “Autotürme” os veículos passam para elevadores que os colocam em lugares pré-determinados, entre 24 e 48 horas antes do momento da entrega. Em todo o processo, o carro não roda um único metro e é entregue ao dono com o velocímetro totalmente zerado.

Uma outra atração fantástica é o museu, a ZeitHaus (em alemão, “Casa do Tempo”), que abriga uma mostra com os veículos que marcaram a história do automóvel, exibidos em instalações que o ambientam na época e circunstâncias de sua fabricação.

Uma exibição especial, “Ícones do Design”, transporta os visitantes ao longo da história do design automotivo, dos primeiros automóveis ainda semelhantes às carroças e às carruagens aos perfis aerodinâmicos do final do século 20. A mostra inclui veículos com estilo influenciado pela Art Nouveau, dos anos 1930, assim como exemplos da influência da moda sobre os automóveis, o desenvolvimento visando a funcionalidade e carros que se tornaram símbolos de épocas e comportamentos diversos.

Em outra área, os visitantes mais entusiasmados pela mecânica e tecnologia vão encontrar a mostra Motor Icons, que reúne 12 motores que marcaram a história do automóvel, lado a lado com os carros em que foram lançados.

A variedade dos motores expostos vai de versões com apenas um a até 18 cilindros, além de motores rotativos. Há motores a diesel, a gasolina (de dois ou quatro tempos), em linha, em “V”, boxers e radiais. Configurações mais exóticas, em H, U, W, Y e X também estão expostas ou são mostradas em painéis ilustrados.

Os visitantes também podem conhecer mais sobre a evolução tecnológica dos motores, como o funcionamento dos compressores mecânicos ou a turbina e a história da alimentação de combustível, desde os carburadores mais simples, do final do século 19, aos sistemas eletrônicos de injeção e gerenciamento dos carros atuais.

Na próxima coluna, no dia 30 de setembro, você vai saber mais atrações da cidade do automóvel, dias e horários de funcionamento e como fazer para agendar sua visita.

MECÂNICA ONLINE NEWS

·         Parabéns! – A BMW do Brasil acaba de conquistar 1 milhão de fãs em sua página oficial no Facebook. Para comemorar essa jornada cheia de adrenalina, a marca criou um aplicativo que convida seus fãs a dirigir por uma estrada personalizada. Com base nos fatos mais relevantes da timeline de cada usuário, o aplicativo simula uma viagem a bordo de um veículo da marca alemã. Ao longo do caminho, é possível rever os momentos especiais de cada fã, fazendo uma relação direta com a celebração da marca.

·         Estacionamento automático – A Ford criou um desafio no topo de um prédio para mostrar a forma de funcionamento do sistema de estacionamento automático disponível no Novo Focus 2014, que chega ao mercado em outubro. O vídeo dessa ação, produzido por uma equipe profissional e disponível no link: http://youtu.be/qmD7upeLDBQ, é um dos mais vistos na rede social pela precisão e confiabilidade do equipamento.

·         Moto Honda da Amazônia – A líder absoluta do setor, inaugurou um novo e moderno Centro de Desenvolvimento e Tecnologia (CDT), em Manaus (AM). A estrutura, que recebeu o investimento de R$ 20 milhões, possui uma área de 4.200 m2 e deve abrigar em torno de 200 dos aproximadamente 10 mil funcionários da Honda em Manaus. O CDT é um verdadeiro polo de desenvolvimento multidisciplinar com integração total entre todos os departamentos responsáveis pelas atividades relacionadas ao desenvolvimento de novas técnicas, processos e produtos Honda.

Tarcisio Dias – Profissional e Técnico em Mecânica, além de Engenheiro Mecânica com habilitação em Mecatrônica e Radialista, é gerente de conteúdo do Portal Mecânica Online® (www.mecanicaonline.com.br) e desenvolve a Coleção AutoMecânica. E-mail: [email protected]

Coluna Mecânica Online® – Menção honrosa (segundo colocado) na categoria internet do 7º Prêmio SAE Brasil de Jornalismo 2013, promovido pela Sociedade de Engenheiros da Mobilidade.

Etiquetas
Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo