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Coluna Mecânica Online® n° 37 | A nova tendência mundial em motorização

Fotos: Divulgação

Rendimento, potência, eficiência, consumo, peso. Qual ou quais os fatores são mais decisivos numa competição que escolhe os melhores motores no mundo? Premiação organizada por uma revista inglesa, o Motor Internacional do Ano ou Engine of The Year Award 2013, conta com a participação do Mecânica Online®, com Tarcisio Dias, único representante brasileiro a participar pela segunda vez consecutiva da votação, destaca entre os vencedores de 12 categorias uma nova tendência mundial.

Com três cilindros e uma tecnologia que combina injeção direta de combustível, turbo e comando variável de válvulas para reduzir o consumo sem sacrificar a potência, o propulsor ultra eficiente de 999 cilindradas desenvolvido pela Ford com a tecnologia EcoBoost alcançou a maior pontuação já registrada na história do prêmio, em suas 15 edições já realizadas.

O EcoBoost 1.0 é oferecido atualmente na Europa e nos Estados Unidos em carros compactos como New Fiesta e B-MAX e modelos médios como Focus, C-MAX e Grand C-MAX. Num futuro próximo, vai equipar carros maiores como o novo Mondeo. Ele também será oferecido nos furgões Transit Connect e Transit Courier e nas vans de passageiros Tourneo Connect e Tourneo Courier.

A oferta do novo motor está sendo ampliada para vários mercados do mundo. Ele já está disponível no Novo EcoSport vendido na Índia e na China e este ano será oferecido também no New Fiesta na América do Norte.

A disputa mais acirrada na votação esse ano ficou entre os motores verdes. Vencedor na categoria no ano passado, o motor 1.4 litro da General Motors utilizado no modelo Volt perdeu por apenas três pontos a liderança para o motor desenvolvido pela Fiat que utiliza gás natural comprimido, turbo de apenas dois cilindros e 875 cilindradas.

A motorização 1.4 litro da Volkswagen utilizada no Golf europeu conquistou o lugar mais alto do pódio na categoria que escolhe os mais novos motores no ano. O diferencial da tecnologia TSI foi vitoriosa também na categoria entre os motores 1.0 a 1.4 litros, onde o pódio foi completamente Volks.

Com um júri de 87 jornalistas automotivos de 35 países o prêmio tem como base os critérios de dirigibilidade, desempenho, economia, refinamento e eficiência na aplicação de tecnologias avançadas de motores.

A Ferrari venceu como motor de melhor performance 6.3 litros V12. A parceria BMW-PSA conquistou a vitória entre os motores 1.4 e 1.8 litro. O motor 2.0 litros da BMW com tecnologia Twin Turbo venceu entre os motores 1.8 a 2.0 litros. De 2.0 a 2.5 litros foi a vez da Audi com seu motor de cinco cilindros e 2.5 litros turbo.

Já o motor produzido pela Porsche e utilizado no Boxster e Cayman venceu entre os 2.5 a 3.0 litros. O McLaren 3.8 litros V8 foi o melhor entre os motores de 3.0 a 4.0 litros. E finalmente o Ferrari 6.3 litros V12 aplicado no modelo F12 Berlinetta foi o vencedor entre os motores acima de 4.0 litros.

Mecânica Online News

GPF – A Umicore, principal fabricante mundial de catalisadores automotivos do País, desenvolveu uma nova tecnologia capaz de tratar até 95% das partículas dos motores a gasolina, denominado GPF (sigla, em português, de Filtro de Partículas para Gasolina). A solução elimina as partículas de fuligem (carbono) que são emitidas pelos automóveis equipados com sistema de injeção direta, utilizado para aumentar a eficiência no consumo deste combustível.

Fusion Hybrid – Recém-lançado nos Estados Unidos, o modelo tem alcançado um sucesso sem precedentes e contribuído para a Ford bater recordes de vendas nesse segmento, o que aumenta a expectativa da sua chegada ao mercado brasileiro, trazendo como grande inovação o uso de bateria de íons de lítio, que entre outros avanços garante maior autonomia do motor elétrico. O novo híbrido já foi testado pelo programa do Inmetro/Conpet e é classificado hoje como o automóvel mais econômico do País.

Scania Top Team 2013 – Peru e Argentina conquistaram as duas vagas para a etapa mundial final da competição que testa as habilidades dos profissionais de serviços das Casas Scania. Na etapa final da região pequenos detalhes colocaram dificuldades para a equipe brasileira.

Maio – A Fiat comemora o melhor mês de maio de sua história de 36 anos de presença no Brasil, além de ter registrado o recorde de vendas para o período acumulado de janeiro a maio. A empresa alcançou a venda de 67.846 automóveis e comerciais leves no mês de maio, crescendo 14,1% em relação a maio de 2012, com 22,5% de market share. Desde janeiro, a Fiat acumula vendas de 316.267 automóveis e comerciais leves, volume 10,4% superior ao de janeiro a maio de 2012, mantendo a liderança de mercado com 22,5% de participação.

Tarcisio Dias – Profissional e Técnico em Mecânica, além de Engenheiro Mecatrônico e Radialista, é gerente de conteúdo do Portal Mecânica Online® (www.mecanicaonline.com.br) e desenvolve a Coleção AutoMecânica. E-mail: [email protected]

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