CarrosNotícias

Coluna Mecânica Online® n° 33 | Conceito eWheelDrive: solução para mobilidade urbana?

Fotos: Divulgação

A Ford apresentou na Europa o conceito eWheelDrive, desenvolvido em parceria com a Schaeffler sobre a plataforma do New Fiesta para a pesquisa de novas soluções de mobilidade urbana, com foco na criação de carros menores, mais ágeis e fáceis de estacionar. O veículo, impulsionado por motores elétricos independentes em cada uma das rodas traseiras, oferece um espaço sob o capô que é ocupado pelo motor e transmissão nos carros convencionais, ou por um motor central nos modelos elétricos.

Essa tecnologia pode contribuir no futuro para o desenvolvimento de um carro para quatro pessoas que ocuparia o mesmo espaço de um carro atual de dois lugares. O sistema de direção do eWheelDrive também permitiria ao veículo se mover lateralmente nas vagas de estacionamento – uma grande inovação nas cidades cada vez mais populosas e congestionadas.

Com os motores acoplados nas rodas, os componentes necessários para a direção, desaceleração e assistência ao motorista ficam instalados em uma unidade integrada ao cubo das rodas – incluindo o motor elétrico e sistemas de freio e refrigeração.

A Ford se juntou ao projeto liderado pela Schaeffler, fabricante e fornecedora líder de componentes automotivos com sede na Alemanha, para pesquisar o potencial de futuros veículos que possam oferecer também emissões zero e mais espaço para outras finalidades, como zonas adicionais de proteção.

Os motores elétricos integrados às rodas são vistos por muitos especialistas da indústria automotiva como uma tecnologia com grande potencial, em um mundo que se torna cada vez mais populoso e urbanizado. A projeção é que até 2050 o número de pessoas vivendo nas cidades aumente de 3,4 bilhões para 6,4 bilhões globalmente e a quantidade de carros seja quadriplicada.

A Ford vai trabalhar agora junto com a Schaeffler, Continental, RWTH Aachen e a Universidade de Ciências Aplicadas de Regensburg para desenvolver, até 2015, duas unidades do chamado projeto MEHREN (Multimotor Electric Vehicle with Highest Room and Energy Efficiency), veículo elétrico multimotor com maior espaço e eficiência energética. O objetivo é aumentar a integração dos motores nas rodas, com foco em fatores como controle dinâmico do veículo, frenagem, estabilidade e prazer de dirigir.

Nós temos desafios que terão de ser enfrentados com tempo, ideias e investimento“, diz Sheryl Connelly, gerente de tendências globais da Ford. “É começando a pensar agora em novas soluções, com projetos de pesquisa como o eWheelDrive, que vamos garantir um futuro de opções e não de restrições.”

Mecânica Online News

Scania na Agrishow – Apresenta seu novo modelo P 310 6×4 com redutor nos cubos e todas as vantagens da nova linha Off Road 2013, com veículos indicados para soluções fora de estrada e rodoviárias. A marca expõe em seu estande os caminhões G 480 6×4, G 440 6×4, P 250 6×4 e P 250 8×2; um chassi de ônibus F 250 4×2 NZ, integrante da nova linha de motores dianteiros, um motor industrial DC 13 74A e o R 620 6×2, o caminhão mais potente do Brasil, que está integrado ao implemento transformado em trailer para recepcionar os clientes.

Honda PCX 150 – A partir de maio, a Honda traz para o mercado brasileiro o scooter mais admirado do mundo: o PCX modelo 2014. A mais nova integrante da categoria Family chama a atenção por sua contemporaneidade, liberdade e tecnologia. O grande destaque fica por conta do sistema inédito “Idling Stop System”, que permite que o motor desligue em marcha lenta após três segundos do scooter parado e volte a funcionar ao acionar o acelerador. A tecnologia, inédita no Brasil, permite uma grande redução no consumo de combustível e na emissão de poluentes.

Qualitas Awards – Durante a festa que homenageia os melhores fornecedores de 2012 – o Qualitas Awards, o presidente da Fiat Chrysler na América Latina, Cledorvino Belini, citou a importância de investir fortemente em inovação para melhorar a competitividade da indústria. “Ainda ocupamos uma posição muito modesta nos rankings internacionais que relacionam inovação e competitividade. Se quisermos continuar como uma das maiores economias do mundo, não há outro caminho: temos que investir em tecnologia e em pessoas”.

Caminhões – A volta da Fórmula Truck a Pernambuco no mês de maio vai movimentar toda a matemática da disputa pelos títulos de 2013. Confirmada para dia 19, a corrida no Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Caruaru, vai valer pela terceira etapa do Campeonato Brasileiro da categoria. Será também a segunda etapa do Campeonato Sul-Americano.

Tarcisio Dias – Profissional e Técnico em Mecânica, além de Engenheiro Mecatrônico e Radialista, é gerente de conteúdo do Portal Mecânica Online® (www.mecanicaonline.com.br) e desenvolve a Coleção AutoMecânica. E-mail: [email protected]

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo