CarrosNotícias

Coluna Mecânica Online® n° 29 | Das corridas para as ruas: espelho retrovisor digital

Foto: Divulgação

Quem ainda não viu um carro moderno utilizando uma câmera de vídeo no lugar de um retrovisor que atire a primeira pedra. Calma aí. Filmes futuristas, salões automotivos, feiras de tecnologias e atividades do tipo são lugares ideais para apresentações de novas e futuras tecnologias. Assim como as pistas de corridas que servem de laboratórios para novas experiências.

Os carros vencedores da última edição da 24 Horas de Le Mans não tinham vidro traseiro e nem espelho retrovisor convencional, os veículos eram equipados com esse sucessor de alta tecnologia, o espelho retrovisor digital com sistema de câmera e monitoramento inteligente.

A novidade tecnológica introduzida pela Audi reflete imagens mais brilhantes e recebeu sua aplicação em pequena escala de produção com o Audi R8 e-tron.

A unidade de controle produz imagens nítidas e com grandes contrastes. Durante a noite, o sistema de controle inteligente evita o ofuscamento causado pelos faróis de outros veículos. O motorista pode escurecer ou desativar a exibição a qualquer momento. A Audi também está trabalhando para incorporar, futuramente, informações adicionais no monitor.

A câmera, pequena e ultraleve, aquece em caso de baixas temperaturas e está localizada em uma região aerodinâmica do veículo. É equipada com uma lente de apenas alguns milímetros de diâmetro e tem um ângulo de visão muito maior do que um espelho retrovisor convencional.

Um monitor colorido, com tela diagonal de 7×7 polegadas, montado no lugar de um espelho retrovisor comum, é usado para exibir os dados da imagem digital da câmera. O display AMOLED (Active Matrix Organic Light Emitting Diode) – desenvolvido através de parceria com a Samsung Display Co. LTD – faz sua estreia em um carro de passeio.

Os materiais orgânicos utilizados no visor se iluminam automaticamente a uma baixa  voltagem, não necessitando de luz de fundo. A tecnologia AMOLED já provou seu sucesso aos consumidores em telefones celulares e dispositivos similares.

Os novos monitores são energicamente mais eficientes, mais finos e mais leves do que os monitores LCD convencionais. O tempo da troca de informações é de apenas alguns milésimos, independentemente da temperatura do ambiente.

O espelho retrovisor digital teve sua estreia nas 24 Horas de Le Mans com os carros R18 e-tron quattro e R18 Ultra, que conquistaram as três primeiras colocações na famosa corrida. O novo sistema se mostrou confiável, mesmo sob as condições de uma competição de resistência.

 

Mecânica Online News

  • Em sua segunda edição no Brasil, a Scania realiza a final do Top Team, uma competição que nasceu na Suécia em 1989 para escolher a melhor equipe de mecânicos dentre as concessionárias da fabricante sueca. No ano passado foram realizadas as provas regionais e agora as cinco melhores equipes vão definir quem é a representante do País. Os vencedores vão disputar a primeira final internacional (com Argentina, Dubai, Peru, Uruguai e África do Sul) e depois com o restante do mundo na final mundial na Suécia em novembro.
  • A Volvo Cars lança o primeiro sistema de detecção de ciclistas no mundo. Com uma combinação de uma câmera frontal instalada no para-brisas e de um radar instalado na grade dianteira, o sistema detecta a presença de ciclistas em condição de risco e freia o veículo automaticamente, evitando um possível atropelamento. A nova tecnologia foi apresentada durante o Salão do Automóvel de Genebra e trata-se de uma evolução do atual sistema de detecção de pedestres.
  • A equipe Baja UFMG, da Universidade Federal de Minas Gerais, venceu a 19ª Competição Baja SAE BRASIL-PETROBRAS, que se encerrou no domingo, dia 17 de março, em Piracicaba, SP. A equipe mineira completou 878,37 pontos e foi seguida pela equipe paulista FEI Baja 2, do Centro Universitário da FEI, com 832,40 pontos.

Contatos do autor: Tarcisio Dias – Profissional e Técnico em Mecânica, além de Engenheiro Mecatrônico e Radialista, é gerente de conteúdo do Portal Mecânica Online® (www.mecanicaonline.com.br) e desenvolve a Coleção AutoMecânica. E-mail: [email protected]

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo