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Coluna Mecânica Online® n° 11 – Por Tarcísio Dias

Foto: Divulgação

ABS para motocicletas

O avião foi o primeiro meio de transporte a utilizar o sistema de freios ABS, que foi evoluindo no passar dos anos. Desde 1978, criado pela fabricante alemã Bosch, temos as gerações atuais desse sistema de frenagem, que através de sistemas eletrônicos monitora a rotação de cada roda e compara com a velocidade do veículo. Agora, o avanço permite um novo salto em sua aplicação, nas motocicletas.

Com tamanho e peso reduzidos, o ABS – Sistema Antibloqueio de Frenagem chega em sua 9ª geração e ganha uma versão exclusiva para utilização em motocicletas, derivada da versão utilizada para automóveis de passageiros.

Em sua menor versão ele pesa apenas 700 gramas e conta com um sistema modular que permite adotar diferentes variantes, atendendo uma ampla gama de funções. Na prática, pode ser adaptado para uso em qualquer tipo de moto, seja de grande, média ou baixa cilindrada – desde que a moto seja sempre equipada com freios disco e atuação de freios hidráulica.

Apesar de sua construção compacta, o ABS 9 oferece proteção antibloqueio de frenagem completa. O travamento da roda é especialmente perigoso em motocicletas, pois pode causar a queda da moto e/ou do condutor. O ABS impede que as rodas sejam travadas e permite uma frenagem segura, além de proporcionar uma distância de parada menor.

Os sensores de velocidade monitoram as rodas continuamente verificando se irão ou não travar e, se necessário, a unidade hidráulica do sistema reduz a pressão do freio necessária para uma parada segura. Existem variantes especialmente adequadas para máquinas potentes que oferecem, além do aumento de segurança, um aumento em conforto.

O uso do ABS não exige nenhum treinamento especial e o motociclista sabe que o ABS foi ativado, somente quando a alavanca de freio da roda dianteira ou o pedal de freio da roda traseira vibram.

Infelizmente o número de motos vendidas no Brasil e na Argentina equipadas com ABS é muito pequeno, cerca de 1%. Enquanto na União Europeia teve início um processo de legislação que prevê a obrigatoriedade do sistema como um equipamento de série a partir de 2017. A decisão veio após a publicação de estudo, conduzido pela Comissão Europeia, apontando que, nos próximos dez anos, mais de 5.000 vidas podem ser salvas caso o ABS se torne obrigatório.

 

Mecânica Online – News

  • A JAC Motors resolveu esperar a solução do governo sobre o alto custo cobrado pelo Imposto sobre Produtos Importados (IPI), que a marca chinesa paga com 36,5%. Segundo matéria da Folha de São Paulo do último domingo, 29/07, a ordem é desistir do plano de expansão de sua rede de concessionárias e também da construção da fábrica na cidade de Camaçari, na Bahia.
  • A Renault confirma apoio à criação de uma rede de distribuição de baterias elétricas na França. Os veículos elétricos continuam em crescimento e a fabricante francesa é hoje líder europeu em vendas. Ao final de 2012, a Renault será a única montadora a oferecer uma gama completa com 4 veículos elétricos: Kangoo Z.E., Fluence Z.E., Twizy e ZOE.
  • A Goodyear Tire & Rubber Company anunciou uma descoberta que pode ajudar consumidores e o meio-ambiente, reduzindo o volume de produtos à base de petróleo usados em pneus e, ao mesmo tempo, aumentando a sua vida útil. Pesquisadores identificaram em testes que o uso de óleo de soja em pneus pode aumentar potencialmente a vida útil da banda de rodagem, em até 10%, e reduzir o uso de compostos à base de petróleo na fabricação de pneus em até 7 milhões de litros por ano.
  • A Caravana Scania responsável pelas etapas regionais da quarta edição da competição “Melhor Motorista de Caminhão do Brasil” (MMCB) já está na estrada . A primeira etapa aconteceu em Sorocaba/SP e os dois primeiros vencedores são Vanderlei Marcato e Eduardo Costa Ferreira. Eles vão aguardar os outros 22 adversários para a grande final nacional, no mês de outubro, em São Paulo.

Contatos do autor: Tarcisio Dias – Profissional e Técnico em Mecânica, além de Engenheiro Mecatrônico e Radialista, é gerente de conteúdo do Portal Mecânica Online® (www.mecanicaonline.com.br) e desenvolve a Coleção AutoMecânica. E-mail: [email protected]

 

 

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Um Comentário

  1. Só espero que a JAC(a) Motors não faça como a Lada na década de 90, que simplesmente abandonou o país deixando todos os donos dos carros da marca sem assistência nenhuma.

    Quanto a matéria principal, o ABS DEVE ser de série em TODAS as motos do mundo inteiro, pois isso com certeza iria ajudar a reduzir e muito os acidentes com motos no mundo.

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